Danilo Teixeira Alves   |   01/10/2019 18:42
Atualizada em 01/10/2019 19:26

Parceria com a Gol ajudou Air France-KLM crescer no Brasil

A partir de novembro, e durante a temporada de inverno europeu 2019 2020, a Air France-KLM passa a operar 45 frequências semanais, contra as 42 de atualmente


Filip Calixto
Marcel de Nooijer, vice-presidente da Air France-KLM, e Jean-Marc Pouchol, diretor geral para a América do Sul do Grupo Air France-KLM
Marcel de Nooijer, vice-presidente da Air France-KLM, e Jean-Marc Pouchol, diretor geral para a América do Sul do Grupo Air France-KLM
Presente no Brasil para o evento de comemoração dos 100 anos da KLM, o vice-presidente da Air France-KLM Cargo, Marcel de Nooijer, disse que o grupo está extremamente satisfeito com a parceria que mantém com a Gol desde 2014. Prova disso é o crescimento do número de passageiros que as empresas conectam entre si. Segundo o executivo, 25% dos clientes da Air France-KLM (no Brasil) fazem conexão com a Gol. “Há mais ou menos cinco anos, por volta de 2014, esse índice era de apenas 7%.”, destacou.

O hub em Fortaleza é outro exemplo da sinergia entre Air France-KLM e a empresa aérea brasileira. “Ele [o hub] foi a flexibilização de um terceiro ponto de entrada Air France-KLM no Brasil. Isto só foi possível graças à parceria com a Gol”, comentou Noojier. A opinião dele foi corroborada pelo diretor geral da Air France-KLM para América do Sul, Jean-Marc Pouchol, que falou que a parceria foi fundamental para o crescimento da oferta das companhias francesa e holandesa em todo o território brasileiro. “Sem a Gol, jamais teríamos conseguido chegar a presença que temos hoje no País”.

A partir de novembro, e durante a temporada de inverno europeu 2019/2020, a Air France-KLM passa a operar 45 frequências semanais – contra as 42 que já existem hoje. O aumento se deve a inclusão de três voos adicionais da Air France que ligará o Rio de Janeiro a Paris. As ligações acontecerão a partir de 2 de dezembro e serão operados com Boeing 787 Dreamliner.

Com essas adições, Jean-Marc revela que, ao todo, serão ofertados cerca de 1,4 milhão de assentos entre o Brasil e Europa em 2020. “Se compararmos com um passado não muito distante, o crescimento da oferta é de mais de 35% em relação a 2016”, avalia.

100 ANOS
A festa da centenária acontecerá na próxima segunda-feira (7), em Amsterdã, em um evento no Aeroporto de Schiphol. Com vasta experiência na aviação e mais de 20 apenas dedicados ao Grupo Air France-KLM, Nooijer, que está pela terceira vez no Brasil, atribui o sucesso da holandesa a diversos fatores, sendo os principais: clientes, empregados, produtos e engajamento.

Filip Calixto
O executivo está há mais de 20 anos no Grupo Air France-KLM
O executivo está há mais de 20 anos no Grupo Air France-KLM
“Muitas coisas nos fizeram chegar até aqui, como soluções tecnológicas e uma distribuição cada vez mais efetiva. Aproveitaremos o nosso centenário para reafirmar o nosso compromisso de estar próximos dos clientes, mas também de ser a aérea europeia mais focada no cliente”, comentou o VP.

Entre os investimentos futuros, o executivo ressaltou as já anunciadas encomendas de Boeing 777-300ER, que aumenta a frota de 777 da KLM para mais 30 aviões, e a intenção de compra de até 35 jatos E195-E2, da Embraer, que serão destinados à KLM Cityhoppe. Destes últimos, 15 pedidos firmes e 20 opções para compra do mesmo modelo. ”Além de aumentar a nossa frota e oferta de assentos, os E-195 também estão dentro da nossa premissa de sustentabilidade, já que são aeronaves com níveis mais baixos de ruídos e emissões”, comenta.

Nooijer ressalta que o setor caminha de mãos dadas com a economia e diz que o futuro da aviação está atrelado à consolidação do mercado. “A nossa indústria tem muito altos e baixos, já que está totalmente atrelada à economia. Acredito sim que a consolidação, as joint ventures e as parcerias serão cada vez mais valiosas para o futuro das companhias”, afirmou.

Sobre o fim das relações comerciais entre suas parceiras, a Delta, para voos transatlânticos, e a Gol, no Brasil, Nooijer apenas faz questão de ressaltar que a parceria do Grupo Air France-KLM com a brasileira e a norte-americana nada tem a ver com a que as duas tinham entre elas. “Para nós, nada muda. A Gol continua sendo nossa parceira e a Delta também”, concluiu.

Filip Calixto
Jean-Marc Pouchou fala da parceria do grupo com o trade
Jean-Marc Pouchou fala da parceria do grupo com o trade
COM O AGENTE
Desde janeiro, a Air France-KLM tem um canal dedicado para suporte aos agentes de viagens. Dúvidas sobre regras tarifárias, benefícios e outros assuntos podem ser sanadas por meio de um chat on-line.

O canal, disponível no www.agentconnect.biz, de segunda à sexta-feira, das 9h às 18h, tem tido bastante aceitação do trade. Segundo Pouchol, são 15 atendimentos em média por dia.

“A Air France-KLM tem uma conexão muito próxima com todo o trade, seja o agente ou operador. Prova disso é que dois terços das nossas vendas no Brasil são realizadas por canais indiretos”, afirma o diretor.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Danilo Teixeira Alves

Danilo Teixeira Alves tem 6690 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS