Leonardo Ramos   |   11/01/2018 10:05

Gestores e viajantes devem dividir responsabilidade contra ansiedade e depressão

Quanto maior o número de dias viajando por mês, mais prováveis são sintomas como alcoolismo, tabagismo, depressão, ansiedade e problemas de sono

O papel mais óbvio dos gestores corporativos é gerenciar as viagens de seus clientes. Fazer as reservas, controlar os gastos... Suas principais funções são claras, de fazer com que viagens a trabalho funcionem como deveriam. Mas um ponto específico - e preocupante - das consequências de ser um viajante corporativo tem vindo cada vez mais à tona em estudos e pesquisas recentes: um declínio contínuo na saúde, seja física, seja mentalmente.
Dreamstime
Ansiedade é mais comum quanto mais se viaja a trabalho, diz estudo
Ansiedade é mais comum quanto mais se viaja a trabalho, diz estudo
Após um relatório da CWT acusar as viagens a negócios como interferências negativas na rotina e no condicionamento físico, um estudo médico divulgado nesta semana pela Escola de Saúde Pública Mailman, da Universidade de Columbia, apontou que viajantes corporativos são mais propensos a reportar sintomas de algum tipo de perturbação mental, como de depressão e ansiedade. O relatório vai além, e diz que quanto mais frequentes forem as viagens a trabalho, maiores as chances do viajante sofrer algum problema do tipo.

Publicada pelo Journal of Occupational and Environmental Medicine, dos Estados Unidos, a pesquisa revelou que não apenas sintomas de ansiedade e depressão, mas também tabagismo, problemas de sono, sedentarismo e alcoolismo são consideravelmente maiores entre aqueles que viajam a trabalho por duas semanas ou mais por mês, em comparação com quem viaja no máximo seis noites mensalmente.

"Embora viagens de negócios possam ser vistas como um benefício para o trabalho e como um avanço profissional, há uma crescente literatura mostrando que viagens corporativas extensas estão associadas ao risco de doenças crônicas associadas ao estilo de vida", explicou o professor de epidemiologia associado a escola de medicina de Mailman, Andrew Rundle, autor do estudo.

"O campo da medicina de viagem ocupacional precisa se expandir para além do foco atual, como em doenças infecciosas e cardiovasculares, para atentar mais para as consequências comportamentais e de saúde mental das viagens de negócios", argumenta Rundle, que usou registros de saúde de cerca de 18,3 mil viajantes corporativos para realizar a pesquisa.

Por fim, além dos óbvios malefícios à saúde do viajante corporativo, o estudo de Rundle apontou que, quanto maior o número de dias fora de casa a trabalho, pior são os resultados dos negócios realizados durante as viagens.

GESTORES DEVEM AUXILIAR VIAJANTES
"No nível individual, os funcionários que viajam extensivamente precisam assumir a responsabilidade pelas decisões que tomam em torno de sua dieta, exercícios físicos, consumo de álcool e sono", explica Andrew Rundle.

Dreamstime
Viajantes devem assumir responsabilidades pela própria saúde durante a viagem, como respeitar a necessidade de boas noites de sono
Viajantes devem assumir responsabilidades pela própria saúde durante a viagem, como respeitar a necessidade de boas noites de sono
Para o professor de epidemiologia, porém, embora apenas o viajante possa controlar 100% suas ações e rotinas durante as viagens, a responsabilidade sobre sua saúde - mental e física - passa também por uma maior atenção e dedicação de gestores de viagens ao assunto; assim, tanto empregadores quanto viajantes devem considerar novas abordagens para melhorar a saúde durante as viagens - ou, ao menos, reduzir o número mensal de dias viajando a trabalho.

"Para fazer isso, os funcionários provavelmente precisarão de algum tipo de apoio sob a forma de educação, treinamento e de uma cultura corporativa que enfatize as viagens de negócios saudáveis".

"Os empregadores devem fornecer aos funcionários que viajam à negócios acomodações que tenham acesso, por exemplo, a instalações de atividade física, além de oferecerem opções de alimentos saudáveis", resumiu Rundle.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Leonardo Ramos

Leonardo Ramos tem 1844 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS