Filip Calixto   |   12/09/2025 17:49
Atualizada em 12/09/2025 17:50

Fundador do Hurb fica sem defesa após advogados abandonarem caso

João Ricardo Mendes pode ser representado pela Defensoria após renúncia coletiva, diz O Globo

Divulgação/Hurb
João Ricardo Mendes permanece em liberdade provisória, monitorado por tornozeleira eletrônica
João Ricardo Mendes permanece em liberdade provisória, monitorado por tornozeleira eletrônica

João Ricardo Mendes, fundador do Hurb, se viu novamente em apuros no âmbito judicial: os 11 advogados que o defendiam, do escritório Paulo Freitas Ribeiro Associados, especializado em direito penal empresarial, decidiram abandonar o caso. Até o momento, Mendes ainda não apresentou novos defensores, segundo informações do jornal O Globo.

Em petição protocolada nesta semana, os advogados solicitaram que a Justiça intime o empresário a indicar novos representantes. Caso isso não ocorra, a Defensoria Pública será designada para assumir sua defesa, informou o veículo.

Mendes havia deixado a prisão em julho, após quase três meses detido no Galpão da Quinta, em São Cristóvão, Zona Norte do Rio. Ele permanece em liberdade provisória, monitorado por tornozeleira eletrônica.

Embora seja alvo de investigações relacionadas ao colapso da Hurb, que prejudicou milhares de clientes que haviam comprado pacotes de viagem, a prisão preventiva do empresário foi decretada por outro motivo: furtos cometidos no Hotel Hyatt e no escritório Duda Porto Arquitetura, ambos na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio. Segundo as apurações, ele teria subtraído obras de arte, quadros, uma carteira e um iPad, detalhou O Globo.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Filip Calixto

Conteúdos por

Filip Calixto

Filip Calixto tem 7198 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Integrante da equipe PANROTAS desde 2019, atua na cobertura de Turismo com olhar tanto para as tendências do mercado quanto para histórias que movimentam o setor. Formado em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo e também em Processos Fotográficos, formações que permitem colaborar de forma dupla com a redação - entre textos e imagens. Fora do trabalho, encontra inspiração no samba, no cinema, na literatura e nos esportes