Victor Fernandes   |   03/08/2020 15:30
Atualizada em 03/08/2020 17:40

Reino Unido testa se cães podem farejar covid-19

Segundo pesquisadores, as doenças respiratórias alteram o odor corporal e cães podem detectá-las.

Pesquisadores da London School of Hygiene and Tropical Medicine, em colaboração com a instituição de caridade Medical Detection Dogs e a universidade de Durham estão realizando testes para verificar se cães farejadores de aeroportos conseguem ser treinados para detectar o covid-19 em viajantes antes mesmo que os sintomas apareçam. De acordo com o portal CNN Travel, o governo do Reino Unido deu à equipe mais de US$ 600 mil para investir na pesquisa.

De acordo com os envolvidos no novo estudo, as doenças respiratórias alteram o odor corporal, e eles acham que cães treinados serão capazes de captar essa mudança em pacientes com coronavírus. Inicialmente, foram recrutados seis cães das raças labrador ou cocker spaniel para realizar os testes. É importante ressaltar que já existem cães treinados para detectar infecções e doenças, como câncer, malária e Parkinson.

"O novo estudo se baseia em anos de pesquisa que já fizemos como equipe para demonstrar que pessoas que têm uma infecção por malária têm um odor corporal distinto e mostramos que os cães podem ser treinados para detectar isso com uma precisão muito alta", afirmou o pesquisador principal do projeto e chefe do departamento de controle de doenças da London School of Hygiene and Tropical Medicine, James Logan.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Victor Fernandes

Victor Fernandes tem 6060 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS