Nathalia Ribeiro   |   14/02/2022 10:08
Atualizada em 14/02/2022 10:09

FLN, VIX e MEA ganham centro de controle operacional remoto

Aeroportos de Florianópolis, Vitória e Macaé são geridos pela Zurich Airport Brasil


Divulgação
A ferramenta permite monitoramento, acesso e atuação remota no controle de operação dos aeroportos
A ferramenta permite monitoramento, acesso e atuação remota no controle de operação dos aeroportos
A administradora dos aeroportos de Florianópolis, Vitória e Macaé, Zurich Airport Brasil, implantou um novo formato de gestão para o CCA - Centro de Coordenação Aeroportuária. A implementação do ROC (Remote Operational Center) traz uma solução integrada que permite o monitoramento, acesso e atuação remota no controle de operação dos aeroportos, a partir de uma base central. A solução desenvolvida pelos times de Tecnologia (TI) e Operações da concessionária levou cerca de quatro meses, entre fases de estudos e testes, até a implementação, iniciada em janeiro de 2022.

Com a integração de diferentes sistemas, a equipe que atua no ROC se conecta a qualquer um dos aeroportos da empresa. O acesso remoto permite o manuseio do sistema integrado, possibilitando a administração de tarefas como alocação de aeronaves, comunicação com a Torre de Controle, comunicação com a equipe de pátio, além do próprio CCA local.

“Elevamos o escopo do Centro de Coordenação Aeroportuária a outro nível, desenvolvendo um modelo pioneiro em nossos aeroportos. Com o acesso integral e remoto, ganhamos em performance, garantindo um controle e atuação mais eficazes, ampliando a capacidade de atendimento e de segurança, além de possibilitar uma comunicação mais fluida entre os aeroportos do grupo. Tudo isso gera ainda mais excelência operacional”, destaca o CEO, Ricardo Gesse.

A empresa já havia implantado outros projetos no segmento de aeroportos no País, como é o caso da inspeção por drones do sítio aeroportuário; a instalação de um Laboratório de Inovação dentro do aeroporto para testes e homologação de novos processos e iniciativas; e ainda, no Brasil, o Aeroporto Internacional de Florianópolis foi o primeiro do País a iniciar os testes de embarque por biometria.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Nathalia Ribeiro

Nathalia Ribeiro tem 1032 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS