Coronavírus: veja comunicados de companhias aéreas

|

Netto Moreira
Em razão das últimas notícias sobre o coronavírus, companhias aéreas e distribuidoras de viagens estão divulgando novos comunicados em relação a medidas preventivas, como a possibilidade de alteração de voos que passam por regiões do norte da Itália.

AIR CANADA

A Air Canada suspendeu temporariamente todos os voos diretos de/para Pequim (PEK) e Shangai (PVG) até 10 de abril para voos saindo do Canadá e até 11 de abril para voos saindo da China. Os viajantes que comprarem passagens entre os dias 4 e 31 de março de 2020, a empresa está oferecendo a possibilidade de alteração das viagens sem nenhum tipo de taxa. A remarcação, no entanto, deve ser feita até 14 dias antes da data programada para o embarque.

A isenção da multa poderá ser aplicada apenas uma vez e o benefício está disponível para bilhetes com numeração 014, para todos os tipos de tarifas, para qualquer destino operado pela empresa, para remarcar uma viagem que será realizada no prazo de um ano. A contagem é feita a partir da data de emissão da passagem original.

Se preferir, o cliente pode cancelar seus voos e usar o valor do bilhete para a compra de uma nova viagem. O prazo de utilização é de 12 meses, que, no entanto, também serão contados a partir da data de emissão do bilhete original.

Para os passageiros que ainda não iniciaram sua viagem, os voos transpacíficos devem ser remarcados em voos operados pela Air Canada. Já os voos de conexão na Ásia/Pacífico só podem ser remarcados em voos operados pela CA, ZH, NH, BR, OZ ou CX. Já para aqueles que já iniciaram a viagem, os voos de retorno só podem ser remarcados em voos operados por AC, CA, ZH, UA, NH, BR, OZ e CX.

Para facilitar, a Air Canada alterou as regras tarifárias e ajustou o sistema para que as multas de alteração para bilhetes com direito a isenção sejam automaticamente canceladas. Mas caso o cancelamento automático não seja aplicado a estes bilhetes, o passageiro deve utilizar o código CHNGFEE20.

Mais informações: (11) 3254-6630

AIR EUROPA

A Air Europa permitirá a alteração de bilhetes emitidos até 23 de fevereiro, de voos com saída ou chegada de qualquer aeroporto da Itália até 15 de março. A mudança deverá ocorrer na mesma classe do bilhete original, sem penalidade ou aplicando a diferença de tarifa. O voo deverá ser remarcado para até 15 de junho (partidas e chegadas) e a permanência máxima/mínima e reembolsos estão sujeitos às condições de tarifa.

Central de atendimento: 0800 892 3076

AIRFRANCE E KLM

As operações da Air France e da KLM de/para o Brasil continuam normais. Caso as autoridades de saúde locais notifiquem o setor aéreo para adaptar as suas rotas, ambas as companhias atenderão seguindo o padrão de atuação feito até agora. Para os agentes de viagens, as medidas comerciais e instruções de remarcação estão disponíveis no AgentConnct, na seção "News & Promotion" e "Schedule changes". No mesmo site é possível conversar com os colaboradores via chat, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.

Central de atendimento: 0800 724 8352

AMERICAN AIRLINES

A American está em contato próximo com as autoridades locais de saúde pública internacionais e dos Estados Unidos e coordenando em conjunto todas as medidas necessárias relacionadas à saúde e segurança. No momento, a companhia ainda não reduziu a frequência de voos ao Brasil, mas segue monitorando a situação caso seja necessário realizar alguma atualização.

Central de atendimento: 3004-5000

AZUL

A Azul informa que está disponibilizando a opção de reembolso integral da passagem para clientes com conexão em Lisboa ou Porto e que têm como destino ou origem a Itália.

