Artur Luiz Andrade   |   20/04/2021 15:53   |   Atualizada em 20/04/2021 16:03

Travelport explica nova plataforma para agências de lazer e corporativas

Travelport+ oferece tecnologia de ponta e amplo conteúdo para otimizar venda das agências de viagens

O lançamento da Travelport+ (Travelport Plus) é um marco na trajetória dos GDSs e um sinal claro dos novos tempos da indústria de Viagens e Turismo: os processos e plataformas antigos precisam ser atualizados e entregar aos players envolvidos tecnologia e experiência compatível e comparável com o que há de melhor em outras indústrias, como o varejo e o entretenimento.

Para quem não sabe onde tudo isso começou, os GDSs, ainda com o nome de sistemas de reserva computadorizados (CRS) nasceram das companhias aéreas, como American Airlines, United Airlines e Lufthansa. Com o tempo se tornaram empresas mais independentes, até se desvincular totalmente das aéreas e até concorrerem entre si, já que a venda direta, com a tecnologia da virada do século, passou a ser uma das prioridades das companhias de aviação.

Também com o tempo alguns desses players foram se unindo ou comprando concorrentes menores e segmentados. O resultado era um sistema composto de outros subsistemas, com várias integrações por trás. O próprio Travelport é fruto da junção de outros três distribuidores: Galileo, Apollo e Worldspan. Por mais que tenha sido feito um trabalho bom de integração, é diferente de um sistema que nascesse hoje, por exemplo, com uma tecnologia pronta para a próxima geração.

Segundo a Travelport divulgou há cerca de duas semanas, esse momento da nova tecnologia ser oferecida aos players de Turismo, especialmente agências de viagens e fornecedores, chegou. O Travelport+ reúne todo esse conteúdo e mais outros de novas e múltiplas fontes em uma nova plataforma, atualizada e pronta para os novos tempos.

Para entender melhor o impacto da chegada do Travelport+, conversamos com o diretor regional da empresa, Luís Vargas, que já adianta que não haverá uma migração ou upgrade para os usuários. Muitas novidades do Travelport+ já estão rodando e outras virão até o fim do ano, mas não vai ser necessária qualquer ação dos agentes. E quem precisar de um treinamento exclusivo para entender todas as mudanças e facilidade, é só entrar em contato com o time Travelport no Brasil.


PANROTAS / Emerson Souza
Luis Vargas, diretor da Travelport
Luis Vargas, diretor da Travelport

PORTAL PANROTAS –
Como a Travelport chegou nessa nova plataforma?
LUIS VARGAS – Na verdade é uma evolução dos últimos dois anos de trabalho, quando o novo board focou na reestruturação e melhorias no produto. A plataforma Travelport+ é um avanço para o Turismo em termos de tecnologia, pois, além de trazer a tecnologia de ponta e para a próxima geração, reduz a complexidade da venda de viagens e simplifica os processos. É tudo mais dinâmico e muito atual, e direcionado a uma melhor apresentação dos produtos por parte dos fornecedores, acesso a um leque maior e de forma mais fácil pelos agentes de viagens e na ponta uma experiência melhor e mais completa aos viajantes, que também ganha mais opções, com mais produtos de mais fontes de conteúdo.

PP – Para as agências de viagens, há alguma diferenciação se ela for mais focada em lazer ou corporativo?
VARGAS – Não. Serve para os dois da mesma forma, agrupando o conteúdo, permitindo que a agência de lazer veja todo o quadro, visualize todas as regras e a oferta disponível, e a TMC enxergando suas tarifas negociadas, todo o conteúdo não aéreo também negociado, com muita facilidade e otimização de conteúdo e recursos. Só no aéreo, temos conteúdo muito amplo, vindo da ATPCP, das companhias low cost e do NDC. Tudo na mesma plataforma, o que também facilita para os desenvolvedores, que hoje precisam trabalhar com desktop e APIs.

PP – Como está a evolução da oferta no padrão NDC?
VARGAS – Já temos dez empresas em trabalho avançado, e no Brasil produtos da Qantas e da Singapore ofertados nesse padrão. Criado para ser standard/padrão, aliás, o NDC, pelo que estamos vendo, não vai ser replicado 100% por todas as companhias. O Travelport+, para quem quer acessar esse conteúdo NDC, vai servir como um integrador para todos esses padrões diferentes de uso pelas companhias.

PP – Que melhorias da Travelport+ já podem ser visualizadas? Vai haver uma virada de chave?]
VARGAS – Não vai haver virada de chave pois as novidades estão sendo implementadas aos poucos. Quem já trabalha com o Rich Content Branded pode ver algumas delas, como a visualização dos grupos de tarifas diferentes. Até o fim do ano mais novidades virão, com grande impacto para a distribuição e vendas de viagens. O Travelport+ traz uma tecnologia de vanguarda para a venda de viagens, igualando nosso setor com outros de ponta. A oferta de conteúdo será 100% digital e em todos os canais. Não dá mais para ter diferenciação.

PP – Que recado você daria para as agências que vão usar o Travelport+?
VARGAS – Usem e nos deem o feedback das suas necessidades. Está faltando esse diálogo. Agora temos a tecnologia para acelerar o processo de colocar novas facilidades na plataforma. Usem e tragam essas demandas pra gente. Vamos ter vários webinars, mas se precisarem de apresentações exclusivas, falem com nossa equipe. Vocês têm no Travelport+ um aliado para mais vendas, mais produtos e mais conexão com os clientes. E o fornecedor pode customizar e ter respostas mais rápidas, ajudando na relação com os distribuidores.

O foco do Travelport é a distribuição, não temos outro negócio, por isso investimos e focamos nessa nova plataforma e precisamos que todos vocês nos ajudem a colocar cada vez mais as suas necessidades dentro dela. Queremos maximizar as vendas de todos. Por exemplo, o não aéreo é algo que o Brasil tinha uma taxa pequena perto do resto do mundo, mas que agora tem potencial para crescer bastante e oferecer produtos novos e completos a seus clientes. No pré-pandemia, a Travelport chegou a terceiro maior processador de reservas de hotéis no mundo. O Brasil precisa aproveitar isso, agora com a tecnologia Travelport+.

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