Filip Calixto   |   24/05/2025 11:28
Atualizada em 24/05/2025 11:30

Clube Turismo cresce com expansão dos franqueados

Atualmente a Clube Turismo conta com 571 franqueados distribuídos por todo o País. Sudeste lidera presença

PANROTAS / Filip Calixto
Ana Virgínia Falcão, CEO da Clube Turismo, afirma que o espírito colaborativo é o que impulsiona a rede a alcançar novos objetivos
Ana Virgínia Falcão, CEO da Clube Turismo, afirma que o espírito colaborativo é o que impulsiona a rede a alcançar novos objetivos

MACEIÓ (AL) - A Clube Turismo, uma das maiores redes de franquias no setor de viagens e Turismo do Brasil, vem registrando crescimento notável no número de franqueados. Diferentemente do modelo tradicional, que depende exclusivamente da adesão de novos investidores, a expansão da rede tem sido fortemente impulsionada pelo crescimento dos próprios franqueados, que ampliam suas operações dentro da rede.

Atualmente, a Clube Turismo conta com 571 franqueados distribuídos por todo o País, número que já está desatualizado devido à velocidade do crescimento. A CEO da companhia, Ana Virgínia Falcão, destaca que esse aumento não é apenas pela entrada de novos franqueados, mas principalmente pela migração e ampliação dos negócios dos que já fazem parte da rede.

"O crescimento da rede não ocorre somente pela chegada de novos franqueados, mas pelo sucesso e expansão interna dos atuais, que migram de modelos home office para home office prime ou até para lojas físicas, ampliando suas operações e faturamento"

explica Ana Virgínia.

Modelos de franquia e perfil dos franqueados

A Clube Turismo trabalha com três principais modelos de franquia:

  • Home Office: modelo mais econômico e flexível, ideal para empreendedores que atuam de casa.
  • Home Office Prime: lançado em 2017, esse modelo oferece mais autonomia e contato direto com fornecedores, atendendo um perfil de empreendedor que busca maior liberdade geográfica e operacional.
  • Loja Física: modalidade que teve expansão expressiva recentemente, com franqueados acumulando mais de uma operação e investindo em pontos fixos.

Ana Virgínia reforça que a entrada na rede exige um perfil específico, que vá além do capital inicial.

"Buscamos pessoas com identificação e perfil colaborativo, que saibam seguir procedimentos e tenham compromisso com a operação. Isso faz toda a diferença para o sucesso do negócio"

observa a CEO da Clube Turismo

Crescimento por migração interna e entrada de novos franqueados

Em 2024, o número de franqueados aumentou cerca de 12%. Entre os dados mais relevantes, destacam-se:

  • 14 franqueados migraram do modelo home office para o home office prime;
  • 6 migraram para o modelo loja física, ampliando suas operações;
  • 4 franqueados abriram mais de uma unidade;
  • O crescimento total da rede em relação ao ano anterior foi de 7%, contando com novos franqueados e expansão interna.

O franqueado master no estado de São Paulo (região com maior números de frenqueados no Brasil), Giuliano Wassal, ressalta a naturalidade desse crescimento: "Quem entra na rede com foco e performa bem, naturalmente migra para modelos mais amplos e rentáveis, consolidando a operação".

PANROTAS / Filip Calixto
Giuliano Wassel (agachado no centro da foto), franqueado master de São Paulo, entre franqueados da rede no Estado
Giuliano Wassel (agachado no centro da foto), franqueado master de São Paulo, entre franqueados da rede no Estado

Distribuição geográfica das franquias

A rede está presente em todas as regiões do Brasil, com a seguinte distribuição aproximada:

  • Sudeste - 49% das franquias
  • Sul - 19%
  • Nordeste - 20%
  • Centro-Oeste - 7%
  • Norte - 5%

Resultados e perspectivas

A Clube Turismo também celebra resultados financeiros sólidos, com faturamento estimado em R$ 240 milhões em 2024 e expectativa de alcançar R$ 260 milhões em 2025.

Além do crescimento numérico, a empresa tem conquistado reconhecimento institucional e investido em ações para fortalecer a rede, como programas de conversão de bandeiras e parcerias estratégicas com fornecedores homologados, que atendem critérios rigorosos de qualidade e capacidade.

PANROTAS / Filip Calixto
A  Clube Turismo realiza este final de semana o ProClube, que recebe mais de 300 profissionais em Maceió
A Clube Turismo realiza este final de semana o ProClube, que recebe mais de 300 profissionais em Maceió

Ana Virgínia finaliza destacando a importância da rede colaborativa para a continuidade do crescimento:

"É muito gratificante ver o espírito colaborativo da nossa rede, que atua unida para fortalecer suas operações e a presença da marca. Esse é o principal motor do nosso sucesso".

A reportagem da PANROTAS viaja a convite da Clube Turismo

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados