50% dos viajantes consideram as agências imprescindíveis

|


PANROTAS/ Gute Garbelotto
Carolina Sass de Haro, diretora da Mapie / TRVL Lab
Carolina Sass de Haro, diretora da Mapie / TRVL Lab
O segundo dia de Fórum PANROTAS começou com uma pesquisa inédita da TRVL Lab. A diretora da Mapie, Carolina Sass de Haro, subiu ao palco junto da presidente da Abav Nacional, Magda Nassar, para falar sobre as perspectivas do cliente em relação às agências de viagens.

Segundo Carolina, 33,8% dos passageiros se motivam a viajar nacionalmente ao receber um e-mail promocional ou recomendação de uma agência de viagens, e o número sobre para 42,25% quando o assunto são viagens internacionais.

“Temos de prestar atenção no consumidor, os agentes de viagens investem menos que os fornecedores em questão marketing, mas ainda sim tem maior resultado. Isso significa que os agentes estão fazendo o trabalho um pouco melhor do que as equipes de marketing. É o momento de entender que o agente tem contato direto com o cliente e ele entende o que o consumidor deseja”, analisa Magda.

De acordo com a pesquisa, para as viagens nacionais, o canal preferencial são as agências de viagens on-line, mas ocupando a segunda posição, com 55,07%, estão as agências de viagens tradicionais. Dados apontam que 19,81% preferem ir a uma loja física. Considerando que parte deste número são agências de viagens, esta soma ampliaria a vantagem das agências tradicionais sobre as OTAs.

“Olhando para os números absolutos, o consumidor dá preferência para agências de viagens no geral. As OTAs são iguais a qualquer outra agência. As agências hoje são OTAs, porque todo agente é multicanal, ele trabalha com WhatsApp, e-mail, parceiros, entre outros. Portanto, nesse cálculo, os agentes estão isolados em primeiro lugar, porque quando falamos de OTAs, estamos falando de agentes de viagens”, disse Magda.

PANROTAS/ Gute Garbelotto
Magda Nassar, presidente da Abav
Magda Nassar, presidente da Abav
Carolina Sass afirmou que utilizar os serviços de uma agência de viagens é imprescindível para 49,76%. “O agente de viagens é visto como um facilitador, alguém importante, que oferece informações técnicas. Brasileiros utilizam agências de viagens pela facilidade e comodidade, segurança e atendimento personalizado”, disse a executiva, pontuando que 64,79% das pessoas ouvidas solicitarão sua próxima reserva internacional para uma agência/agentes de viagens.

“É um papel que nós lutamos por muitos anos e é uma luta diária que temos com os fornecedores. Na pandemia, vimos uma força absurda do profissional do Turismo. Somos o grande canal de vendas e também somos o canal que busca conhecimento. Os fornecedores têm de estar em contato conosco. Fazer um treinamento apenas não é fundamental, tem de treinar a cada minuto. É importante que você ouça o que seu cliente quer ou até mais do que ele está pedindo. Dos fornecedores não queremos treinamento, queremos respeito, em forma de informação e remuneração”, pontuou Magda.

Para a presidente da Abav Nacional, o agente necessita de mais valorização, devido ao trabalho técnico que o profissional desempenha. “Eu faço parte de muitas minorias. Sou mulher, vivi a vida inteira em ambientes que sempre me colocaram em minorias. A única coisa que eu faço parte como maioria é ser agente de viagens. Nós estamos mostrando a nossa força, o agente de viagens tem, aproximadamente, 70% das vendas. E mesmo assim, não recebemos respostas das hotelarias e companhias. ‘Qual canal você quer para a sua empresa?’, essa é a pergunta que nós temos de fazer para eles”, finaliza Magda.


O Fórum PANROTAS acontece nos dias 21 e 22 de junho, no Centro Fecomercio de Eventos em São Paulo, e conta com a aliança institucional da CNC e o patrocínio da Accor, Aerolineas Argentinas, Air Europa, Ancoradouro, AquaRio, Visit Argentina, Aviva, BWH Hotel Group, Coris Seguro Viagem, CVC Corp, Delta Air Lines, Easy Travel Shop, Elo, Enjoy Hotéis & Resorts, FecomercioSP, Fortaleza, Gol Air France KLM, GTA Assist, Iberostar Hotels & Resorts, Latam, Localiza, Mato Grosso do Sul, Mondiale Operadora, Movida, Omnibees, R1 Audiovisual, Royal Palm Hotels & Resorts, Sabre, Sebrae, Sheraton São Paulo WTC Hotel, Tes Cenografia, Viagens Promo, Villa Blue Tree, Visite São Paulo e apoio da Goya by Copastur, Hyper English, Rio CVB, Shift, Tour House e TRVL Lab.
 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA