Veja como é voar na classe executiva da Air Canada do novo voo Rio–Toronto; fotos
Rota da companhia canadense usa um Boeing 787-9 com 30 assentos na Signature Class
TORONTO – Como a experiência de voar em classe executiva começa sempre antes da decolagem, a viagem na Signature Class da nova rota direta entre Brasil e Canadá tem início com o check-in feito em guichê exclusivo da Air Canada no Aeroporto Internacional Tom Jobim – Rio Galeão (GIG).
Veja o álbum de fotos abaixo
O Portal PANROTAS embarcou em 5 de dezembro, sexta-feira, no voo inaugural Rio de Janeiro–Toronto, o AC 85, com decolagem às 21h e chegada ao Aeroporto Internacional Pearson (YYZ), em Toronto, às 5h40 do dia seguinte. Rocky Lo, diretor de Vendas Internacionais da Air Canada, estava a bordo. Giancarlo Takegawa, diretor-geral da companhia aérea no Brasil, visitou o Rio Galeão antes da partida do voo inaugural.
Antes do voo
No lounge da Star Alliance do Galeão, há áreas de descanso, estações de trabalho com tomadas e portas USB, bufê com pratos quentes e frios, bebidas alcoólicas e não alcoólicas e chuveiros. Os passageiros são avisados do início do embarque dez minutos antes.
A bordo

O voo de 10h40 tem 30 assentos na classe executiva do Boeing 787-9, um Dreamliner. O padrão de conforto segue o das rotas de longo curso: poltronas com reclinação total que viram cama (fully lie-flat bed) e todas com acesso direto ao corredor. As suítes individuais, como a Air Canada chama os assentos da Signature Class, têm 53,3 cm de largura.
Cada poltrona conta com tomada, entrada USB, luz de leitura, fone de ouvido e tela de alta definição. O sistema de entretenimento oferece filmes, séries (Apple TV, HBO Max, Disney+), documentários, programas infantis, músicas, audiolivros, podcasts e jogos. O fone de ouvido com cancelamento de ruído ajuda a isolar o som da cabine e contribui para tornar mais confortável assistir a um filme, dormir ou trabalhar.
O serviço de bordo
O serviço da rota começa com o tradicional drinque de boas-vindas e um nécessaire assinado pela grife italiana Acqua di Parma, com amenidades como creme para as mãos, protetor labial, máscara para os olhos e meias. Os passageiros recebem também travesseiro, edredom e uma cobertura para o assento que deixa a poltrona mais plana e macia.
O jantar a bordo é um dos pontos altos da experiência, com menu dos chefs David Hawksworth, Jérôme Ferrer e Vikram Vij e com vinhos selecionados pela sommelière Véronique Rivest. Há champagne, duas opções de branco, três de tinto e um vinho do Porto. A refeição, servida em louça, com talheres de metal e guardanapo de tecido, inclui amêndoas e castanhas, três tipos de pão, entrada fria (salmão defumado), prato principal quente (quatro opções: carne, ave, salmão ou massa), sobremesa (torta de maçã ou frutas) e queijos. A carta oferece ainda destilados, coquetéis, cervejas e bebidas não alcoólicas.
No café da manhã, há frutas frescas, croissant com manteiga e geleia e duas opções de prato quente (ovos ou panquecas). A qualquer momento, chips de batata, barras de cereais, chocolates e outros belisquetes estão à disposição dos passageiros da classe executiva.
Mais sobre o serviço e rota
A Air Canada foi eleita melhor companhia aérea da América do Norte em 2025 pela Skytrax e está no top 20 global. No mesmo ranking, as classes executiva e econômica premium da empresa foram as vencedoras na América do Norte na categoria de alimentos e bebidas a bordo.
A nova rota internacional sazonal direta da Air Canada será operada três vezes por semana até 27 de março de 2026. A ligação Toronto–Rio será realizada às quartas, sextas e domingos. No sentido contrário, o voo é às terças, quintas e sábados.
Veja o álbum de fotos:
PANROTAS viaja a convite da Air Canada com seguro Intermac.