4° Donas de Agências Ricas encerra programação no Rio de Janeiro; veja todas as fotos
Cerca de 80 agentes de viagens em busca de especialização no mercado premium marcaram presença no evento

A versão 2025 do Donas de Agências Ricas (D.A.R) Premium Travel Summit, um dos mais importantes eventos de mentoria do Turismo brasileiro, chegou ao fim, nesta quarta-feira (17), no Rio de Janeiro. No último dia, cerca de 80 agentes de viagens de todo País em busca de especialização no mercado premium estiveram reunidos no Maravalley, novo hub de inovação digital carioca, na área do Porto Maravilha.
Foi a quarta edição do encontro idealizado por Rogéria Pinheiro, CEO da RP Travel Education, que busca alavancar vendas de agentes iniciantes no mercado de viagens premium. Foi também o primeiro D.A.R. realizado no Rio. No “oceano azul” que é o Turismo premium, como define Rogéria, o dia 17 foi pautado por “Submergir”.
“Você não volta a mesma, você volta com o que só o profundo revela”
Rogéria Pinheiro, CEO da RP Travel Education
Com a programação do encerramento do evento voltada para tecnologia e inovação, a mentora dividiu o palco do auditório no Maravalley com o engenheiro civil Eduardo Cavalcanti, presidente do Instituto Brasileiro de Inteligência Artificial (Ibia); Denis Tassitano, diretor da SAP para América Latina e Caribe, que palestrou sobre “Vendas e inovação: resultados sem perder a humanização”, e Maria Laura Sourbeck, do time da RP Travel Education e designer de experiências especializada em Estratégia Sensorial de Vendas, que falou sobre “Os sete sentidos do Marketing”.

A quarta-feira teve ainda dois painéis reunindo alguns dos 15 fornecedores que apoiaram o encontro. “Tecnologia invisível: quando a inovação se torna parte da experiência” reuniu representantes das empresas Entrepay e Eu Viajo Seguro. Já “Ultrapersonalização: a essência da experiência premium” teve Copa Airlines, Discover Cruises, a operadora One FRT e Velle Representações.
“Ultrapersonalização passa a ser ativo, porque monetiza o tempo por meio do trabalho de consultoria”, destacou Rogéria Pinheiro ao Portal PANROTAS. “É uma das principais tendências do mercado de viagens premium. Pequenas empreendedoras têm recursos menores, outra velocidade, e acabam ficando no limbo do Turismo premium. Mas ainda vejo muito espaço a ser ocupado. Para isso, é fundamental também abrir a mente para a implementação de novas tecnologias e para a inovação.”
Diferença entre agências de viagens
A mentora explicou as diferenças que vê entre as agências de viagens e seus consumidores nos segmentos convencional, premium e luxo.
Agências convencionais - “Cliente do mercado convencional é totalmente orientado pelo preço. Somente um varejo massificado possibilita lucro. É a base da pirâmide, porta de entrada usual quando você não pertence a determinado grupo de relacionamentos. Com a internet, fica insustentável para uma agência pequena, com custos fixos, competir nesse espaço”.
Agências de luxo - “O grande sonho dourado. Minha carreira profissional foi toda estruturada no alto luxo. É um mercado de bolhas, de códigos silenciosos, de restrições, de tradição. Se você não faz parte desse ambiente ou não tem como construir um acesso, dificilmente vai acessar esse mercado de luxo real”.
Agências premium - “O consumidor convencional também evolui. O mercado premium explodiu durante a pandemia. É o meio do caminho, onde clientes emergentes e agências menores conseguem se encontrar. Dá um match perfeito. Desde 2021 venho defendendo a estratégia do ‘oceano azul’, conceito aplicado há décadas em marketing, no Turismo premium. As agências que vão ficar no mercado, que vão sair do limbo do premium, são as que sabem comunicar o seu posicionamento”.
No dia anterior, também no Maravalley, os participantes tiveram oportunidade de assistir a palestras de Michel Alcoforado, antropólogo e autor do recém-lançado Coisa de Rico (Todavia), e de Gaby Miranda, ecoterapista e fundadora da The Seasons of You, que falou sobre “A arte do possível”. A CEO da RP Travel Education conduziu aulas com conteúdo prático e estratégico, já que um dos diferenciais do D.A.R. é justamente a proximidade entre Rogéria e os cerca de 80 mentorados, na maioria mulheres.
O dia de encerramento do Premium Travel Summit 2025 não foi diferente: teve muito conteúdo, dicas personalizadas e ferramentas práticas voltadas para vendas.