Novo terminal do aeroporto de Fernando de Noronha deve ser entregue no 2° semestre de 2026
Atualmente, a sala de embarque é provisória, cercada por tapumes, mas já em operação

Não é de hoje que o Aeroporto de Fernando de Noronha passa por uma importante transformação. De um lado, as recentes obras de requalificação da pista de pousos e decolagens e do pátio de aeronaves, que estão sendo feitas pelo Governo de Pernambuco, com fiscalização da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Do outro, as obras de ampliação e modernização do terminal, realizadas pela concessionária Dix Aeroportos, que seguem em andamento e prometem aprimorar a experiência dos passageiros que chegam e deixam a ilha diariamente.
Em entrevista ao Portal PANROTAS, Hayrton Almeida, presidente do Visite Noronha, e Débora Linhares, diretora executiva da entidade, afirmaram que a previsão é que o novo terminal seja entregue no segundo semestre de 2026. Atualmente, a sala de embarque é provisória, cercada por tapumes, mas já em operação. Já a pista de pouso, que passou por um processo de reparo emergencial, já permite a operação de voos a jato.

"Essa obra é de responsabilidade do governo de Pernambuco. Eles concluíram o eixo central e agora seguem com as laterais e área de pátio. Houve um afundamento recentemente, mas os reparos já foram feitos. A previsão é concluir toda a pista até o fim deste ano", disse Hayrton Almeida, sobre as obras da pista.
Ainda segundo ele, a reabertura para jatos, iniciada em maio, já teve impacto direto no turismo da ilha. "Maio e junho costumavam ser meses fracos. Mas esse ano, com a volta dos jatos, tivemos bom público. Isso ajuda muito", disse.
A expectativa agora do Visite Noronha é que a conclusão total das obras do aeroporto, incluindo pista e terminal, traga ainda mais estabilidade e conforto para os visitantes e colabore com os esforços de promoção turística e atração de novos mercados, especialmente o internacional.