FCM | Kontik lança nova ferramenta e leva insights da GBTA a gestores de viagens
Novidades da TMC foram apresentadas no GBTA Insights, evento que acontece no Pullman São Paulo Ibirapuera

A FCM | Kontik Business Travel realiza na manhã de hoje (26), no Pullman Ibirapuera, o GBTA Insights, evento que reúne gestores e compradores de viagens para apresentar a eles tendências e movimentos discutidos na GBTA Convention, realizada em julho deste ano em Denver (EUA).
“O objetivo do evento é compartilhar, de forma direta e estratégica, os principais aprendizados e insights obtidos durante a conferência, conectando-os aos desafios do mercado brasileiro e à evolução dos programas de viagens nas empresas”, conta o CEO da FCM | Kontik Business Travel, Alexandre Castro.
Entre os temas de destaque do evento, estão o papel do travel manager em relação à inteligência artificial e como ele vai se conectar com essa tecnologia.
Investimentos na ordem de R$ 28 milhões e nova ferramenta

Durante o evento, Alexandre Castro, junto ao co-CEO do Grupo Kontik, Fernando Vasconcellos, anunciou um investimento de R$ 28 milhões na operação da empresa em 2025. O investimento foi feito em marketing e comunicação, pessoas, processos e tecnologia. “Esses investimentos mostram o compromisso com a sustentabilidade dos nossos negócios”, comenta Castro.
Um dos maiores investimentos da empresa nos últimos anos, aliás, foi feito na nova ferramenta Toou, que tem como objetivo aprimorar a experiência dos viajantes corporativos. A nova ferramenta visa facilitar a busca de itens que compõem as viagens corporativas, além de funcionalidades que atendem ao perfil do viajante e do gestor de viagens.
Virada de chave e foco no viajante

Em 2025 a FCM | Kontik Business Travel entra em uma nova fase, na qual o seu maior foco será o viajante. “Sempre focamos muito nas necessidades do gestor de viagens e, neste ano, temos uma grande virada de chave, passando a direcionar o foco total ao viajante”, comenta Alexandre Castro.
“Costumávamos focar muito no gestor e deixar o passageiro um pouco de escanteio. Hoje, pensamos o que podemos fazer por esse passageiro, colocando a experiência dele no centro”, conclui Fernando Vasconcellos. Ele conta que o primeiro semestre deste ano foi melhor do que o ano passado para a empresa.
"Mas 2025 tem sido um ano no qual tivemos alguns aprendizados em orçamento, porque estamos em um período cheio de indecisões com geopolítica, cenário macroeconômico e sinto que as empresas seguraram um pouco mais o budget e estão mais cautelosas com seus gastos", comenta Vasconcellos.
Alexandre Castro também fala do crescimento da FCM | Kontik Business Travel no primeiro semestre deste ano. “Foi um período muito bom, no qual crescemos de 20% a 25% em relação ao mesmo período de 2024. Isso está bem alinhado com o nosso orçamento, mas é claro, a gente tem o desafio econômico, político, comercial, e isso acaba impactando em nossos negócios”, conclui Castro.