Em caso de dúvidas, os clientes com voos para o país podem procurar os canais oficiais de atendimento para esclarecimentos. Os números são: 4003 1118 (para capitais e regiões metropolitanas) e 0800 887 1118 (para demais regiões). Caso queira, o cliente também pode entrar em contato com a Azul por meio do chat disponível no aplicativo da empresa.

BRITISH AIRWAYS

A British Airways permitirá a alteração de voos com embarques até 2 de março nas cidades de Milão, Turim, Bolonha, Veneza, Bérgamo e Verona. Os passageiros poderão alterar seu voo sem penalidade para até 31 de março.

Cental de atendimento: 0800-761-0885

CABO VERDE AIRLINES

A Cabo Verde Airlines decidiu suspender todos os voos entre Itália e Cabo Verde até 20 de março. Todos os bilhetes comprados entre 27 de fevereiro e 30 de abril de 2020 com data original de viagem até 30 de maio de 2020, com origem / destino em qualquer destino da rede da CVA poderão alterar suas reservas até 14 dias antes da partida sem encargos ou taxas. O período de viagem para os reagendamentos estende-se até 30 de junho de 2020.

Passageiros com bilhetes reservados entre 27 de fevereiro e 30 de abril de 2020, de/para Itália e que ainda não tenham iniciado a sua viagem, poderão reagendar a mesma até 30 de junho sem custos ou taxas, ou receber reembolso pelo bilhete.

Mais informações: +55 51 3103 0265

DELTA AIR LINES

A Delta está reduzindo temporariamente o número de voos semanais que opera entre os Estados Unidos e Seul-Incheon (ICN), na Coreia do Sul. De 29 de fevereiro a 30 de abril, a companhia suspenderá as operações entre Minneapolis/St. Paul (MSP) e ICN, com o último voo partindo de MSP para ICN em 28 de fevereiro e saindo de ICN para MSP em 29 de fevereiro. Até 30 de abril, a Delta também diminuirá para cinco vezes por semana as operações entre ICN e Atlanta, Detroit e Seattle. Já a nova rota de Incheon para Manila (Filipinas), programada para começar em 29 de março, terá início em 1º de maio.

Os passageiros com viagens para Seul poderão remarcar o voo após 30 de abril com isenção de pagamento de taxa de remarcação de viagem. A companhia também não cobrará taxas de alteração de viagem para quem tiver viagem marcada a Bolonha, Milão e Veneza até 2 de março.

Central de atendimento: 0800 761 0035

EMIRATES AIR LINES

A Emirates está oferecendo mais flexibilidade, opções e valor por meio de sua nova política de isenção para todas as passagens emitidas a partir de hoje (6) até 31 de março, permitindo que os clientes de toda a sua rede mudem datas de viagem sem taxas de alteração e reemissão.

Os passageiros podem alterar suas reservas para qualquer data dentro de um período de onze meses na mesma classe da reserva, sem multas. Será aplicada diferença de tarifa, se for o caso. A política abrange todos os destinos da rede da Emirates.

A companhia cancelou temporariamente todos os voos entre Dubai e Teerã a partir de 26 de fevereiro, além dos voos entre Dubai e Bagrain de 25 a 28 de fevereiro. Os clientes afetados pelos voos de Teerã poderão solicitar o reembolso diretamente pelo site ou por meio de seu agente de viagens. Já aqueles que emitiram bilhetes de/para Bahrain poderão solicitar o reembolso ou a alteração da viagem.

Os passageiros com reservas para Singapura de 28 de janeiro a 31 de março também poderão entrar em contato com a companhia para remarcar ou redirecionar seu itinerário com isenção de taxa e diferença de tarifa. Além disso, os clientes com bilhetes emitidos até 28 de janeiro podem optar por remarcar a viagem em até 28 dias a partir da data original ou redirecionar para alguns destinos gratuitamente para viagens de ida até 31 de março (sujeito à disponibilidade), como: Dubai, Denpasar, Phuket, Manila, Cebu, Clark, Bangkok, Kuala Lumpur, Hanói, Phnom Penh, Saigon, Jacarta, Taipei, Maurício, Seychelles, Nairóbi, Dar Es Salaam, Casablanca, Túnis, Adis Abeba, Joanesburgo, Durban e Cidade do Cabo.

