Leonardo Ramos   |   08/10/2018 17:00

Reclame Aqui: conheça as aéreas líderes em queixas no Brasil

Gol e Azul se destacam em solução de problemas, enquanto Avianca Brasil é a que responde mais rápido; entre aéreas internacionais, Delta é a melhor posicionada

Pixabay
O período analisado pelo Reclame Aqui é de abril a setembro deste ano
O período analisado pelo Reclame Aqui é de abril a setembro deste ano
Se depender dos índices do site Reclame Aqui deste ano, o setor de Turismo não vai nada bem. Após revelar que as queixas contra agências subiram 10% entre janeiro e agosto, e as de hotéis, 20%, o site revelou agora que as reclamações contra companhias aéreas tiveram um aumento de 37% no período na comparação ano a ano, saltando de 25,5 mil para 34,9 mil.

De acordo com o levantamento do portal, as principais reclamações são referentes às bagagens, englobando 22% das queixas; seguem ainda problemas no cancelamento (19%), reembolso (18%), cobrança abusiva (11%) e atendimento (9%).

AZUL E GOL BEM AVALIADAS
Ao considerar apenas os últimos seis meses, entre abril e setembro, destacam-se entre as aéreas nacionais as atuações de Azul e Gol. Ambas ganharam a reputação "Ótimo" do site, ao solucionarem 86,1% e 79,1% das queixas, respectivamente. A Azul, no período, recebeu 3.677 mil reclamações, enquanto a Gol teve 4.890 queixas.

Já a Avianca Brasil se destaca pelo tempo médio de resposta (14 horas), mais rápido que as demais aéreas nacionais, e por ser a companhia com menos reclamações entre as quatro principais do Brasil (3,5 mil) - abaixo dela aparece a regional Passaredo, com 122 queixas. Seu índice de solução, porém, foi de 63,9%, atrás de Gol, Latam e Azul.

A Latam Airlines Brasil, por fim, lidera em reclamações, com 11.820 mil queixas, das quais 67,1% foram solucionadas; seu tempo médio de resposta foi o mais demorado entre as companhias: seis dias e duas horas.

Confira na tabela abaixo o ranking das aéreas brasileiras considerando o índice de solução, onde aparece também a Passaredo, com o pior índice entre as nacionais:

ColocaçãoCompanhia aéreaÍndice de SoluçãoÍndice de RespostasReclamaçõesReputaçãoVoltaria a comprarTempo médio de resposta

Azul

86,1%

97,7%

3.677

Ótimo

83,7%

Três dias e três horas

Gol

79,1%

99,5%

4.890

Ótimo

76,7%

Três dias e dez horas

Latam

67,1%

97,1%

11.820

Regular

60,2%

Seis dias e duas horas

Avianca Brasil

63,9%

100%

3,5 mil

Regular

60.4%

14 horas

Passaredo

46,4%

100%

122

Não recomendada

25%

11 dias e dez horas
Período analisado: 01/04/2018 - 30/09/2018

A Passaredo Linhas Aéreas entrou um contato com a reportagem e deu seu parecer em relação ao ocorrido. Leia a nota abaixo:

"A Passaredo Linhas Aéreas informa que seu investimento prioritário nos últimos meses foi a reformulação de seu serviço de atendimento ao cliente - SAC, que recebeu investimentos, treinamentos e, sobretudo, a contratação de reforço para equipe responsável pelos retornos e soluções.

A melhoria dos processos é diária, tanto que a agilidade no tempo de resposta e resolução dos problemas reportados pelos clientes evoluíram significativamente. Essas mudanças devem ser percebidas nas análises de desempenho e satisfação nos próximos meses.

A empresa ressalta ainda que está trabalhando continuamente para aprimorar todos os serviços prestados e que sua prioridade é a qualidade em todas as experiências do cliente. Os números indicados não representam a atual qualidade de atendimento prestada ao cliente pela Passaredo."


AÉREAS INTERNACIONAIS
Entre as companhias internacionais que voam ao Brasil, o índice de solução cai consideravelmente, muito por se tratarem de empresas internacionais, sendo que o Reclame Aqui é focado no público nacional. Mesmo assim, com destaque aparece a Delta Air Lines, única que soluciona mais de metade das queixas no site - seu índice de problemas resolvidos é de 63,6%.

Em sequência aparecem Tap (43,6%), KLM (38,7%), Alitalia (30,3%) e Air Europa (30%), únicas estrangeiras acima dos 30% no índice de solução.

No outro extremo da tabela está a estadunidense United, que aparece no portal com 0% das reclamações solucionadas. Entre 20% e 30% de queixas resolvidas aparecem ainda Copa, American, Avianca Holding, Lufthansa, Air France e Iberia.

Vale lembrar que na análise aparecem apenas companhias que tiveram mais de 100 reclamações entre abril e setembro deste ano no Reclame Aqui. Confira abaixo o ranking do índice de solução das companhias estrangeiras que voam ao Brasil:

ColocaçãoCompanhia aéreaÍndice de soluçãoReclamaçõesVoltariam a comprar
Delta Air Lines63,6%11345,5%
Tap43,6%67838,5%
KLM38,7%13135,5%
Alitalia30,3%47118,2%
Air Europa30%11620%
Iberia28,6%27128,6%
Air France28%20120%
Lufthansa23,8%15328,6%
Avianca Holding23,4%63818,9%
10ºAmerican Airlines23,3%30723,3%
11ºCopa Airlines22,2%33922,2%
12ºUnited Airlines0%1304,2%
Período analisado: 01/04/2018 - 30/09/2018

*Atualizada às 11h22 de 10/10/2018

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Leonardo Ramos

Leonardo Ramos tem 1844 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS