Rodrigo Vieira   |   20/10/2022 13:03
Atualizada em 20/10/2022 13:04

Expedia TAAP aponta destinos mais vendidos pelos agentes no Brasil

Confira a entrevista com a gerente de Distribuição de Varejo para América Latina da empresa, Luciana Melo

A gerente de Distribuição de Varejo para América Latina da Expedida TAAP, Luciana Melo, em entrevista ao Portal PANROTAS, conta sobre as novas ferramentas lançadas aos agentes de viagens, os produtos mais procurados por estes profissionais, tendências destacadas no Brasil, destinos mais vendidos pelos agentes e mais.

O bate-papo completo pode ser conferido a seguir.

Divulgação
Luciana Melo, da Expedia TAAP
Luciana Melo, da Expedia TAAP
PANROTAS – Quais são as mais novas ferramentas lançadas pela empresa para os agentes de viagens na TAAP?

LUCIANA MELO – O Live Agent Chat conecta os consultores da TAAP diretamente com um consultor humano on-line a qualquer momento. Anteriormente disponível apenas para agentes de viagens da TAAP nos EUA e Canadá, o serviço agora estará acessível em outros mercados, inclusive no Brasil, muito em breve. Os agentes de viagens também poderão conversar com nossos consultores ao vivo em português. Com esta nova ferramenta, os agentes de todo o mundo agora têm mais flexibilidade para escolher um canal de suporte ao cliente que atenda às suas preferências. E, com recursos fáceis de usar, os consultores da TAAP podem resolver rapidamente dúvidas sobre reservas para que possam economizar tempo e se concentrar em oferecer experiências excepcionais aos viajantes.

Além disso, os novos recursos da nossa ferramenta de cotação permitem que os consultores da TAAP nomeiem e salvem cotações para referência futura, revisem e modifiquem cotações e comecem a reservar rapidamente a partir de uma cotação salva. A atualização permite também que os consultores rastreiem e gerenciem todas as suas cotações em um único local para melhorar a visibilidade e a conveniência. Cerca de 25% dos nossos usuários no Brasil já estão usando essa ferramenta.

PANROTAS – Quais os diferenciais da plataforma para agentes afiliados?

LUCIANA – O principal feedback que ouvimos sobre a TAAP no Brasil é que nossa ferramenta é muito amigável e como nossas tarifas são negociadas diretamente com o hotel (sem nenhum outro intermediário), o pós-venda é mais fácil. Sempre que uma reserva precisa ser modificada, ou é necessária assistência adicional, o contato é entre a Expedia TAAP e o hotel diretamente. Além disso, nossa ferramenta oferece a possibilidade de os agentes entrarem em contato diretamente com o hotel usando nossa Central de Mensagens, sem a necessidade de agentes de viagens ligarem para hotéis ou enviarem e-mails.

Oferecemos ainda acesso a uma ampla variedade de inventário para nossas agências afiliadas, incluindo mais de um milhão de propriedades em todo o mundo, portanto, o inventário disponível é nossa maior vantagem, não apenas para reservas de última hora, mas também para reservas feitas com muita antecedência e alta temporada.

PANROTAS – Quais são os produtos mais procurados pelos agentes de viagens na plataforma?

LUCIANA – Hospedagem. Além disso, as vendas de hotéis domésticos estão crescendo exponencialmente este ano, pois nossa oferta no Brasil continua crescendo e as tarifas são muito competitivas. Neste momento trabalhamos com milhares de propriedades no Brasil, desde hotéis 5 estrelas a pequenas pousadas em lugares remotos do Brasil. A maior parte do nosso inventário doméstico oferece parcelamento como forma de pagamento, o que é um diferencial para o consumidor brasileiro.

PANROTAS – Quais são as principais tendências destacadas no Brasil?

LUCIANA – O tempo de permanência está crescendo para todos os nossos 10 principais destinos nacionais e internacionais, o que é um indicador de que os viajantes estão aproveitando o controle da pandemia e aproveitando alguns dias extras de descanso. Também, na TAAP, observamos um aumento nas reservas para destinos domésticos como Maragogi, Jericoacoara, Porto de Galinhas e Praia do Forte. Para reservas internacionais, Lisboa e Paris são os destinos mais procurados.

Os dados a seguir farão parte de um relatório que publicaremos em novembro e aqui estão antecipados para a PANROTAS em primeira-mão:
  • A maioria dos brasileiros (60%) diz que viajar é mais importante agora do que antes da pandemia de covid-19;
  • Quase metade (44%) dos brasileiros se sente confortável em reservar viagens com mais de um ano de antecedência, demonstrando uma perspectiva positiva em relação às viagens;
  • Os brasileiros ocupam a posição mais alta (61%) na necessidade de confiança no provedor de viagens, incluindo os agentes de viagens, no que diz respeito a cumprir promessas, recomendações, preços e que seus dados estejam seguros; em comparação com 10 outros grandes mercados pesquisados. (Austrália, Canadá, França, Alemanha, Japão, México, África do Sul, Coréia do Sul, Reino Unido e Estados Unidos).

PANROTAS – O que faz a empresa acreditar em continuar crescendo em nosso país?

LUCIANA – O Brasil é um mercado-chave para a Expedia TAAP. Mesmo com as adversidades, continuamos investindo no País, estando mais presentes do que nunca com nossos afiliados, visitando-os pessoalmente, participando de feiras, fazendo nossos próprios eventos para coletar feedback sobre o que podemos melhorar. Além disso, ajudamos nossas agências durante a pandemia com facilidades de pagamento e as agências beneficiadas nos agradecem até hoje pela parceria em um momento tão complicado.

Além do nosso compromisso de fornecer bons serviços comerciais e de atendimento ao cliente para as agências, também estamos tentando encontrar mais maneiras de reconhecê-las e recompensá-las. Nas próximas semanas, lançaremos uma campanha com comissão extra para todas as nossas agências no Brasil e esta é a 2ª vez que a lançamos em um período de seis meses. Também estamos selecionando agências que não reservam conosco por um período de tempo com o objetivo de ativá-las novamente, oferecendo comissão extra por suas reservas.

PANROTAS – Considerando o último trimestre do ano, já é possível apontar os destinos mais vendidos pelos agentes de viagens na TAAP?

LUCIANA – Nos últimos três meses, dos 20 destinos domésticos mais reservados, onze são destinos de praia e a maioria está no Nordeste do Brasil, o que significa que nossos agentes de viagens já estão reservando viagens para temporada de férias/verão. Além disso, a janela de reservas para esses destinos de praia cresceu substancialmente, o que significa que os hóspedes estão reservando com mais antecedência, especialmente porque as passagens aéreas estão mais caras do que nos anos anteriores.

No internacional, destinos europeus como Paris, Londres, Lisboa e Roma ainda estão no topo da lista, e nos EUA, destinos como Nova York, Miami e Orlando são os principais destinos americanos para viajantes brasileiros.

PANROTAS – A recuperação de viagens no Brasil está acompanhando o desempenho e os números da TAAP?

LUCIANA – Quando falamos com nossos agentes sobre as tendências do mercado, eles compartilham um feedback semelhante ao que estamos vendo do nosso lado, especialmente quando comparamos números com 2019 e o que o está impulsionando (como o aumento da diária média em hotéis). Além disso, sempre que vemos uma grande variação no câmbio (BRL x USD), vemos mudanças na forma como nossos afiliados reservam, variando entre destinos domésticos e internacionais, dependendo de quão barato é o dólar americano frente ao real. Esta variação no comportamento de compra dependendo do câmbio do dólar também é algo que nossos afiliados veem do lado deles.

Tópicos relacionados