Bruno Hazov   |   10/01/2024 17:42
Atualizada em 10/01/2024 17:43

MTur cria medida para proteger público feminino no Carnaval

Ações da campanha têm como objetivo inibir assédio contra mulheres durante período de festas

Carnaval de BH/Fabrício Mendes
Inibir práticas de assédio visa aumentar presença de turistas brasileiros e estrangeiros no Carnaval de rua
Inibir práticas de assédio visa aumentar presença de turistas brasileiros e estrangeiros no Carnaval de rua

O Governo Federal está criando uma campanha, por meio de uma parceria entre o Ministério do Turismo e o das Mulheres, para proteger o público feminino durante as comemorações do Carnaval 2024. A medida visa proteger mulheres da violência de gênero e combater o assédio e a importunação sexual durante o período carnavalesco.

As pastas estudam a possibilidade de criar uma cartilha para gestores de bares, restaurantes, gerentes de hotéis, pousadas e casas noturnas para identificar situações de assédio e como proceder em cada caso, levando em conta a proteção à vítima. No Brasil, 45% das mulheres já tiveram o corpo tocado sem consentimento em local público, segundo pesquisa do IPEC com o Instituto Patrícia Galvão de 2022.

“O Brasil é reconhecido como um país de grande hospitalidade, mas não podemos permitir que essa característica seja confundida com a liberdade ou disponibilidade que muitos turistas, infelizmente, ainda acreditam que as nossas brasileiras têm”

Celso Sabino, ministro do Turismo

As ações potencializam a iniciativa Brasil sem Misoginia para o Carnaval e contribuirão para o avanço da implementação do protocolo “Não É Não”, destinado a prevenir o constrangimento e a violência contra as mulheres em ambientes nos quais sejam vendidas bebidas alcoólicas, como casas noturnas, boates e casas de espetáculos musicais em locais fechados ou shows.

"É no Carnaval que muitas mulheres são vítimas de abuso e outras violências. Com essa campanha, queremos tornar o Carnaval e outras festas nacionais mais seguras para mulheres e meninas"

Cida Gonçalves. ministra das Mulheres

A reunião dos ministros do Turismo, Celso Sabino, e das Mulheres, Cida Gonçalves, contou com a presença do presidente do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur), Fabrício Amaral, e com representantes da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). Ambos garantiram apoio na proteção às mulheres.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Bruno Hazov

Colaboração para o Portal PANROTAS

Bruno Hazov tem 908 conteúdos publicados no PANROTAS. Confira!