BLTA leva associados para conhecer projetos sustentáveis da Fazenda Bananal (RJ)
Marina Barki, da Embratur, fez palestra para participantes de encontro da associação realizado em Paraty

PARATY (RJ) - O terceiro dia do 3º Encontro de ESG da Brazilian Luxury Travel Association (BLTA), em 28 de maio, foi de muito conteúdo. Na parte da manhã, os associados fizeram uma visita técnica de quatro horas de duração para conhecer alguns dos projetos sustentáveis da Fazenda Bananal, a cerca de 20 minutos de carro do Centro Histórico de Paraty.
Na parte da tarde, de volta à Pousada Literária, sede do evento deste ano, foi a vez de os mais de 30 participantes assistirem às palestras de Marina Barki, coordenadora de ESG da Embratur; Eliane Trindade, jornalista da Folha de S. Paulo, e Pedro Rivas, coordenador e professor do curso de pós-graduação em ESG da ESPM, no Rio de Janeiro.
Fazenda Bananal inspira membros da BLTA em visita técnica
Membro do grupo OCanto, do qual a Pousada Literária faz parte, junto com as pousadas Tutabel, em Trancoso (BA), e Trijunção, na divisa entre os estados de Bahia, Goiás e Minas Gerais, a Fazenda Bananal propõe uma imersão na Mata Atlântica e na cultura, gastronomia e história de Paraty. São quase 180 hectares de área restaurada em uma fazenda do século XVII.
A fazenda produz 36 diferentes tipos de alimentos orgânicos, em sistema agroflorestal (SAF) e horta, que desde 2021 abastecem a Pousada Literária, o restaurante Quintal das Letras e o Empório Daqui (três propriedades do grupo OCanto), e outros restaurantes e mercados de Paraty. Hortaliças e frutas são cultivadas em sistema de plantio em rotação de culturas, tanto em ambientes internos controlados (estufas) quanto ao ar livre. A Bananal é aberta ao público em geral e oferece 18 diferentes experiências, sendo várias voltadas para crianças.
“Isso sim é um parque de diversões de luxo”, disse Camilla Barretto, CEO da BLTA. “O objetivo desta visita técnica foi inspirar, porque queremos elevar a sarrafo para cada associado. Ontem discutiu-se muito o intercâmbio de funcionários para trocar conhecimentos operacionais, e não apenas sobre sustentabilidade. Tudo isso agrega valor à nossa associação”.
A visita terminou em um almoço com produtos locais. Um palmito assado com manteiga de ervas e brotos abriu a refeição. De prato principal, as opções foram robalo grelhado com arroz de coco, salada de mamão verde e farofa de açafrão ou trouxinha de taioba com cogumelos grelhados e molho de capim limão. De sobremesa, banoffee com bananas colhidas no SAF da fazenda, iogurte de Cunha e doce de leite. A Bananal produz ainda queijos frescal e meia cura.
Embratur como farol estratégico para ampliar voz do Turismo de luxo sustentável
A tarde dos participantes da terceira edição do Encontro de ESG da BLTA foi no amplo lounge da Pousada Literária. Marina Barki, há dois anos na coordenação de sustentabilidade da Embratur, fez a primeira palestra. Camilla Barreto explicou a escolha da palestrante:
“A Embratur vem acompanhando de perto o trabalho feito pela BLTA na agenda de ESG. É muito importante o nosso alinhamento com a agência, porque queremos ampliar a voz do Brasil como uma referência mundial de turismo de luxo sustentável. O plano internacional de marketing da Embratur tem muita sinergia com o trabalho que a BLTA está fazendo.”
Marina apresentou a Embratur como um farol estratégico para o trade nacional e detalhou o Plano Brasis e seus três principais eixos: inteligência de mercado, inovação e sustentabilidade.
“O portal de dados da Embratur é aberto, e pauta todas as nossas estratégias. Incentivamos o trade a consultar e fazer suas próprias pesquisas”, convidou. “O objetivo é promover o Brasil no exterior com foco em conversão no crescimento do número de turistas internacionais e do valor do tíquete médio. Com ferramentas inovadoras e sinergia, reposicionamos o Brasil como um destino autêntico. Não há outro lugar no mundo com o nosso borogodó”.
Na sequência, a jornalista Eliane Trindade fez uma apresentação online na qual destacou a importância de hoteleiros e operadores de turismo saberem como comunicar para o consumidor as iniciativas e boas práticas ambientais, sociais e de governança.
Pedro Rivas, parceiro da BLTA no curso Princípios de ESG para Hotelaria de Luxo, que acontece em junho na ESPM Rio, encerrou o longo dia com uma palestra, também online. O palestrante apresentou um panorama internacional de temas como crise climática, mercado de carbono, finanças sustentáveis e impacto social de empresas como Uber e Airbnb:
“Quando pensamos em ESG, temos que levar em conta que o gabarito vai se atualizando. Mas o escopo seguirá o mesmo, ainda que surjam outros nomes. E, também, vão continuar a existir investidores que querem retorno no curto tempo, e empresas dispostas a atendê-los”.
Depois de mais de 10 horas consecutivas de trabalho intenso, o terceiro dia do 3º Encontro de ESG da BLTA terminou com um menu degustação no restaurante Quintal das Letras, parte da Pousada Literária. Mais uma vez, o cardápio enfatizou produtos da Costa Verde com pratos como vinagrete de polvo, purê de limão siciliano, brotos, algas e azeite de ervas; mix de folhas, incluindo pancs, e cogumelos com molho de juçaí (o fruto da palmeira Juçara); lombo de robalo grelhado com mel de uruçu, e caju grelhado com coalhada e castanhas.
Veja fotos no álbum abaixo.
Carla Lencastre, especial para o Portal PANROTAS, viaja a convite da Brazilian Luxury Travel Association (BLTA)