Promperu promove 1° festival Perú Mucho Gusto em São Paulo
Evento acontece até o próximo domingo (7), no Parque Villa Lobos (SP), na capital paulista

Depois de passar por Nova York e Madri, chega hoje (5) a São Paulo a primeira edição do festival Perú Mucho Gusto, promovido pela Promperú.
O evento, que é aberto ao público e tem entrada gratuita, acontece no Parque Villa Lobos e vai até o próximo domingo (7), reunindo restaurantes de culinária peruana, além de cooking classes com chefs renomados, apresentações musicais e outros atrativos.
Na ocasião, a diretora da Promperú em Lima, Maria del Sol Velasquéz, falou sobre a importância do mercado brasileiro para o país andino.
"O Brasil é o quinto principal emissor de turistas para nosso destino a nível global. Os visitantes brasileiros têm um alto poder adquisitivo, gastos expressivos e permanência de dez noites no destino, aproximadamente. E é um mercado que vem evoluindo muito bem, que se recuperou rapidamente após a pandemia"
Maria del Sol, diretora da Promperú
Ela comenta que os brasileiros gostam de conhecer a cultura, as experiências e a gastronomia peruana. A gastronomia, inclusive, é um fator de mobilização turística muito importante. Por isso decidimos, dentro do plano de internacionalização, que o Brasil sediaria o nosso evento", comenta.
Segundo Maria, São Paulo é resposável, hoje, por 44% de fluxo turístico do Brasil para o destino. No ano passado, foram 184 mil brasileiros visitando o Peru.
"Esse evento é importante porque é um festival no qual não falamos apenas de gastronomia, e sim do Peru como um destino de experiências. Por meio da nossa gastronomia, contamos nossa história, mostramos nossas raízes e identidade", comenta.
Agências capacitadas pela Promperú
A diretora do escritório comercial da Promperú no Brasil, Silvia Seperack, destaca a capacitação sobre o destino realizada com agentes de viagens e operadores.

"Neste evento inaugural pudemos convidar todas as agências de viagens que capacitamos durante os últimos anos. Conseguimos capacitar, nos últimos dois anos, mais de nove mil agências, em parceria, claro, com os operadores", conta.
Ela também fala que, com os novos voos da Latam de Florianópolis para Lima, a visitação de brasileiros no destino deve crescer 20%.
"Atualmente, temos apenas duas companhias aéreas conectando os dois países, mas gostaríamos de ter mais. Estamos trabalhando para que não só a Sky e a Latam possam voar diretamente ao Peru a partir do País, mas também Gol, Azul e outras transportadoras", afirma Silvia.