Pedro Menezes   |   29/11/2025 16:29
Atualizada em 29/11/2025 16:30

Trump orienta aéreas a tratarem espaço aéreo da Venezuela como fechado

Declaração eleva o tom da recomendação emitida pelo próprio governo americano em 21 de novembro

Pixabay
Segundo Trump, a mensagem se dirige não só às empresas aéreas e pilotos, mas também a narcotraficantes e traficantes de pessoas
Segundo Trump, a mensagem se dirige não só às empresas aéreas e pilotos, mas também a narcotraficantes e traficantes de pessoas

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que as companhias aéreas devem considerar o espaço aéreo da Venezuela (e regiões próximas) como totalmente fechado. A declaração eleva o tom da recomendação emitida pelo próprio governo americano em 21 de novembro, quando apenas sugeria cautela ao sobrevoar o país.

Segundo Trump, a mensagem se dirige não só às empresas aéreas e pilotos, mas também a narcotraficantes e traficantes de pessoas, indicando um endurecimento da postura de Washington em relação ao governo de Nicolás Maduro.

O aviso contrasta com o comunicado recente da Administração Federal de Aviação (FAA), que mencionava apenas o agravamento das condições de segurança e o aumento da atividade militar na Venezuela. Após o alerta da FAA, diversas companhias suspenderam voos que cruzavam o espaço venezuelano ou tinham Caracas como destino.

A reação levou o governo Maduro a revogar as licenças de pelo menos seis empresas, como Tap (Portugal), Avianca (Colômbia), Turkish Airlines e Gol (Brasil), que suspenderam as operações. Caracas acusou essas companhias de aderirem às ações de “terrorismo de Estado” promovidas pelos EUA.

A escalada acontece enquanto o governo Trump intensifica operações militares no Caribe. Desde agosto, forças dos EUA destruíram 21 embarcações no Caribe e no Pacífico sob suspeita de envolvimento com o narcotráfico, resultando em 83 mortes.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Pedro Menezes

Conteúdos por

Pedro Menezes

Pedro Menezes tem 4496 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Natural do Rio de Janeiro, Pedro Menezes é bacharel em Comunicação Social/Jornalismo e atua há 12 anos na imprensa especializada em Turismo. Atualmente, é editor do maior portal brasileiro voltado a profissionais do setor, com base em São Paulo. O jornalista tem experiência em cobertura nacional e internacional de feiras, congressos e eventos, além de pautas de política e economia ligadas ao Turismo.