Os voos para Guangzhou (CAN) e Xangai (PVG) seguem suspensos. Os clientes com reserva para voar de 28 de janeiro a 30 de abril podem solicitar o reembolso ou optar por redirecionar sua viagem de/para Pequim (PEK) ou Hong Kong (HKG) para até 30 de junho, com isenção de taxa e diferença de tarifa. Fora deste período, serão aplicadas tarifas normais de reembolso e alteração de voo.

Central de atendimento: (11) 5503-5000

GOL

A Gol anuncia que está acompanhando de perto a possível evolução do coronavírus no Brasil, seguindo as recomendações do órgão sanitário e da ANAC. Até o momento, a companhia não sofreu nenhuma grande alteração.

Central de atendimento: 0300 115 2121

IBERIA

A Iberia permitirá a alteração de bilhetes emitidos até 25 de fevereiro para embarques entre 25 de fevereiro e 2 de março, nos aeroportos de Milão, Bolonha, Turim e Veneza. Os passageiros poderão alterar seu voo sem penalidade para até 31 de março, desde que a passagem seja para a mesma classe.

Central de atendimento: (11) 3956-5999

LATAM AIRLINES

Diante da situação global de propagação do Coronavírus (COVID-19), o Grupo Latam Airlines anunciou novas medidas de flexibilização que facilitarão a decisão de viagem de seus passageiros.

Entre os dias 6 e 22 de março de 2020, a companhia permitirá que seus clientes, com reservas para voos internacionais a serem realizados até 31 de dezembro de 2020, agendem suas viagens com a opção de alterar a data e/ou destino posteriormente. É permitida uma alteração por bilhete, sem multa, até 14 dias antes da partida do voo original, sujeita a diferenças tarifárias.

A Latam esclarece que no caso específico de Milão, a empresa está flexibilizando as regras de remarcação e reembolso para os passageiros com viagem programada ao destino, que poderão optar por uma das seguintes opções sem multa:

- Remarcação da passagem para voar de hoje até 15 dias após a data original do voo. Remarcação sujeita a disponibilidade do voo e não se aplicam diferenças tarifárias.
- Remarcação da passagem para voar após 15 dias do voo original. Remarcação sujeita a diferenças tarifárias e validade do bilhete.
- Alteração da origem/destino sem multa, sujeito a diferença tarifária e validade do bilhete.
- Reembolso sem taxa.

Central de atendimento: 0300 570 5700 e outras informações no portal.

LUFTHANSA GROUP

As companhias aéreas do Lufthansa Group - Lufthansa, Swiss, Austrian Airlines, Brussels Airlines e Air Dolomiti - estão disponibilizando regras mais flexíveis para remarcação de passagens aéreas. Estas novas regras aplicam-se a reservas já existentes e futuras, a nível mundial.

Com efeito imediato até 31 de março de 2020, as aéreas cancelarão as taxas de remarcação de passagem para todos os novos voos reservados globalmente e oferecerão a possibilidade de remarcá-la uma vez gratuitamente independentemente das condições da reserva realizada originalmente. Os clientes poderão remarcar sua viagem para uma nova data até 31 de dezembro sem o pagamento de taxas de remarcação.

A nova política para reservas existentes é válida globalmente para passagens aéreas adquiridas antes de 5 de março, com data de viagem até 30 de abril de 2020. Os clientes podem remarcar seus voos para uma nova data até 31 de dezembro 2020 sem o pagamento de taxas.

Dentro das próximas semanas, o número de voos de curta e média distância será reduzido em até 25%, dependendo da evolução da disseminação no vírus. As companhias aéreas do grupo também seguem reduzindo o número de voos de longa distância. O número de aeronaves de longa distância que não estão em operação saltará de 13 para 23. O grupo também examina a possibilidade de reduzir a jornada de trabalho em várias aéreas.

