Vinicius Novaes   |   06/01/2020 12:09

Aeroporto de Salvador recebe nova certificação ambiental

O Salvador Bahia Airport recebeu o nível 2 da certificação ACA, concedida pela organização Airport Council International e que reconhece ações de redução de CO2

O Salvador Bahia Airport recebeu o nível 2 da certificação ACA (Airport Carbon Accreditation), concedida pela organização Airport Council International (ACI) e que reconhece a implementação de ações e projetos voltados para a redução das emissões de carbono.

A certificação é resultado do trabalho desenvolvido pelo aeroporto em diferentes frentes, incluindo melhorias do sistema de climatização, instalação de dispositivos inteligentes como sensores de presença nas escadas, elevadores e banheiros e substituição de lâmpadas convencionais por LED, o que foi responsável pela redução de 134 toneladas de gás carbônico emitido.

Divulgação
Além disso, o Salvador Bahia Airport deu início à instalação de uma usina solar, tornando-se o primeiro aeroporto do país a contar com um equipamento do tipo abastecendo o terminal. A planta, um investimento de cerca de R$ 16 milhões, terá 11 mil painéis solares, representando 4.215 KWp de potência instalada para uma produção anual de 6,3 milhões de KWh. A previsão é de que o equipamento entre em operação na segunda quinzena de fevereiro.

Mensalmente, a usina terá capacidade para produzir 550 mil KWh de energia, suprindo 32% do consumo atual do terminal e representando o equivalente ao necessário para abastecer 3,8 mil casas populares. Quando estiver em pleno funcionamento, a usina vai diminuir ainda em 30% a pegada de carbono do Aeroporto, ou seja, 690 toneladas ao ano.

OUTROS RECONHECIMENTO
A obtenção da certificação ACA em nível 2 soma-se a outras conquistas do aeroporto na área de sustentabilidade ao longo de 2019. Em janeiro desse ano, o Salvador Bahia Airport já tinha sido o primeiro das regiões Norte/Nordeste e o segundo do Brasil a obter a certificação ACA em nível 1.

Já em outubro, o Aeroporto de Salvador foi reconhecido como “aeroporto verde” durante conferência anual do Conselho Internacional de Aeroportos da América Latina e Caribe (ACI-LAC), que premiou a Estação de Tratamento de Efluentes, implantada em 2018, o trabalho de eficiência energética e o gerenciamento do risco da fauna desenvolvidos no Salvador Bahia Airport.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Vinicius Novaes

Vinicius Novaes tem 1206 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS