Retomada do luxo é real, mas o período nunca foi tão desafiador
Preço do aéreo, regras da covid e volume de trabalho estão tomando o tempo dos agentes de luxo
Cofres se enchendo novamente, mas não sem inúmeros desafios. Praticamente todos os profissionais ouvidos nos corredores da ILTM relatam preços exorbitantes no tíquete médio aéreo internacional; dificuldades em se manter atualizado com as regras de pandemias e fronteiras; reservas para embarque em curtíssimo prazo, entre outros.
GOYA BY COPASTUR - RENATA GARCIA

"O que era só México e Maldivas agora está mudando para França, Estados Unidos e outros países que reabriram mais recentemente. Mas fato é que estamos vivendo o revenge travel na Goya e tivemos de aumentar a equipe para dar conta de uma demanda tão diversificada", afirma. "Estamos sentindo uma certa euforia com o momento de vacinação e de melhora no quadro da pandemia. Há clientes reservando para 2022, outros para voar imediatamente. Essa semana emiti França para uma cliente que cotou na terça-feira e já embarca na sexta. Estamos trabalhando muito, acompanhando o cliente em toda a jornada da viagem."
INTERPOINT - FREDERICO LEVY

"A oferta de voos ainda está reduzida e a demanda é explosiva. Está sendo desafiador vender Estados Unidos e outros países com as passagens nos preços atuais, mas nosso desempenho é bem positivo. Suíça, Canadá, França... conforme os destinos foram reabrindo, o impacto nas vendas era sentido diretamente. São países com muita demanda dos nossos clientes e estamos trabalhando mais do que costumávamos no pré-pandemia. É desafiador ser a fonte de informação do passageiro para temas como regras de entrada e vistos, mas é papel do agente", conclui Levy.
TRANSEUROPA - EBY PIASKOWI

FÓRMULA VIAGENS E TURISMO - ANA CRISTINA VILLAÇA

"O tíquete médio subiu consideravelmente devido a esse comportamento. Tanto nas viagens nacionais, que ainda se sobressaem, quanto nas internacionais, eles estão querendo aproveitar a vida, procurando locais insólitos, praias, desertos, destinos de natureza e gastando mais. Estados Unidos e destinos da Europa estão em curva ascendente neste fim de ano e temos registrado muitas reservas para embarque em 2022."
PLANTEL TURISMO - RICARDO WERWIE
Os profissionais da Plantel Turismo estão se desdobrando para obter informações sobre vistos e aberturas de fronteiras, diz Ricardo Werwie. "Este tem sido nosso principal trabalho, pois as informações são muito dinâmicas. Temos de reaprender tudo. A maneira do operador trabalhar se alterou demais na pandemia. Outro desafio é lidar com o preço dos bilhetes aéreos, que estão mais caros do que nunca."
JET SET - CARLOS HENRIQUE ABATAYGUARA

"A reabertura dos EUA vai impactar o mercado completamente. A Europa ganha um concorrente de peso. Esperamos que isso de alguma forma abaixe o preço dos bilhetes aéreos. As companhias aéreas estão com oferta reduzida e as taxas estão exorbitantes."