Filip Calixto   |   29/07/2025 18:25

Janaína Araújo destaca o papel transformador do agente do futuro no PANROTAS Next

Carreira, propósito e inovação em foco na palestra comandada pela CEO da Lékè Representação

PANROTAS / Filip Calixto
Janaína Araújo
Janaína Araújo

CUIABÁ (MT) - Durante o PANROTAS Next Cuiabá, realizado hoje (29), a empresária e estrategista internacional de Turismo Janaína Araújo, CEO da Lékè Representação e Turismo e representante oficial de Curaçao no Brasil, compartilhou uma visão provocadora e inspiradora sobre os rumos da profissão de agente de viagens.

Em sua palestra "O Agente de Viagens do Futuro: Carreira, Propósito e Inovação em um Mundo em Transformação", Janaína convidou os participantes a repensarem seu papel na cadeia do Turismo e a assumirem uma postura mais estratégica e conectada com as novas demandas do mercado.

Segundo ela, o agente do futuro deixa de ser um mero vendedor de pacotes para se tornar um curador de experiências transformadoras, capaz de conectar culturas, mundos e emoções.

"Esse novo agente é, ao mesmo tempo, digital e humano. Ele não opera no automático, é curioso, proativo e assume também o papel de educador"

Janaína Araújo, CEO da Lékè Representação e Turismo

Para se adaptar a esse novo cenário, Janaína propôs uma reflexão sobre três camadas de competências que precisam ser desenvolvidas por quem atua no setor:

  • Hard skills: as habilidades técnicas fundamentais, como domínio de idiomas, ferramentas como Excel e conhecimentos financeiros, normalmente adquiridas por meio de treinamentos.
  • Soft skills: voltadas ao comportamento interpessoal, incluem liderança, comunicação eficaz, trabalho em equipe, empatia, adaptabilidade e criatividade.
  • Inner skills: competências emocionais, mentais e espirituais, que envolvem inteligência emocional, mindfulness, clareza de propósito e autoconhecimento.

"Enquanto as soft skills ajudam na forma como nos relacionamos com os outros, as inner skills dizem respeito a como lidamos com o nosso próprio mundo interior", explicou.

Idealizadora do "Desert Women Summit Brasil", evento que promove experiências transformadoras e impacto social no deserto do Marrocos, Janaína reforçou a importância de atuar com propósito em um mundo acelerado pela tecnologia e pela inteligência artificial. "É por meio da conexão verdadeira com o cliente que o agente de viagens vai garantir relevância e fidelização no futuro", concluiu.

O PANROTAS Next Cuiabá é patrocinado por Bahia Turismo, Copa Airlines, CVC, Europ Assistance, Governo da Bahia, Turismo de Curaçao, Turismo do Paraná, Setur-ES com Sebrae, Visual Turismo, com o apoio do Deville Cuiabá e Trade Turismo.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados