Rodrigo Vieira   |   09/12/2025 15:32

Cruzeiros, fuga da sazonalidade e mais tendências de luxo apontadas por brasileiros

Douglas Vojivoda, Wilter Machado, Dani Filippozzi, Edu Gaz, Sylvia Silva e Leonor Bernhoeft comentam

Em uma primeira rodada de conversas durante a ILTM Cannes 2025, agentes de viagens de luxo brasileiros apontaram para a consolidação de tendências como inteligência artificial, slow travel, o bem-estar (wellness) e as viagens multigeracionais para 2026 (confira aqui).

Um novo grupo de especialistas ouvido pelo Portal PANROTAS, igualmente participantes da ILTM Cannes, reforçaram a busca por propósito e autenticidade, mas também trouxeram novas perspectivas, como a ascensão do Turismo regenerativo, o crescimento dos cruzeiros de luxo e a procura por destinos e formatos de hospedagem que redefinem o conceito de exclusividade.

O ano de 2025 foi, para todos, um período de crescimento consistente, expansão de equipes e investimentos em tecnologia e qualificação. A ILTM Cannes serviu, para eles, como um ponto de encontro fundamental para fortalecer parcerias e desenhar os próximos passos de um mercado aquecido. As novas tendências mostram um viajante que busca profundidade, conexão e experiências transformadoras, com o tempo e a privacidade sendo os artigos de luxo mais cobiçados.

Confira os destaques da nova rodada de entrevistas:

Douglas Vojvoda, do Vojitour Group

Douglas Vojvoda avalia 2025 como o maior ano na trajetória de 14 anos do Vojitour Group, consolidando a Vojitour Corporate e a Voji Travel (focada em B2B e B2C). "Foi um período decisivo, repleto de inovações e projetos estratégicos", afirma. Ele conta que a empresa passou por um rebranding, implementou um novo sistema de tecnologia para otimizar processos, conquistou o selo Virtuoso e expandiu a equipe para 70 colaboradores, além de inaugurar um escritório em São Paulo.

PANROTAS / Rodrigo Vieira
Douglas Vojivoda, da Vojitour
Douglas Vojivoda, da Vojitour

Para o empresário, o futuro do luxo está em destinos remotos e autênticos. "O luxo hoje não se limita ao conforto material, mas à busca por vivências profundas que conectem os viajantes com a cultura, a natureza e um propósito mais amplo", define.

"Destaco também a África, com países como Quênia, Botswana e Zimbabwe, que oferecem hospitalidade calorosa, gastronomia surpreendente e uma conexão única com a vida selvagem. Outro destino emblemático é a Arábia Saudita, que até pouco tempo era um país fechado e hoje se apresenta com estrutura de altíssimo nível. Estar lá foi transformador. Por fim, vale falar sobre a Antártica. Recentemente, tive a oportunidade de visitar esse destino inóspito e silencioso, e posso dizer que foi uma experiência transformadora. O silêncio ensurdecedor e a imensidão da paisagem nos convidam a uma reflexão profunda sobre nosso lugar no mundo. É o tipo de viagem que redefine o conceito de luxo: exclusividade, introspecção e conexão genuína com o planeta.

Douglas Vojivoda

Leonor Bernhoeft, da LTN Brasil

Estreante na edição de Cannes da ILTM, depois de participar da latino-americana, Leonor Bernhoeft, da LTN Brasil, comemora o balanço de 2025, ano em que investiu na expansão da holding com a aquisição da BeHappy e a absorção da LTN de Blumenau. Leonor ficou impactada com a feira e a quantidade de tomadores de decisão.


PANROTAS / Rodrigo Vieira
Leonor Bernhoeft
Leonor Bernhoeft

"Para 2026, a aposta são viagens com mais tempo, viagens leves, que tragam uma conexão muito forte de explorar o destino. Embora veja a inteligência artificial como um fator agregador, acredito que a essência está na curadoria e na construção conjunta da viagem. Acredito que virão muitas viagens para Japão e Arábia Saudita, além de Israel, país para qual vi uma vontade muito grande, tanto da hotelaria como dos DMCs em uma retomada. Contudo, a grande novidade está no mar, onde a qualidade e a preocupação das companhias marítimas em trazer navios e iates com valores agregados de serviço, encantamento e rotas maravilhosas é impecável. O setor de cruzeiros vai despontar em 2026"

Leonor Bernhoeft

Sylvia Silva, da Embark Beyond Brasil

Sylvia Silva, da Embark Beyond Brasil, comemora um 2025 de superação de metas e afirma que viu em Cannes neste ano uma forte tendência na hotelaria: a expansão de villas e residências. "É uma oportunidade de fortalecer o relacionamento que a gente já tem com os GMs, que estarão recebendo nossos clientes. Os hotéis já não têm mais só quarto convencional, eles querem ter as residences, as villas, os apartamentos. Isso é muito bacana", observa.


