Bruno Hazov   |   15/08/2023 17:57
Atualizada em 15/08/2023 17:59

PAX Aeroportos inicia operação no Campo de Marte (SP) mirando eVTOLs

Concessionária mira explorar o mercado de veículos elétricos voadores, os chamados eVTOLs

Divulgação
Concessionária PAX arrematou o usufruto da estrutura aeroportuária durante 30 anos e está, atualmente, na fase de transferência operacional
Concessionária PAX arrematou o usufruto da estrutura aeroportuária durante 30 anos e está, atualmente, na fase de transferência operacional

Começou hoje (15) o início da operação da PAX Aeroportos no Campo de Marte, em São Paulo. A concessionária arrematou o usufruto da estrutura aeroportuária durante 30 anos e está, atualmente, na fase de transferência operacional, quando a gestão é compartilhada com a Infraero.

Segundo a concessionária, estão sendo realizados estudos de viabilidade para que o aeroporto Campo de Marte passe a operar voos com veículos elétricos voadores, os chamados eVTOLs. Esse tipo de veículo se encaixa na categoria de voos executivos, pois comportam poucos passageiros e trafegam em trajetos curtos. Atualmente, o aeroporto é um dos principais de aviação geral e executiva do Brasil, além de abrigar uma importante operação de helicópteros da Polícia Militar de SP.

Os eVTOLs são aeronaves elétricas projetadas para voos urbanos, com zero emissão de poluentes e baixo nível de ruídos. As aeronaves possuem autonomia de 100 quilômetros e comportam até quatro passageiros. A origem do nome é uma junção de siglas em inglês : E, para indicar que o veículo é elétrico e VTOL, de vertical take-off and landing, que sinaliza que o avião decola e pousa verticalmente.

"Eles podem revolucionar o transporte urbano metropolitano e são uma grande aposta da indústria aeronáutica mundial, com dezenas de bilhões de dólares de einvestimentos globais, inclusive na nossa Embraer, por meio da EVE. Campo de Marte tem tudo o que esse novo modal vai exigir: localização geográfica, espaço disponível e com investimentos adequados na infraestrutura elétrica. Queremos abrigar o primeiro voo de eVTOL em São Paulo"

Rogerio Prado, CEO da PAX Aeroportos

Campo de Marte muito além dos voos

Além de operar voos no aeroporto, a PAX poderá explorar, durante a concessão de 30 anos, toda a vocação imobiliária do Campo de Marte, localizado estrategicamente no coração da Zona Norte, próximo ao centro de SP e de vias importantes, como a Marginal Tietê, além de ser vizinho do Anhembi, da Rodoviária Tietê e do Shopping Center Norte.

"Já existem alguns empreendimentos imobiliários funcionando no espaço do aeroporto, como o Bras Leme Mall, que reúne lojas de pet shop, mercado e restaurantes. Queremos explorar esse potencial e ampliar a oferta de serviços, pois estamos inseridos em uma das áreas que mais cresce na cidade", afirma Prado.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Bruno Hazov

Bruno Hazov tem 908 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS