Da Redação   |   15/02/2019 17:31

Concessão de Congonhas deve ter pista única como requisito

Aeroporto da capital paulista conta hoje com duas pistas, que seriam transformadas em apenas uma, ganhando aumento no número de slots


Emerson Souza
Aeroporto deve passar por grandes mudanças de operação
Aeroporto deve passar por grandes mudanças de operação
Uma das exigências para a concessão do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, é uma grande reforma, que transformará as duas pistas existentes em apenas uma central, e as obras custariam mais de R$ 1 bilhão. As informações foram divulgadas pelo jornal Valor Econômico, que revelou os planos de uma mudança significativa nas operações do aeroporto da capital paulista.

Leia também:
Secretário de Aviação prepara concessão de 12 aeroportos

Procurada pelo Portal PANROTAS, a Secretaria de Aviação Civil disse que “as questões relacionadas aos investimentos e a concessão do Aeroporto de Congonhas serão tratadas após a elaboração dos estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental (EVTEA) do terminal”.

Ainda na resposta, a secretaria explicou que os estudos serão iniciados no segundo semestre de 2020, após a realização da sexta rodada de concessões aeroportuárias. Um problema seria a necessidade do aeroporto fechar durante as obras.

De acordo com a reportagem do Valor, a pista única teria cerca de 2 mil metros, saídas rápidas para taxiamento e concreto poroso, que seria responsável por reforçar a segurança em freadas súbitas. Dessa maneira, o número de slots também deve aumentar. Nesta semana, o presidente Jair Bolsonaro revelou a previsão de 23 leilões em 100 dias, sendo doze aeroportos.

Tópicos relacionados