Da Redação   |   12/08/2021 08:00

5 dicas da retomada do Turismo para turbinar suas vendas

Bem-estar e Saúde, Viagens para Celebrar, Meu Brasil Brasileiro, Vínculo com o Cliente e Vem, Verão


Leia a Revista PANROTAS desta semana e se aprofunde nessas e outras dicas. Veja no fim da página
Leia a Revista PANROTAS desta semana e se aprofunde nessas e outras dicas. Veja no fim da página

Com o avanço da vacinação, os índices de internação e óbitos por covid-19 caem gradualmente no Brasil. Como resultado, o consumidor volta a ficar confiante para viajar, a demanda represada se solta, e a ideia de curtir as férias fora do isolamento vai se tornando palpável.

Do lado do agente de viagens, como aproveitar o melhor da retomada das viagens a lazer no Brasil? Os cinco insights a seguir foram destacados pelos analistas do TRVL LAB/ELO para que o seu negócio se alinhe com os desejos do consumidor pós-pandemia. Eles foram tirados da pesquisa “As viagens de lazer em um mundo pós-vacina – Insights para o Turismo – 2ª edição”, que está na Revista PANROTAS desta semana (acompanhe na íntegra no fim da página).

Confira:

1 – BEM-ESTAR E SAÚDE
Durante a pandemia, houve um aumento da preocupação com a saúde em geral, bem-estar físico e mental, com mais tempo de qualidade em família. “As viagens de lazer podem incentivar estes novos hábitos e comportamentos, entregando experiências conectadas ao bem-estar que permitam que viajantes desfrutem de tempo valioso consigo mesmo e com sua família de forma potencializada”, analisa a diretora da Mapie e analista do TRVL LAB, Carolina Sass de Haro.

PANROTAS / Emerson Souza
Carolina Sass de Haro, da Mapie e TRVL LAB
Carolina Sass de Haro, da Mapie e TRVL LAB
Um menu de experiências pode ajudar o hóspede a cumprir seus objetivos e o meio de hospedagem ou destino a fidelizar e fazer mais negócios com esse cliente. Experiências conectadas ao destino e personalizadas saem na frente. Veja que para alguns relaxar é ficar à beira do mar, para outros dançar, para alguns um programa em um spa e para muitos fazer exercícios, sejam indoor ou explorando a natureza em trilhas e esportes mais radicais. Entenda o que seu cliente quer dizer com “relaxar”, “desconectar”, “reconectar” e crie esse menu para ele.

2 – VIAGENS PARA CELEBRAR
Mais de 50% dos viajantes querem celebrar a vida e os momentos durante suas viagens. Sempre há uma data especial a ser comemorada, uma conquista, uma relação... ainda mais em épocas de pandemia. “Depois de um período difícil e de distanciamento, viajantes desejam viver novas experiências e aproveitar para usufruir de cada momento que a vida possibilita. Para isso é importante que destinos e fornecedores de Turismo estejam de olho nas oportunidades, pois a velha programação de lazer não atenderá ao desejo ampliado de viver. É preciso turbinar a experiência e entregar inúmeras oportunidades de momentos memoráveis”, diz Carolina. Diversão, relaxamento, bem-estar, celebração...está tudo conectado nos anseios do novo viajante pós-pandemia.

3 – MEU BRASIL BRASILEIRO
O próximo verão vai ter o Brasil como grande destaque, e é importante que tudo funcione, que hotéis e destinos fidelizem o cliente que teve de trocar a ida ao Exterior por um destino nacional. Ele está adorando redescobrir o País ou ao menos olhar sua diversidade e nichos com outros olhos. O trade precisa agora manter essa vibe, mesmo depois da reabertura das fronteiras. Acreditamos que vai faltar lugar tanto no Brasil quanto para o Exterior na temporada de verão, pois, além do efeito manada da demanda reprimida, há muitas remarcações e créditos que precisam ser cumpridos. Incentive os viajantes a se planejarem, mesmo que para meados de 2022.

PANROTAS / Alexandre Campbell
Santo André, na Bahia
Santo André, na Bahia
“O brasileiro está disponível e desejando conhecer o Brasil, é hora de reforçar a comunicação e o relacionamento com clientes, demonstrando a infinidade de opções disponíveis, que certamente atendem aos mais variados perfis”, completa a executiva da Mapie e do TRVL LAB. E apesar da preferência pelo Sol e Praia, lembre-se que itens como bem-estar, viagens em família e entretenimento estão presentes em todo o Brasil e os nichos estão mais em evidência que nunca, mesmo nas grandes cidades. Mais uma vez: escute o cliente e ofereça as viagens e atividades mais adequadas a seu perfil e desejos.

4 – MAIS VÍNCULO COM O CLIENTE
Os viajantes disseram ao TRVL LAB que, neste momento, encontrar uma ótima promoção de voo ou hotel (44,52%) é um bom motivador para planejar uma viagem, mas as histórias de satisfação de conhecidos, o famoso boca a boca (41,67%), também têm um peso importante.

“Os canais diretos são os preferidos pelos viajantes brasileiros para reserva e compra de suas próximas viagens, seguido das agências de viagens on-line e das agências de viagens. Lembre-se: o cliente atual é mais digital e multicanal. Ele está considerando todas as opções e conveniência com informação especializada e customizada. O momento nunca foi tão propício para fortalecer as relações com a sua base de clientes, criando vínculos duradouros”, explica Carolina de Haro.

A hora é de mostrar seus diferenciais, e fortalecer a relação com seus clientes. A multicanalidade está mais forte, ancorada no digital, mas também na relação de confiança e na qualidade do serviço, por mais que as promoções ainda sejam atraentes para que o consumidor se decida por uma viagem.

5 - VEM, TEMPORADA DE VERÃO
Tudo está convergindo para que o verão 2021/22 seja o melhor da história para as viagens domésticas. Vacinação, controle da doença, aprendizados de tratamento, protocolos bem disseminados, viajante consciente e querendo viajar, empresas prontas e malha aérea retomada.

Segundo a pesquisa TRVL LAB/ ELO, essas viagens do segundo semestre até o fim do verão serão de avião, para hotéis confortáveis em destinos de praia, serra/montanha e cidades do interior. “Com o controle da pandemia e as novas informações científicas sobre as formas de transmissão, é possível rever alguns protocolos, mantendo aqueles que são essenciais, como uso obrigatório de máscaras em espaço fechado, distanciamento mínimo e ventilação adequada”, diz Carol Sass de Haro.

Segundo ela, empresas turísticas aprenderam a trabalhar de forma mais enxuta com mais posições multifuncionais. “É hora de aproveitar este aprendizado, sem esquecer da qualidade da entrega e da experiência, pois os clientes estão ávidos por conforto, serviço encantador e diversão. A temporada de verão sinaliza ser histórica. Aproveite para gerar lembranças positivas marcantes”, é o recado final da analista do TRVL LAB.


Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias