Agente de viagens após 30 anos de AA: a nova vida de José Roberto Trinca
Agora consultor de viagens, ele diz que está estudando diariamente e satisfeito em trabalhar em família

Trinta anos de American Airlines, em uma era dourada da aviação internacional no Brasil, fizeram de José Roberto Trinca um dos nomes mais conhecidos no Turismo brasileiro. Agora "do outro lado do balcão", esta que é uma das figuras mais extrovertidas do trade se mostra muito feliz em descobrir uma carreira nova como agente de viagens. Na Moov Travel, de Campinas, há três anos, ao lado de seus filhos, Trinca diz que dedica seu tempo aos estudos e se mostra entusiasmado com a nova carreira.
"É uma vida completamente diferente", admite Trinca, cuja agência atende apenas presencialmente. Depois de anos atendendo o mercado B2B (de operadoras a agências e consolidadoras), ele agora lida diretamente com o cliente final e diz que, no final do dia, está se divertindo no processo.

Do corporativo ao luxo, com escala global
Cerca de 30% do share da Moov Travel é corporativo, enquanto o luxo e o lazer dominam 70% das vendas. "Temos uma clientela que nos empurra para o alto padrão", conta, destacando parcerias como a da Teresa Perez Tours, uma referência no segmento de alto padrão - foi justamente em um evento desta operadora, nesta semana, em que o Portal PANROTAS encontrou Trinca.
O agora consultor de viagens enfatiza que está estudando todos os dias. "Capacitação é essencial. Quando recebi o cronograma de reuniões aqui no Trade Partners, da Teresa Perez Tours, eu passei horas estudando cada destino e fornecedor a fundo", explica.
Entre os estudos que valeram a pena, Trinca revela que adorou se tornar um especialista em "Puglia, Croácia e Montenegro, que estão bombando". Já os destinos mais pedidos do momento, incluem Estados Unidos, Paris e Londres, mas notável ascensão na busca por países fora da curva como Marrocos e Jordânia.
Mudança no cenário das companhias aéreas
José Roberto Trinca relembra o passado e faz uma avaliação da aviação nas décadas passadas. "O setor não é mais o que era. A American Airlines mudou, as concorrentes mudaram, as parcerias endureceram", lamenta.
Mas e aí, Trinca, está vendendo bastante Delta e United? "Com certeza. Vendemos bem as três companhias americanas. As pessoas me procuram achando que vou ter boas condições de American, mas meu passado na companhia não tem muita relação. As coisas mudaram muito."
Família, trade e saudades do B2B
José Roberto Trinca não esconde a felicidade de trabalhar ao lado dos dois filhos — e de ter o apoio do trade após 30 anos de relacionamento. "Todo mundo me incentivou nessa transição. Por essas e outras, sinto falta do B2B. Tenho orgulho de ter passado por todas as etapas: operadora (Oremar), companhia aérea e, agora, agência."
E o ritmo? "Estou trabalhando mais do que nunca", ri. Mas a satisfação é clara: "Estou aprendendo muito. E muito feliz".