Movida

Da Redação   |   01/06/2018 13:50

Indonésia emite alerta máximo após erupção vulcânica

Voos ainda não foram afetados no Aeroporto Internacional de Jogjacarta


Nesta sexta-feira, as autoridades da Indonésia emitiram o alerta vermelho de aviação após uma erupção do vulcão Merapi, na ilha de Java, responsável por uma coluna de cinza de seis quilômetros de altura e por ter queimado áreas de florestas perto da cratera.

O Centro de Vulcanologia e Mitigação de Perigos Geológicos da Indonésia emitiu a advertência após dez minutos da erupção, que durou dois minutos e foi acompanhada de tremores. No entanto, o alerta de erupção permanece no nível 2 (em uma escala na qual 4 é o máximo).

Por enquanto, a nuvem de cinza, que se espalhou para o norte, leste e sul de Merapi, não afetou as operações do Aeroporto Internacional de Jogjacarta, localizado a cerca de 30 quilômetros do vulcão.

Os analistas da agência indonésia mantêm a área de segurança em um raio de três quilômetros ao redor da cratera e asseguraram que a ascensão do magma “levará tempo” já que está a 3.000 metros sob a superfície do vulcão, segundo Sutopo.

As erupções do vulcão começaram no dia 11 de maio após um período de inatividade de quatro anos e provocaram a evacuação temporária de mais de 500 moradores, mas não houve registro de mortes.


*Fonte: Agência Brasil

conteúdo original: https://bit.ly/2Jll2b6

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias