D.A.R.: Rogéria Pinheiro dá dicas para agentes venderem viagens premium
CEO da RP Travel Education conduz no Maravalley a edição 2025 do evento de mentoria

Cerca de 80 agentes de viagens em busca de especialização no mercado de Turismo premium estiveram reunidos em 16 de setembro, terça-feira, no Maravalley, no Rio de Janeiro.
É a quarta edição do Donas de Agências Ricas (D.A.R.) Premium Travel Summit e a primeira em que o evento promovido por Rogéria Pinheiro, CEO da RP Travel Education, acontece no Rio. O Maravalley, endereço do encontro nos dias 16 e 17, é um hub de inovação digital carioca, aberto em 2024 na área do Porto Maravilha.
“A escolha do Maravalley foi intencional. Meu objetivo é tirar as donas de agências do lugar-comum, é gerar movimento”, disse Rogéria ao Portal PANROTAS. “Estamos aqui no Maravalley em um ambiente diferente, disruptivo, para ter novos olhares e criar referências. É uma oportunidade de dar o próximo passo. Quem participa do D.A.R. este ano está sendo estimulado com visuais diferentes em cada fase do evento”.
Na pré-abertura e ao longo do primeiro dia, os agentes de viagens puderam assistir à painéis no Santa Teresa MGallery; jantar e ver um show musical na casa de espetáculos Roxy Dinner; participar de rodada de negócios com fornecedores premium e de luxo, e de sessões de mentoria ao vivo com Rogéria no Fairmont Copacabana, e de um coquetel de networking no Belmond Copacabana Palace. Maria Laura Sourbeck, do time da RP Travel Education, resumiu o início do encontro na abertura do dia de terça-feira:
“No primeiro dia, demos um salto no oceano azul do Turismo premium. Na segunda-feira, entramos no fluxo das correntes. Agora é hora de mergulhar. Preparo e técnica vão nos guiar. É no fundo do oceano que estão os dados, as estratégias e o ouro”
Rogéria Pinheiro, CEO da RP Travel Education

A seguir um resumo das muitas dicas de Rogéria sobre o mercado de Turismo premium que foram apresentadas no Maravalley para uma plateia atenta, majoritariamente feminina e com representantes de diferentes regiões do Brasil.
O que o cliente premium espera e não conta?
Ser ouvido, entendido, respeitado. Ele quer o efeito “uau” e está disposto a pagar por isso. Porém, para vender, é preciso acessar emoções. Às vezes, o consumidor não conta o que espera porque não sabe nem nomear. O cliente que está ascendendo nem sempre experimentou atenção e cuidado.
Demandas que ainda não estão sendo suprimidas
O emergente não quer mais comprar viagens no mercado convencional, porém ainda não está confortável em buscar agências de luxo. Ele pode se arriscar na internet para chegar mais perto das suas necessidades, mas já constatou que isso não é o suficiente. Na pandemia, as agências foram impulsionadas a ir para as redes sociais de maneira mais assertiva. O cliente emergente precisa saber que o consultor premium existe. Os dois precisam se encontrar.
Perfil do cliente premium
Valoriza e prioriza atendimento personalizado. Busca o melhor preço e não o menor preço. Não é herdeiro, mas ganha muito dinheiro. Deseja otimização do próprio tempo e paga pelo atalho, como um transporte privativo para não ficar na fila do táxi no desembarque em um aeroporto.
É preciso comunicar que o consultor vende tempo. O cliente premium paga pelo conforto e pela experiência de qualidade que vai ser oferecida pelo fornecedor premium da agência. Mas nem sempre ele tem repertório. O papel do agente é gerar desejo e necessidade a partir da narrativa.
Seis ações para os consultores de viagens saírem do limbo do Turismo premium e impulsionarem as vendas, segundo Rogéria Pinheiro.
- 1 Mentalidade: ative o senso de merecimento.
- 2 Portfólio: tenha uma seleção de produtos e serviços premium.
- 3 Ambiência: esteja em locais que colaborem para elevar o posicionamento.
- 4 Gestão: defina metas que considerem o posicionamento desejado.
- 5 Marketing: use todos os canais de comunicação para atrair o cliente premium (Rogéria destacou a importância de não ficar refém de indicação, de sorte, de terceirizar o potencial do negócio).
- 6 Vendas: implemente o atendimento consultivo (não é com uma mensagem padrão de WhatsApp sobre os serviços oferecidos que o consumidor premium será encantado).
“O cliente que compra uma viagem premium está comprando também alguém para pensar por ele”, ressaltou Rogéria.