ILTM Latin America recebe fornecedores para apresentar edição 2026; veja o que vem por aí
Principal feira de Turismo de luxo do mundo será em 4 a 7 de maio, novamente no Pavilhão da Bienal, em SP
A ILTM Latin America 2026 já começou. A principal feira de Turismo de luxo da América Latina será realizada em 4 a 7 de maio, novamente no Pavilhão da Bienal, em São Paulo, mas o diretor Simon Mayle e seu time estão trabalhando a todo vapor com a promessa de entregar a maior edição da história, sob o tema Journeys That Matter (Jornadas que Importam, em tradução livre).
Na manhã desta quarta-feira (28), fornecedores se reuniram no prédio da RX Global, organizadora da feira, para ficarem por dentro do que vai acontecer nesses tão esperados dias de maio. A ILTM Latin America promete manter o alto nível dos seus diferenciais, como a qualidade dos buyers e do matchmaking deles com os fornecedores, o networking e as festas, além de aprimorar o que pode ser aprimorado: por exemplo, uma das novidades do ano será entregar almoço gratuito, com nova curadoria gastronômica para todos os expositores.
Quem contou tudo isso nesta manhã foi o diretor da ILTM Latin America e ILTM North America, Simon Mayle, e a líder de Vendas Paula Petean. Eles apresentaram as diretrizes e os dados que reforçam o bom momento do Turismo de luxo na região. O editor-chefe e CCO da PANROTAS, Artur Luiz Andrade, também participou, destacando tendências do Anuário de Viagens de Luxo ILTM & PANROTAS 2026, lançado em dezembro em Cannes.

“É um privilégio atuar em uma região aonde o mercado de luxo cresce vertiginosamente, mais do que a média global”, afirma Simon Mayle. “O mundo está olhando para a América Latina, especialmente para o Brasil e o México. Nós estamos na moda, e quem está dizendo isso não sou eu, nem a ILTM, mas autoridades como a The Economist e até... Dua Lipa”, completa, bem-humorado, o diretor.
Tanto Mayle como Andrade respaldam a força deste segmento no Brasil mostrando que o consumo de luxo no País cresceu 12% entre 2022 e 2024, e a projeção para o Turismo inbound é de um salto de US$ 28,3 bilhões em 2024 para US$ 44,5 bilhões até 2030, com um crescimento médio anual de 8%.
Novidades na estrutura e experiência
Para a edição de 2026, a ILTM Latin America repetirá o formato de abertura na segunda-feira e encerramento na quinta-feira, um agrado principalmente aos fornecedores que vêm do Exterior. Uma das principais novidades será a mudança do restaurante para o térreo, em um esforço para aprimorar a experiência gastronômica. Além disso, todos os expositores terão almoço gratuito, com nova curadoria.
Capilaridade de compradores
Simon Mayle destacou os esforços da ILTM em reunir os melhores compradores da região. A edição de 2026 contará com participantes de 13 países e mais de 60 cidades latino-americanas, sendo 43 delas no Brasil. A presença de 22% de novos buyers e a força de portfólios como Virtuoso (26%) e Traveller Made/Serandipians (9%) foram ressaltadas.
Paula Petean acrescenta que para os hotéis brasileiros o “Benefício Brasil” oferecerá preços especiais para participação, criando uma oportunidade única de conexão com compradores globais.
Tendências do Anuário PANROTAS
Artur Luiz Andrade, da PANROTAS, apresentou dados do Anuário de Luxo, que serve como ferramenta estratégica para o setor. A pesquisa exclusiva com 798 viajantes de alta renda revelou que, para viagens internacionais, Japão, Itália e China são os destinos mais desejados, enquanto nos roteiros nacionais, Fernando de Noronha, Manaus e Gramado se destacam. A sustentabilidade já é um fator de decisão para 30% desses viajantes.
Leia o Anuário de Viagens de Luxo ILTM & PANROTAS 2026 clicando aqui.
Journeys That Matter e Impacto Social
O tema de 2026, Journeys That Matter, propõe uma reflexão sobre viagens construídas a partir da conexão entre pessoas, lugares e culturas. “Quando estamos verdadeiramente presentes, criamos vínculos, e onde há conexão, há transformação”, explicou Mayle. A ILTM reforça quatro pilares para o próximo ano: Inspirar, Liderar, Transformar e Multiplicar.
Alinhado a esse propósito, o evento anunciou uma parceria com o projeto Hotel Escola da Casa do Rio, uma organização sem fins lucrativos que atua em mais de 25 comunidades amazônicas. A ILTM Latin America atuará como curadora e amplificadora da iniciativa, que visa capacitar profissionais em hospitalidade e fortalecer a bioeconomia na Amazônia.