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Filip Calixto   |   20/08/2021 10:49   |   Atualizada em 20/08/2021 10:52

Tecnologia e governança são cruciais para o momento, avalia Abracorp

Em artigo, Gervasio Tanabe reforça importância da tecnologia e da governança na retomada das viagens


PANROTAS / Emerson Souza
Gervasio Tanabe, presidente executivo Abracorp
Gervasio Tanabe, presidente executivo Abracorp
Presidente executivo da Abracorp, Gervasio Tanabe avalia alguns aspectos da retomada do setor de viagens. Em artigo, o executivo citou índices levantados pela própria associação e ponderou que o setor se recupera em até 20% mensalmente desde abril e que a tecnologia terá papel fundamental nessa volta.

Tanabe comenta que, apenas entre os associados Abracop, as rubricas Tecnologia e Segurança da Informação representam mais de R$ 4 milhões mensais, o que indica a relevância dos investimentos nesse processo de digitalização na busca pela volta a normalidade que se via antes do início da pandemia.

O diretor executivo ainda destacou uma ação coordenada da Abracorp para melhorar a governança corporativa, criando um canal que promove transparência dentro da organização. Essa ação, segundo ele, também é crucial para o momento.

Leia abaixo o artigo na íntegra:

"RETOMADA DIGITAL REQUER MAIS TECNOLOGIA E MAIS GOVERNANÇA
Por Gervasio Tanabe

Os indicadores da economia pós-pandemia já começam a dar sinais claros de que a retomada está em curso. Os números crescentes da Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp) e de outras entidades empresariais mostram isso claramente. O setor se recupera à uma taxa média de 20%, mês a mês, desde abril desse ano.

A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) garante que, até o final do ano, teremos reestabelecida quase toda a malha aérea pré-pandemia. O foco deverá ser, então, o mercado internacional, ainda impactado pelas incertezas sobre a abertura de fronteiras.

Seja como for, essa expansão encontrará um mercado ainda mais preparado para entregar serviços em alto nível. Ao longo desse período de pandemia, as TMCs Abracorp não pararam de investir em tecnologia, segurança da informação e governança, entre outras áreas estratégicas para o setor.

Somente entre nossos associados Abracorp, as rubricas tecnologia e segurança da informação representam mais de R$ 4 milhões/mês. Num mercado operando entre 30% a 40% do seu normal, após longo período estagnado, pode-se entender a relevância e o impacto que esse investimento tem nas TMC’s, que não interromperam sua agenda de evolução. Pesquisa de agosto de 2021 com os associados mostrou que, além das despesas recorrentes, os investimentos na área de inovação superam a cifra de R$ 10 milhões por ano, na esteira da preparação para a revolução do 5G nas relações B2B.

Além do foco em tecnologia, a experiência do backoffice das associadas Abracorp acrescenta relevância e assertividade às facilidades tecnológicas, virtuais e mobile. A segurança da informação faz parte deste conjunto, incluindo controles de autorização com múltiplas etapas de segurança, integração com diversos meios de pagamento, variadas camadas de controle de políticas de viagens, conteúdo diverso, completo e especializado em viagens corporativas, entre outros aspectos, como o estrito cumprimento dos requerimentos da nova Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), garantia de privacidade e convicção de que nenhum dado seja desviado.

Por atuar alinhada às melhores práticas de governança corporativa e visando contribuir para a evolução da governança em todo o setor, para clientes e fornecedores, a Abracorp, criou, em 2020, o canal de transparência (abracorp.org.br/transparencia), segundo os preceitos ESG, pois entendemos que cabe a todos, em nosso ecossistema de negócios, buscar conformidade nas políticas corporativas, estabelecer critérios justos de remuneração, cobrança e, principalmente, regras claras para prestação de serviços, operação e governança.

O mundo está em constante evolução e a relação B2B evoluiu para o B2B2C, gerando conexão direta entre a TMC e o viajante usuário. Mas o ponto fundamental é que as empresas caminham, ao mesmo tempo, para um mundo mais sustentável do ponto de vista econômico e social e as regras de negócios são impactadas por novos processos (como a LGPD, por exemplo). As empresas e os viajantes corporativos buscam, naturalmente, balancear novos benefícios e novos riscos do mundo digital na gestão e realização das viagens corporativas.

O cuidado na escolha da TMC, hoje uma COTA (Corporate Online Travel Agent), é o caminho natural para uma boa experiência em viagens corporativas."

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