Artur Luiz Andrade   |   09/12/2025 17:52
Atualizada em 09/12/2025 18:06

Como a Oceania Cruises leva para seus navios as tendências e pedidos dos hóspedes

Destinos fora da alta temporada, gastronomia refinada e a busca pelo extraordinário são algumas tendências

OCEANIA ALLURA - O vice-presidente de Vendas Internacionais da Oceania Cruises e da Regent Seven Seas, Steve Odell, está na viagem inaugural do Oceania Allura, que reúne agentes de viagens de todo o mundo para conhecerem o novo navio.

PANROTAS / Artur Luiz Andrade
O VP de Vendas Internacionais da Oceania Cruises e Regent Seven Seas, Steve Odell, na ILTM Cannes
O VP de Vendas Internacionais da Oceania Cruises e Regent Seven Seas, Steve Odell, na ILTM Cannes

Em entrevista à PANROTAS, que foi iniciada ainda na ILTM Cannes, e continuou no final desta manhã, a bordo do Oceania Allura, Odell revelou que tendências e pedidos dos passageiros a Oceania e a Regent estão levando para bordo dos navios já existentes e dos que virão. Juntas, as companhias irão inaugurar sete novos navios. Na Oceania, inclusive, vem aí uma nova classe, a Sonata Class, com navios 30% maiores em tonelagem, mas com cerca de 15% mais passageiros. Ou seja, maior e com mais espaço, o que, de acordo ele, é um pedido dos hóspedes da Oceania e da Regent.

1 – Espaços maiores – nas cabines e nas áreas públicas

“Os nossos hóspedes querem mais espaços individuais, mais suítes. Estão dispostos a pagar mais por isso. Nosso próximo navio da Regent, da classe Prestige, a ser lançado em 2026, inova com uma cabine de dois andares e diária de US$ 25 mil. Dez das 13 saídas disponíveis foram vendidas no primeiro minuto. Os hóspedes querem mais suítes e por isso, na Oceania, a classe Sonata terá mais suítes, mais espaços para atividades de enriquecimento pessoal, sem significar aumento de passageiros na mesma proporção”, explica.

No caso da classe Prestige, da Regent, o navio será 40% maior que a classe anterior (Explorer), mas apenas com 10% a mais de passageiros (822). Na Oceania ao salto será dd 1,2 mil na classe Allura para 1.390 na Sonata.

2 – Culinária

A Oceania Cruises é conhecida pelo “fine dining”, ou sej, opções variadas e requintadas de refeições, seja no café da manhã, almoço ou jantar. Tudo preparado na hora, com variedade de cozinhas. No Allura, o espaço da creperia, gelateria, padaria e café gourmet (Baristas) é um dos mais procurados e tudo, absolutamente tudo em relação a comida, está incluso. Não há surpresas. Os restaurantes de especialidade precisam apenas de pré-reserva. E no Oceania Allura, a volta do francês Jacques e o upgrade no menu do Red Ginger, oferecendo uma fusão nipo-peruana, são destaques.

Mas mesmo no “bufê” ou no Grand Dining, o refinamento continua. No deck da piscina, o restaurante tem serviço completo, com mesas cobertas por toalha, talheres de prata e pratos feitos na hora, além do bufê. E no Grand Dining, o brunch luxuoso deixa qualquer um de queixo caído. Tudo com muito cuidado e qualidade.

Os próximos navios trarão evoluções da filosofia do fine dining com tudo incluído, promete Odell. O Sonata, por exemplo, terá uma nova experiência francesa (La Table par Maîtres Cuisinier de France – MCF) e o Nikkei Kitchen.

PANROTAS / Artur Luiz Andrade
Estela Farina, diretora Brasil das marcas NCLH (NLC, Oceania e Regent), com o VP de Vendas Internacionais da Oceania Cruises e Regent Seven Seas, Steve Odell
Estela Farina, diretora Brasil das marcas NCLH (NLC, Oceania e Regent), com o VP de Vendas Internacionais da Oceania Cruises e Regent Seven Seas, Steve Odell

3 – Valor

Os viajantes de luxo não estão preocupados, segundo Odell, com preço e sim com valor. O que eu recebo em troca pelo meu tempo? E os cruzeiros de luxo têm essa capacidade de dar esse tempo de volta aos hóspedes.

A Oceania Cruises se posiciona como uma empresa de luxo on-demand, contrastando com o ultra-luxo da Regent. Ou seja, na Oceania o hóspede escolhe o que quer que esteja incluso: um pacote melhor de bebidas nas refeições ou um pacote de excursões. Já estão inclusos bebidas, toda a alimentação (incluindo cafés, sorvetes, milk-shakes e smoothies), gorjetas, lavanderia, wi-fi Starlink, aulas de fitness e room service. Depois disso, ele escolhe qual dos dois benefícios quer e segundo Odell, a América Latina geralmente opta pelo pacote de bebidas premium.

4 – Destinos menos quentes e menos aglomerados

Em 2026, a Oceania Cruises colocará o novíssimo Oceania Allura o ano todo no Mediterrâneo, pois os passageiros querem aproveitar a Europa na baixa estação, onde as temperaturas são mais amenas e os turistas de verão já voltaram para casa. A tendência de procurar por destinos que estejam abertos e disponíveis fora do pico da temporada é aproveitada pelos navios, especialmente na Europa e no Caribe.

PANROTAS / Artur Luiz Andrade
Frank Medina, VP das marcas NCLH para América Latina, com a diretora Brasil, Estela Farina, na ILTM Cannes
Frank Medina, VP das marcas NCLH para América Latina, com a diretora Brasil, Estela Farina, na ILTM Cannes

5 – Bucket lists destinations

Os passageiros com celebrações importantes no calendário abrem a carteira sem piedade para as viagens mais desejadas, as bucket lists. Os consultores de viagens devem estar de olho nessas oportunidade e adequar com as viagens mais sonhadas, e até mais longas, como Austrália, Japão, Tailândia...

6 – A força do JOMO

O prazer em ficar de fora chegou aos cruzeiros. Com isso as grandes travessias estão sendo buscadas por quem não quer ficar parando em portos e não se importa de passar dias navegando. Tóquio-Vancouver, Rio-Lisboa... navio para relaxar e desestressar.

7 – O extraordinário

Mas há uma grande corrente que busca por destinos extraordinários. A Oceania Cruises terá 257 roteiros no próximo ano e apenas 13 repetidos de 2025. E os destinos são a grande motivação dos cruzeiristas da Oceania. Eles querem explorar esses portos e por isso a empresa garante uma curadoria de excursões e um tempo suficiente nas paradas. De acordo com a empresa, a indústria tem uma média de itinerários que é a metade da oferecida pela Oceania e o número de portos visitados geralmente é três vezes menor do que os 600 de 2026.

A PANROTAS viaja a convite da Oceana Cruises, com proteção GTA



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Sobre o autor

Artur Luiz Andrade é editor-chefe da PANROTAS, jornalista formado pela UFRJ e especializado em Turismo há mais de 30 anos.