PANROTAS / Rodrigo Vieira
Sylvia Silva, da Embark Beyond Brasil
Sylvia Silva, da Embark Beyond Brasil

"Notei também o surgimento de hotéis boutique que fogem das grandes redes, muitas vezes em antigos palácios ou residências. Várias antigas residências ou palácios são transformados em hotéis pequenininhos, boutique. Muitas vezes começam como um clube de luxo e acabam criando um hotel. É um novo olhar, e a gente tem que correr na frente para apresentar ao cliente, porque a tecnologia permite que eles façam várias pesquisas, mas nós saberemos exatamente o que é bom para cada perfil"

Sylvia Silva

Eduardo Gaz, do TTWGroup

Eduardo Gaz, do TTWGroup, aponta para o crescimento do Turismo regenerativo e de viagens com profundidade cultural. Segundo ele, cresce a busca por experiências que gerem conexão real com as comunidades locais, história e cultura, em vez de apenas ver pontos turísticos.

PANROTAS / Rodrigo Vieira
Eduardo e Ana Paula Gaz, do TTW Group
Eduardo e Ana Paula Gaz, do TTW Group

"Também vale destacar o crowd control, com o viajante sofisticado evitando destinos superlotados e priorizando lugares com natureza preservada, como Islândia e Galápagos. A combinação de dados e IA permite desenhar jornadas extremamente personalizadas, mas o que realmente diferencia é a capacidade do consultor de interpretar esses dados e transformar tudo em histórias, curadoria e cuidado. Tecnologia entra como meio; o relacionamento humano continua sendo o grande diferencial"

Eduardo Gaz

Danielle Filippozzi, de agência homônima

Danielle Filippozzi, a essência do Turismo de luxo permanece a mesma, independentemente das tendências de destinos.

PANROTAS / Rodrigo Vieira
Danielle Filippozzi
Danielle Filippozzi

"A essência é transparência, empatia com o cliente e, acima de tudo, responsabilidade. Em um mercado focado em novidades, a base de um serviço de alto padrão não muda. Portanto, a ILTM é valiosa para prospectar e fortalecer parcerias, mas o restante acontece de forma leve e natural, fruto de conexões genuínas. Luxo não é apenas o destino ou a experiência — é também o cuidado, a confiança, a escuta atenta e a entrega responsável em cada detalhe. É isso que constrói a recorrência e a confiança que recebemos de nossos clientes"

Danielle Filippozzi

Wilter Machado, da Estação Turismo

Wilter Machado, da Estação Turismo, notou na ILTM a força dos "hotéis menores, familiares, villas com muito charme e elegância proporcionando diversas experiências em suas regiões", o que ele considera "fantástico".

PANROTAS / Rodrigo Vieira
Wilter Machado, da Estação Turismo
Wilter Machado, da Estação Turismo

"Enquanto as grandes redes abrem hotéis em diversos países, o foco no aprimoramento do atendimento e dos serviços é um diferencial competitivo. Além de Japão e Arábia Saudita, vejo China e América Central como apostas para 2026. Também acredito na ideia de explorar a Europa de uma nova maneira, como viajando pelos interiores com seus vilarejos charmosos, para além das grandes capitais. Não esquecendo, ainda, da força contínua da África e de roteiros de navio"

Wilter Machado

A PANROTAS é media partner da ILTM e viaja com proteção Hero Seguros

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Rodrigo Vieira

Conteúdos por

Rodrigo Vieira

Rodrigo Vieira tem 7316 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Rodrigo Vieira é jornalista com 12 anos de especialização na indústria de Turismo, todo esse tempo orgulhosamente na PANROTAS. Sua maior satisfação profissional é quando, por meio de seu trabalho, ajuda um agente de viagens a obter êxito. Conhece 30 países e ama viajar para o Exterior, mas jamais moraria fora do melhor destino de todos, o Brasilzão.