Da Redação   |   17/10/2019 10:09

Governo Bolsonaro vai privatizar 53 aeroportos até 2021

A declaração do ministro aconteceu durante a apresentação da nova aeronave da Azul. O E195-E2 é o maior avião comercial comercia já fabricado no Brasil

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, anunciou, nesta quarta-feira (16), em Brasília, que o Governo Federal pretende entregar para a iniciativa privada 53 aeroportos até 2021. "Além das concessões dos aeroportos operados pela Infraero, o governo pretende investir no desenvolvimento da aviação regional. Este ano já foram licitados 12 aeroportos", pontuou.

Antonio Maciel
O ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas
O ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas

A previsão é que, no próximo ano, sejam concedidos mais 22 terminais. No final de 2021, serão mais 19 aeroportos. "Já estamos terminando os estudos do novo pacote de concessões - estamos acabando este mês aquilo que vamos licitar no ano que vem. Não paramos. Estamos com o pé no acelerador", disse o ministro. "Nosso plano aéreo nacional está em pleno desenvolvimento, e estamos usando os recursos que vêm das concessões, os recursos das outorgas para fazer investimento nos equipamentos da aviação regional".

A declaração do ministro aconteceu durante a apresentação da nova aeronave que a Azul recebeu da Embraer. O E195-E2 é o maior avião comercial comercial fabricado pelo Brasil. "Estamos vendo aqui uma aposta que vai ser bem-sucedida", disse o ministro durante a cerimônia. "Estamos vendo investimentos e, da nossa parte, não vão ser oito novos destinos operados pela Azul no ano que vem, vão ser 15", acrescentou.

A partir de 8 de novembro, o E195-E2 passa a voar em duas rotas operadas pela Azul no Nordeste. A Azul deve operar voos com o novo avião em cinco destinos. As rotas sairão de Viracopos e Confins, em Minas Gerais, para cidades como Brasília, Curitiba e Porto Alegre. O avião também deve voar saindo de Maceió, em Alagoas, e Petrolina, em Pernambuco, para Salvador, na Bahia.

O novo avião da Embraer pode alcançar a distância de até 4.537 quilômetros e voar à velocidade de 870 Km/h. O E195-E2 tem ainda capacidade para transportar maior volume de carga útil, o que deve ajudar a Azul, empresa que já utiliza aviões da Embraer, a operar novos destinos.

Por Antônio Maciel, especialmente para o Portal PANROTAS

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Da Redação

Da Redação tem 11151 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS