Danilo Teixeira Alves   |   18/01/2019 16:11

Justiça derruba liminar e mantém aviões na frota da Avianca

Juiz suspende decisão da Anac e mantêm aviões na frota da Avianca


A 1ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais suspendeu a decisão da Anac de executar a retirada de dez aviões A320 da frota da Avianca Brasil. Na noite de ontem (17), a agência chegou a divulgar o início do processo de retirada do Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB) destas aeronaves. A medida impactaria na devolução imediata dos aviões aos lessores (GE Capital Aviation Services) e, principalmente, na operação da companhia aérea nos próximos dias.

Em nota, a Anac afirmou que "com a suspensão dos processos para devolução das aeronaves, a Avianca Brasil poderá operar normalmente os voos previstos e que também não há restrição para a venda de passagens". A agência afirmou ainda que continua acompanhando com atenção a situação operacional da empresa, sempre em constante vigilância quanto ao cumprimento dos requisitos de segurança exigidos nos Regulamentos Brasileiros de Aviação Aeronáutica (RBAC) e os deveres de prestação de serviço aos passageiros.

De acordo com Tony Rivera, sócio e especialista em Recuperação Judicial do Vinhas e Redenschi Advogados, a decisão do juiz vai ao encontro da essência que é a recuperação judicial: proteger a empresa e dar a ela a chance de se reerguer. "Se ocorresse a retirada dessas aeronaves, estariam colocando o sucesso da recuperação judicial em risco. A decisão do juiz foi coerente com a situação e momento da Avianca Brasil", afirmou.

A decisão do juiz foi bastante comemorada pela empresa aérea, segundo fontes do Portal PANROTAS. Procurada, a companhia disse que o pedido da suspensão do registro de 10 aeronaves da empresa GE Capital Aviation Services (GECAS) estava em desacordo com a decisão judicial proferida no último dia 14 janeiro.

Leia abaixo a nota da aérea na íntegra:

"Como esclarecido ontem (17/01) pela Avianca Brasil, o pedido da suspensão do registro de 10 aeronaves da empresa GE Capital Aviation Services (GECAS) estava em desacordo com a decisão judicial proferida no último dia 14 janeiro. Hoje, 18/01, em ata, a Justiça reiterou que “nenhuma medida de reintegração de posse ou administrativa de qualquer natureza poderá ser adotada (...), nos termos das decisões anteriores e da ata de audiência do dia 14/01/2019”.

Assim, a Avianca Brasil reforça que continua operando normalmente, com seus pousos e decolagens mantidos dentro do cronograma previsto. A empresa segue focada em garantir a continuidade de suas operações, a sustentabilidade do negócio e em manter a excelência do atendimento, que está em seu DNA. Assim como em dezembro - mês em que foi a aérea com o menor percentual de voos cancelados e a maior taxa de ocupação do País – a empresa reforça que seguirá transportando em segurança milhares de passageiros até seus destinos. Do início do ano até agora, a companhia transportou mais de meio milhão de passageiros em mais de quatro mil voos.
"

REESTRUTURAÇÃO
Na última quarta-feira (16), a Avianca Brasil anunciou que deixará de voar para Nova York, Miami e Santiago a partir de 31 de março. A empresa voltará a se dedicar integralmente ao mercado doméstico.


Atualizado às 18h40

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Danilo Teixeira Alves

Danilo Teixeira Alves tem 6690 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS