Diário de bordo Explora Journeys: luxo convidativo ao longo da navegação
Navio da marca de luxo do Grupo MSC zarpa de Istambul com cerca de 30 hóspedes brasileiros; veja como é

EM ALGUM LUGAR ENTRE TURQUIA E GRÉCIA - Sob céu azul e sol brilhando generosamente, o Explora I navega neste domingo no primeiro dia de cruzeiro depois de deixar Istambul, a caminho de Atenas, passando por ilhas turcas e gregas.
O dia de navegação revela aos hóspedes o significado do conceito Ocean State of Mind que a Explora Journeys tanto valoriza. Mesmo sem terra firme, os hóspedes têm muito o que explorar a bordo deste resort de luxo flutuante. É uma oportunidade valiosa para conhecer sem pressa o que um navio tem a oferecer, e o Explora I não decepciona.
Com suas 461 suítes – e aqui vale destacar que a Explora Journeys faz questão de utilizar o termo "suítes" em vez de "cabines", a fim de refletir o padrão elevado de suas acomodações – todas com vista para o mar e terraço privativo, o navio da marca de luxo do Grupo MSC apresenta uma proposta que mescla sofisticação e descontração, algo para os agentes de viagens usarem como argumento ao apresentar o produto aos clientes.
É um luxo que não intimida, mas acolhe, como se pode notar nos diferentes estilos que circulam ao longo da manhã, seja no desjejum tardio no Emporium Marketplace, o restaurante all-day dining que oferece estações com alimentos frescos, seja no francês Fil Rouge, à la carte, de especialidades. Um mais despojado, outro elegante, com materiais nobres e design contemporâneo, ambos convidando ao relaxamento sem formalidades excessivas.
Explora Journeys: socialização e conexões (se você quiser)
Logo nas primeiras horas de navegação nota-se a facilidade com que os hóspedes interagem entre si. Nas mesas das refeições, nos lounges espalhados pelo navio e especialmente nas áreas externas, as conversas fluem naturalmente entre pessoas que acabaram de se conhecer.
Assim também foi na aula do divertido pickleball, esporte que combina elementos de tênis, badminton e ping pong, realizada na área externa do deck 14. Um convite às novas amizades. "É minha primeira vez jogando, mas já estou viciada", comenta uma senhora de Hong Kong para seu novo parceiro de jogo, que também estreia no esporte: eu.

O mesmo espírito de camaradagem é observado nas piscinas. A Conservatory Pool, com seu teto retrátil, e a piscina de borda infinita na popa do navio são pontos de encontro naturais, onde hóspedes compartilham dicas sobre destinos e experiências anteriores em cruzeiros.
Vi várias mulheres vestindo essas tiaras de noiva, como se fosse despedida de solteira. Brasileiras! Há cerca de 30 brasileiros a bordo. Em vez de despedida de solteiro, como imaginei de início, estavam comemorando bodas.
"O cruzeiro da Explora propicia isso naturalmente, essa troca de experiências, esse bate-papo descontraído. E quem prefere privacidade também encontra seu espaço", acrescentou outro hóspede brasileiro na reunião que consta na programação oficial, uma opção para quem está a fim interagir com os viajantes do mesmo país. Socializa quem quer, tem privacidade quem quer.

Rolex em alto mar
Um pequeno grupo fazia plantão às 9h57 em frente à boutique da Rolex, a única em alto-mar no mundo. Dali a três minutos a loja abriria. "Ele está esperando por este momento desde que reservamos o cruzeiro", comentava uma hóspede na fila, apontando para o companheiro. Além de modelos exclusivos, a loja da Rolex no Explora I tem peças a pronta entrega e duty free.
Vale destacar que o perfil do cliente Explora Journeys valoriza experiências exclusivas e produtos de alta qualidade. Além da Rolex, Cartier e Panerai nas boutiques do navio é um diferencial importante para este público

Bem-estar em alto-mar no Explora I
O Ocean Wellness, centro de bem-estar do navio, é outro alvo certo nos dias de navegação. Com cerca de 1 mil metros quadrados, o espaço inclui uma academia Technogym com vista panorâmica, área externa para exercícios ao ar livre e salas para tratamentos diversos.
Começar o dia com uma aula de Pilates Reformer ou mesmo em um treino personalizado pelo aparato tecnológico da academia traz uma pitada a mais de bem-estar e sensação de dever cumprido ao longo da viagem. No spa, o acesso à área termal é incluído para todos os hóspedes, um detalhe que os agentes podem ressaltar ao apresentar o produto. Os tratamentos estéticos e massagens são pagos separadamente.

Gastronomia como experiência - Explora Journeys
Com 18 opções gastronômicas, incluindo seis restaurantes principais, o Explora I transforma cada refeição em uma experiência memorável. Além do Emporium Marketplace e seus cardápios dinâmicos a cada refeição, o navio conta com tanta diversidade que seria necessário muitos dias a bordo para enjoar.
À noite, tive a oportunidade de jantar no Sakura, o restaurante de culinária pan-asiática do navio. A experiência imersiva combina técnicas tradicionais com apresentações contemporâneas, em um ambiente que remete à sofisticação oriental com toques modernos.
Todas as refeições e bebidas estão inclusas, com exceção apenas do Anthology, que conta com chefs convidados e requer uma taxa adicional, chamado pela empresa de "experiência gastronômica".
Espaço e serviço no Explora I

Nos dias de navegação, o espaço por hóspede é um diferencial importante para clientes que valorizam privacidade e conforto. O perfil do cliente Explora Journeys é o daquele que aprecia o luxo discreto, a qualidade dos materiais e acabamentos, e a curadoria de experiências exclusivas. O navio foi construído com base na opinião de três mil hóspedes e entre os itens aos quais foram mais avessos estavam: filas e aglomerações.
"Tem espreguiçadeira livre o tempo todo na piscina, tem vaga nas atividades, tem atendente disponível por todos os lados", resumiu uma curitibana a bordo, experiente em cruzeiros.
Outro diferencial importante da Explora Journeys está na própria terminologia utilizada a bordo. Não se fala em "tripulação", mas sim em "anfitriões" (hosts) – são 650 profissionais dedicados a proporcionar uma experiência impecável, com uma proporção de 1,25 anfitrião para cada hóspede e 6,5 metros quadrados por hóspede. Esta escolha de palavras reflete a filosofia da marca, que busca criar uma atmosfera mais acolhedora e menos institucional que a de cruzeiros tradicionais.
A PANROTAS viaja a convite da Explora Journeys, com seguro viagem Intermac.