Artur Luiz Andrade   |   02/12/2024 12:30
Atualizada em 02/12/2024 12:31

Leia agora o Anuário de Viagens de Luxo ILTM & PANROTAS 2024/25, com 2 pesquisas inéditas

Publicação traz duas pesquisas inéditas e reportagens com as tendências das viagens de alto padrão

Qual o perfil do viajante de luxo brasileiro? E o impacto econômico desse segmento no País? Quais as tendências que consultores de viagens e fornecedores apontam para os próximos meses e anos? Como a América Latina está isnerida no panorama mundial das viagens de luxo?

A quarta edição do ILTM & PANROTAS Annual Luxury Travel Report – Brazil & Latin America – 2024/25 traz as respostas para essas e outras perguntas. O anuário está sendo lançado na ILTM Cannes, que começa hoje, na cidade do Sul da França e segue até quinta-feira. O editor-chefe e CCO da PANROTAS, Artur Luiz Andrade, e o editor Rodrigo Vieira estão em Cannes para o lançamento e para a cobertura do evento.

Na delegação brasileira da ILTM Cannes 65 agências de viagens, além de fornecedores reunidos nos estandes da Embratur e BLTA ou em espaços de redes e destinos.

“Nossa parceria com a ILTM é uma das mais frutíferas que temos, pois abrange, além de coberturas dos eventos nas Bahamas, Cannes e São Paulo, a produção de conteúdo exclusivo e inédito sobre viagens de luxo no Brasil, além de troca de conhecimento e informações para ajudar no desenvolvimento do setor”, disse Artur Luiz Andrade, lembrando que o anuário será lançado em evento no dia 19 de dezembro, no Fairmont Rio de Janeiro, com uma manhã de muito conteúdo e relacionamento.

Artur Luiz Andrade

Conteúdo exclusivo

A quarta edição do anuário traz duas pesquisas exclusivas, realizadas pelo TRVL Lab para a PANROTAS e a ILTM. Uma com os viajantes e outra com agências de viagens.

A primeira, com viajantes com renda mensal acima de R$ 30 mil, mostra que:

  • esse cliente tem entre 30 e 49 anos,
  • ganha entre R$ 30 mil e R$ 50 mil por mês (64,5%)
  • e reside no Sudeste (60%).
  • Estes viajantes costumam fazer de 2 a 5 viagens nacionais e de 1 a 3 viagens internacionais ao ano, refletindo um bom nível de interesse e capacidade de investimento em experiências de viagem.

Seus destinos preferidos são:

No Brasil:

  1. Rio de Janeiro 9,5%
  2. Nordeste 5,4%
  3. Fortaleza 5,2%
  4. São Paulo 5%
  5. Bahia e Salvador 3,6%

E no Exterior:

  1. Estados Unidos 9,7%
  2. Itália 7,7%
  3. Portugal 5,2%
  4. França 3,4%
  5. Argentina 3,2%
  6. Europa 3%

Perguntamos também que destinos gostariam de conhecer na próxima viagem:

  • Lençóis Maranhenses, Fernando de Noronha, Amazonas, Bonito e Jalapão lideraram entre os destinos nacionais;
  • Itália, Grécia, Japão, Egito e Canadá se destacaram entre os internacionais.

Gostos e preferências

Na hora de planejar a viagem os principais objetivos são:

  • Conhecer novos lugares
  • Diversão
  • Relaxar e descansar
  • Viver experiências memoráveis
  • Conhecer novas culturas
  • Celebrar a vida e os momentos

E os nichos considerados são:

  • Sol e praia
  • Histórico e cultural
  • Gastronomia
  • Cruzeiros
  • Natureza
  • Parques aquáticos e temáticos
  • Eventos

Onde compram

As agências de viagens (incluindo suas variações, como consultores independente) são as preferidas na hora de comprar uma viagem de luxo, com 75,87%, divididas em:

  • Uma agência de viagens (26,17%)
  • Um profissional de viagens de confiança (25,76%)
  • Depois de pesquisar on-line, fecha com um consultor de viagens (23,94%).

A venda direta foi citada por 63,69%

E a compra em OTAs por 55,58%.

A pesquisa traz muitas outras respostas sobre o pré, o durante e o pós-viagem, além de dois recortes: os viajantes com renda maior que R$ 50 mil e a geração Z.

Foram ouvidos 3.824 viajantes de luxo pelo TRVL LAB.

Resposta da pesquisa B2B com agências de viagens
Resposta da pesquisa B2B com agências de viagens

O Anuário de Viagens de Luxo ILTM & PANROTAS traz ainda:

  • Destaques de uma pesquisa B2B com 123 agentes de viagens de luxo. Nessa pesquisa, o destino mais procurado é a Europa (veja acima)
  • Impacto econômico do Turismo de luxo no Brasil, pela FecomercioSP
  • Wellness e mais tendências de viagens em três reportagens produzidas pela PANROTAS, ILTM e Ladevi
  • Lista de grupos de comunidades de agências de viagens de luxo
  • Conteúdo patrocinado pela Teresa Perez Tours, Accor, Turismo de Suíça e diversos outros parceiros.

Leia agora abaixo a quarta edição do ILTM & PANROTAS Annual Luxury Travel Report 24/25 – Brazil & Latin America

A PANROTAS viaja a convite da ILTM Cannes, voando Air Europa e com proteção da GTA (Artur Andrade) e Intermac (Rodrigo Vieira)



Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Artur Luiz Andrade

Conteúdos por

Artur Luiz Andrade

Artur Luiz Andrade tem 18750 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Artur Luiz Andrade é editor-chefe da PANROTAS, jornalista formado pela UFRJ e especializado em Turismo há mais de 30 anos.