Artur Luiz Andrade   |   20/04/2021 15:53
Atualizada em 20/04/2021 16:03

Travelport explica nova plataforma para agências de lazer e corporativas

Travelport+ oferece tecnologia de ponta e amplo conteúdo para otimizar venda das agências de viagens

O lançamento da Travelport+ (Travelport Plus) é um marco na trajetória dos GDSs e um sinal claro dos novos tempos da indústria de Viagens e Turismo: os processos e plataformas antigos precisam ser atualizados e entregar aos players envolvidos tecnologia e experiência compatível e comparável com o que há de melhor em outras indústrias, como o varejo e o entretenimento.

Para quem não sabe onde tudo isso começou, os GDSs, ainda com o nome de sistemas de reserva computadorizados (CRS) nasceram das companhias aéreas, como American Airlines, United Airlines e Lufthansa. Com o tempo se tornaram empresas mais independentes, até se desvincular totalmente das aéreas e até concorrerem entre si, já que a venda direta, com a tecnologia da virada do século, passou a ser uma das prioridades das companhias de aviação.

Também com o tempo alguns desses players foram se unindo ou comprando concorrentes menores e segmentados. O resultado era um sistema composto de outros subsistemas, com várias integrações por trás. O próprio Travelport é fruto da junção de outros três distribuidores: Galileo, Apollo e Worldspan. Por mais que tenha sido feito um trabalho bom de integração, é diferente de um sistema que nascesse hoje, por exemplo, com uma tecnologia pronta para a próxima geração.

Segundo a Travelport divulgou há cerca de duas semanas, esse momento da nova tecnologia ser oferecida aos players de Turismo, especialmente agências de viagens e fornecedores, chegou. O Travelport+ reúne todo esse conteúdo e mais outros de novas e múltiplas fontes em uma nova plataforma, atualizada e pronta para os novos tempos.

Para entender melhor o impacto da chegada do Travelport+, conversamos com o diretor regional da empresa, Luís Vargas, que já adianta que não haverá uma migração ou upgrade para os usuários. Muitas novidades do Travelport+ já estão rodando e outras virão até o fim do ano, mas não vai ser necessária qualquer ação dos agentes. E quem precisar de um treinamento exclusivo para entender todas as mudanças e facilidade, é só entrar em contato com o time Travelport no Brasil.


PANROTAS / Emerson Souza
Luis Vargas, diretor da Travelport
Luis Vargas, diretor da Travelport

PORTAL PANROTAS –
Como a Travelport chegou nessa nova plataforma?
LUIS VARGAS – Na verdade é uma evolução dos últimos dois anos de trabalho, quando o novo board focou na reestruturação e melhorias no produto. A plataforma Travelport+ é um avanço para o Turismo em termos de tecnologia, pois, além de trazer a tecnologia de ponta e para a próxima geração, reduz a complexidade da venda de viagens e simplifica os processos. É tudo mais dinâmico e muito atual, e direcionado a uma melhor apresentação dos produtos por parte dos fornecedores, acesso a um leque maior e de forma mais fácil pelos agentes de viagens e na ponta uma experiência melhor e mais completa aos viajantes, que também ganha mais opções, com mais produtos de mais fontes de conteúdo.

PP – Para as agências de viagens, há alguma diferenciação se ela for mais focada em lazer ou corporativo?
VARGAS – Não. Serve para os dois da mesma forma, agrupando o conteúdo, permitindo que a agência de lazer veja todo o quadro, visualize todas as regras e a oferta disponível, e a TMC enxergando suas tarifas negociadas, todo o conteúdo não aéreo também negociado, com muita facilidade e otimização de conteúdo e recursos. Só no aéreo, temos conteúdo muito amplo, vindo da ATPCP, das companhias low cost e do NDC. Tudo na mesma plataforma, o que também facilita para os desenvolvedores, que hoje precisam trabalhar com desktop e APIs.

PP – Como está a evolução da oferta no padrão NDC?
VARGAS – Já temos dez empresas em trabalho avançado, e no Brasil produtos da Qantas e da Singapore ofertados nesse padrão. Criado para ser standard/padrão, aliás, o NDC, pelo que estamos vendo, não vai ser replicado 100% por todas as companhias. O Travelport+, para quem quer acessar esse conteúdo NDC, vai servir como um integrador para todos esses padrões diferentes de uso pelas companhias.

PP – Que melhorias da Travelport+ já podem ser visualizadas? Vai haver uma virada de chave?]
VARGAS – Não vai haver virada de chave pois as novidades estão sendo implementadas aos poucos. Quem já trabalha com o Rich Content Branded pode ver algumas delas, como a visualização dos grupos de tarifas diferentes. Até o fim do ano mais novidades virão, com grande impacto para a distribuição e vendas de viagens. O Travelport+ traz uma tecnologia de vanguarda para a venda de viagens, igualando nosso setor com outros de ponta. A oferta de conteúdo será 100% digital e em todos os canais. Não dá mais para ter diferenciação.

PP – Que recado você daria para as agências que vão usar o Travelport+?
VARGAS – Usem e nos deem o feedback das suas necessidades. Está faltando esse diálogo. Agora temos a tecnologia para acelerar o processo de colocar novas facilidades na plataforma. Usem e tragam essas demandas pra gente. Vamos ter vários webinars, mas se precisarem de apresentações exclusivas, falem com nossa equipe. Vocês têm no Travelport+ um aliado para mais vendas, mais produtos e mais conexão com os clientes. E o fornecedor pode customizar e ter respostas mais rápidas, ajudando na relação com os distribuidores.

O foco do Travelport é a distribuição, não temos outro negócio, por isso investimos e focamos nessa nova plataforma e precisamos que todos vocês nos ajudem a colocar cada vez mais as suas necessidades dentro dela. Queremos maximizar as vendas de todos. Por exemplo, o não aéreo é algo que o Brasil tinha uma taxa pequena perto do resto do mundo, mas que agora tem potencial para crescer bastante e oferecer produtos novos e completos a seus clientes. No pré-pandemia, a Travelport chegou a terceiro maior processador de reservas de hotéis no mundo. O Brasil precisa aproveitar isso, agora com a tecnologia Travelport+.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Artur Luiz Andrade

Conteúdos por

Artur Luiz Andrade

Artur Luiz Andrade tem 18750 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Artur Luiz Andrade é editor-chefe da PANROTAS, jornalista formado pela UFRJ e especializado em Turismo há mais de 30 anos.