Da Redação   |   12/08/2021 08:00

5 dicas da retomada do Turismo para turbinar suas vendas

Bem-estar e Saúde, Viagens para Celebrar, Meu Brasil Brasileiro, Vínculo com o Cliente e Vem, Verão


Leia a Revista PANROTAS desta semana e se aprofunde nessas e outras dicas. Veja no fim da página
Leia a Revista PANROTAS desta semana e se aprofunde nessas e outras dicas. Veja no fim da página

Com o avanço da vacinação, os índices de internação e óbitos por covid-19 caem gradualmente no Brasil. Como resultado, o consumidor volta a ficar confiante para viajar, a demanda represada se solta, e a ideia de curtir as férias fora do isolamento vai se tornando palpável.

Do lado do agente de viagens, como aproveitar o melhor da retomada das viagens a lazer no Brasil? Os cinco insights a seguir foram destacados pelos analistas do TRVL LAB/ELO para que o seu negócio se alinhe com os desejos do consumidor pós-pandemia. Eles foram tirados da pesquisa “As viagens de lazer em um mundo pós-vacina – Insights para o Turismo – 2ª edição”, que está na Revista PANROTAS desta semana (acompanhe na íntegra no fim da página).

Confira:

1 – BEM-ESTAR E SAÚDE
Durante a pandemia, houve um aumento da preocupação com a saúde em geral, bem-estar físico e mental, com mais tempo de qualidade em família. “As viagens de lazer podem incentivar estes novos hábitos e comportamentos, entregando experiências conectadas ao bem-estar que permitam que viajantes desfrutem de tempo valioso consigo mesmo e com sua família de forma potencializada”, analisa a diretora da Mapie e analista do TRVL LAB, Carolina Sass de Haro.

PANROTAS / Emerson Souza
Carolina Sass de Haro, da Mapie e TRVL LAB
Carolina Sass de Haro, da Mapie e TRVL LAB
Um menu de experiências pode ajudar o hóspede a cumprir seus objetivos e o meio de hospedagem ou destino a fidelizar e fazer mais negócios com esse cliente. Experiências conectadas ao destino e personalizadas saem na frente. Veja que para alguns relaxar é ficar à beira do mar, para outros dançar, para alguns um programa em um spa e para muitos fazer exercícios, sejam indoor ou explorando a natureza em trilhas e esportes mais radicais. Entenda o que seu cliente quer dizer com “relaxar”, “desconectar”, “reconectar” e crie esse menu para ele.

2 – VIAGENS PARA CELEBRAR
Mais de 50% dos viajantes querem celebrar a vida e os momentos durante suas viagens. Sempre há uma data especial a ser comemorada, uma conquista, uma relação... ainda mais em épocas de pandemia. “Depois de um período difícil e de distanciamento, viajantes desejam viver novas experiências e aproveitar para usufruir de cada momento que a vida possibilita. Para isso é importante que destinos e fornecedores de Turismo estejam de olho nas oportunidades, pois a velha programação de lazer não atenderá ao desejo ampliado de viver. É preciso turbinar a experiência e entregar inúmeras oportunidades de momentos memoráveis”, diz Carolina. Diversão, relaxamento, bem-estar, celebração...está tudo conectado nos anseios do novo viajante pós-pandemia.

3 – MEU BRASIL BRASILEIRO
O próximo verão vai ter o Brasil como grande destaque, e é importante que tudo funcione, que hotéis e destinos fidelizem o cliente que teve de trocar a ida ao Exterior por um destino nacional. Ele está adorando redescobrir o País ou ao menos olhar sua diversidade e nichos com outros olhos. O trade precisa agora manter essa vibe, mesmo depois da reabertura das fronteiras. Acreditamos que vai faltar lugar tanto no Brasil quanto para o Exterior na temporada de verão, pois, além do efeito manada da demanda reprimida, há muitas remarcações e créditos que precisam ser cumpridos. Incentive os viajantes a se planejarem, mesmo que para meados de 2022.

PANROTAS / Alexandre Campbell
Santo André, na Bahia
Santo André, na Bahia
“O brasileiro está disponível e desejando conhecer o Brasil, é hora de reforçar a comunicação e o relacionamento com clientes, demonstrando a infinidade de opções disponíveis, que certamente atendem aos mais variados perfis”, completa a executiva da Mapie e do TRVL LAB. E apesar da preferência pelo Sol e Praia, lembre-se que itens como bem-estar, viagens em família e entretenimento estão presentes em todo o Brasil e os nichos estão mais em evidência que nunca, mesmo nas grandes cidades. Mais uma vez: escute o cliente e ofereça as viagens e atividades mais adequadas a seu perfil e desejos.

4 – MAIS VÍNCULO COM O CLIENTE
Os viajantes disseram ao TRVL LAB que, neste momento, encontrar uma ótima promoção de voo ou hotel (44,52%) é um bom motivador para planejar uma viagem, mas as histórias de satisfação de conhecidos, o famoso boca a boca (41,67%), também têm um peso importante.

“Os canais diretos são os preferidos pelos viajantes brasileiros para reserva e compra de suas próximas viagens, seguido das agências de viagens on-line e das agências de viagens. Lembre-se: o cliente atual é mais digital e multicanal. Ele está considerando todas as opções e conveniência com informação especializada e customizada. O momento nunca foi tão propício para fortalecer as relações com a sua base de clientes, criando vínculos duradouros”, explica Carolina de Haro.

A hora é de mostrar seus diferenciais, e fortalecer a relação com seus clientes. A multicanalidade está mais forte, ancorada no digital, mas também na relação de confiança e na qualidade do serviço, por mais que as promoções ainda sejam atraentes para que o consumidor se decida por uma viagem.

5 - VEM, TEMPORADA DE VERÃO
Tudo está convergindo para que o verão 2021/22 seja o melhor da história para as viagens domésticas. Vacinação, controle da doença, aprendizados de tratamento, protocolos bem disseminados, viajante consciente e querendo viajar, empresas prontas e malha aérea retomada.

Segundo a pesquisa TRVL LAB/ ELO, essas viagens do segundo semestre até o fim do verão serão de avião, para hotéis confortáveis em destinos de praia, serra/montanha e cidades do interior. “Com o controle da pandemia e as novas informações científicas sobre as formas de transmissão, é possível rever alguns protocolos, mantendo aqueles que são essenciais, como uso obrigatório de máscaras em espaço fechado, distanciamento mínimo e ventilação adequada”, diz Carol Sass de Haro.

Segundo ela, empresas turísticas aprenderam a trabalhar de forma mais enxuta com mais posições multifuncionais. “É hora de aproveitar este aprendizado, sem esquecer da qualidade da entrega e da experiência, pois os clientes estão ávidos por conforto, serviço encantador e diversão. A temporada de verão sinaliza ser histórica. Aproveite para gerar lembranças positivas marcantes”, é o recado final da analista do TRVL LAB.


Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Da Redação

Da Redação tem 11147 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS