GEA aposta em diferenciais para se consolidar no Brasil e crescer de forma sustentável
Diretoria do Grupo no País conversou com o Portal PANROTAS no 1º Encontro Nacional do GEA Brasil

Há três anos no Brasil, o Grupo GEA busca se consolidar de forma sustentável no País, apostando em seus diferenciais como um facilitador para o dia a dia dos agente de viagens.
Carlos Baptista, parte do Conselho de Administração do GEA Brasil, destacou que o grande objetivo é responder às necessidades das agências e dar valor aos agentes, com suporte, fornecedores maduros e tecnologia facilitadora. "A experiência em outros mercados como Portugal e Argentina, que já são consolidados, nos ajudam a antecipar as necessidades dos agentes", destacou.
Para se consolidar no mercado, o GEA se apoia nos seus diferenciais de suporte. Carlos Baptista destacou a evolução do GEA conforme o mercado e o momento.
"Em Portugal, o GEA existe há 22 anos. As necessidades dos agentes àquela época não são as mesmas de hoje. Isso faz toda a diferença: o projeto do GEA é evolutivo e responde àquilo que são os desafios colocados aos agentes de viagens"
Carlos Baptista, parte do Conselho de Administração do GEA Brasil
A diretora Comercial do Grupo GEA Brasil, Claudia Bagna, acredita que a filosofia do GEA, seus serviços – como tecnologia e marketing digital – e suporte com rentabilidade são os grandes fatores que atraem os agentes de viagens.
"Eu acredito muito na filosofia do GEA, mas o agente de viagens também nos escolhe pela rentabilidade. As agências que precisam aumentar a renda, buscam fornecedores maduros e serviços que facilitem o marketing da empresa, podem nos procurar"
Claudia Bagna, diretora Comercial do GEA Brasil
Crescimento sustentável

O GEA Brasil busca alcançar as 200 agências associadas ainda este ano. Até agora, 133 já estão cadastradas. O trabalho passa muito pelo marketing do GEA e pelo "boca a boca".
"As próprias agências já cadastradas falam sobre o GEA. Então nosso trabalho já é adiantado aí, eles nos indicam outras agências em potencial e nós entramos em contato", destacou Cláudia.
Ainda assim, são necessários alguns pré-requisitos, como CNPJ ativo e cadastro no Cadastur. O grupo cobra uma mensalidade que é tratada como um "comprometimento" por parte da agência de viagens. "Nesse valor estão inclusas todas as tecnologias, todo o serviço, a assessoria jurídica e o nosso suporte", explicou Claudia.
Apesar de visar esse crescimento, o projeto do GEA implica cautela para alcançar um crescimento sustentável, conforme destacou Carlos Baptista.
"Nós viemos ao Brasil para um projeto de longo prazo. Não estamos em uma corrida de 100 metros, mas em uma maratona. Nosso objetivo é crescer, mas faremos isso com nossa proposta de valor, alcançando os números organicamente com os investimentos que estamos fazendo"
Carlos Baptista, parte do Conselho de Administração do GEA Brasil
Ricardo Roman, CO-CEO da Interamerican Network, sócia do GEA no Brasil, destacou também a expertise internacional do Grupo como fator crucial para crescer no Brasil. A Interamerican trabalha juntamente ao marketing do GEA, facilitando comunicações. "E além disso, os parceiros de mídia têm um papel importante nesse processo, de consolidar a marca no Brasil", explicou.
O projeto do GEA no País também passa por uma agenda de eventos que deve ser olhada com cautela pela diretoria. Em 2026, a ideia é estar presente em eventos estratégicos para conectar com agências em potencial e fornecedores que podem agregar ao Grupo. Ainda este ano, a presença nas convenções internacionais, em Portugal e Argentina, também são vistas como estratégicas.
Investimento em tecnologia
As novidades de tecnologia que o GEA Brasil trazem para as agências associadas no País já foram implementadas fora. Existem outras soluções possíveis de trazer ao Brasil – bem como criar a partir das especificidades do mercado –, mas o foco agora é a implementação e a entrega do que foi prometido.
"O projeto no Brasil é um bebê. Temos que aplicar as tecnologias e sentir a maturidade do projeto. Logo vamos entender outras plataformas que podemos implementar aqui, e as necessidades que os agentes do Brasil possuem", disse Baptista.
Neste 1º Encontro Nacional, o GEA Brasil apresentou suas inovações tecnológicas dedicas aos agentes de viagens, como Intranet modernizado e com novas funções, ferramentas de autologin e metabuscador de hotéis, e mais.
América Latina cresce no GEA e Brasil é mercado importante

O Brasil é o projeto mais recente do GEA até agora. Neste segundo semestre, o Grupo irá abrir uma "filial" no México, com o objetivo de crescer na América Latina e alcançar sete países.
O GEA nasceu em Portugal e desembarcou na Argentina há 17 anos. Com um projeto já consolidado por lá, com 800 agências cadastradas, o Grupo foi para o Peru e depois Brasil. Marcelo Capdevila, presidente do Grupo GEA para a América Latina, destaca o potencial da região e como o Grupo pode crescer ainda mais por aqui.
"O Brasil é o país mais importante da região, em tamanho, em potencial de agências, em engajamento. Nós iremos trabalhar assim como outros mercados, focando na maior rentabilidade das agências por meio da parceria com fornecedores maduros"
Marcelo Capdevila, presidente do Grupo GEA para a América Latina
A PANROTAS é media partner do 1º Encontro Nacional do GEA Brasil