QATAR AIRWAYS

A Qatar aponta que continua monitorando a situação dos voos devido ao vírus. Efetivo imediato a remarcação dos bilhetes emitidos de/para China para uma nova data é válida em datas e destinos diferentes devido ao cancelamento de algumas rotas. Voos para Pequim, Guangzhou e Xangai estão cancelados até 31 de março. Voos para Hangzhou, Chongqing e Chendgu estão cancelados até 30 de abril. Voos para Hong Kong operam normalmente.

Opção 1: Remarcação dos bilhetes emitidos de/para China para uma nova data, de/para os mesmos destinos emitidos.
Válida para paxs que possuam bilhetes emitidos até 26 de fevereiro, com viagens iniciadas até 31 de março para Pequim, Guangzhou e Xangai.

Válido para passageiros que possuam bilhetes emitidos somente até 26 de fevereiro, com viagens iniciadas até 30 de abril para Hangzhou, Chongqing e Chengdu.

Em reemissão, a nova data de saída deve ser até o dia 15 de maio. A reemissão deve ser feita na menor classe de reserva disponível em seu GDS, respeitando a mesma cabine do bilhete original.

Mais informações (11) 4700-8673

NOVA POLÍTICA TRAVEL CONFIDENCE

A Qatar Airways entende que alguns de seus clientes gostariam de alterar seus planos de viagem devido ao desenrolar das situações causadas pelo Coronavírus (COVID-19).

Por esse motivo a Qatar lança o "Travel Confidence Policy" que estende a flexibilidade de alterações de seus planos de viagens não efetuando a cobrança de taxas de alteração.

Alteração de datas

Serão permitidas mudanças com até três dias de antecedência do início da viagem original. Essa regra também é válida para tarifas "não alteráveis". Deverá constar no campo de endosso do bilhete reemitido: "INVOL DUE TO COVID REF COM 1052 VERSION 1.0"

As novas datas de viagem devem estar dentro da validade do bilhete e devem seguir as regras da base tarifária em que está emitido o bilhete original. A nova reserva deve ser feita na mesma classe do itinerário original. Não será cobrada a taxa/multa por mudança de data.

Casos em que houver diferença de tarifa, por exemplo, nov reserva em classe superior a reserva original, a diferença de tarifa deverá ser cobrada.

Opção de reembolso

As regras acima descritas valem para os bilhetes emitidos no estoque QR 157 exclusivamente em tarifas públicas para todos os voos QR (code share inclusos).

A validade é apra viagens até o dia 30 de junho e missões até o dia 27 de junho.

Para qualquer tipo de bilhete emitido com tarifas privadas ou bilhete prêmios ou resgatados com milhadas ou grupos não são elegíveis à essa política e devem seguir suas respectivas regras.

ROYAL AIR MAROC

Antecipando o impacto do Corona vírus nos planos de viagem de nossos passageiros para a Itália, anunciamos abaixo as disposições comerciais aplicáveis a esses passageiros:

  • Passageiros em questão: todos os bilhetes (incluindo bilhetes premios) emitidos antes de 27 de fevereiro de 2020 com Milão (XP), Bolonha (BLQ) e Veneza (VCE) como destino;
  • Datas das viagens: de 28 de fevereiro a 15 de março de 2020;
  • Disposições comerciais: uma troca sem taxas adicionais;
  • Novas datas de viagem: até 31 de março (possibilidade de estender a data de retorno além dessa data para manter a mesma duração da estadia).
Reembolso e mudança de destinos não são permitidos.

Para mais informações, convidamos você a entrar em contato com a nossa central de atendimento em Marrocos: 089000 0800 | Número internacional: +212522489797, no Brasil: (11) 3568-2763 | 911) 3568-2535.

A Royal Air Maroc pede desculpas pelo transtorno causado, que esta além de nosso controle, e agradece sua compreensão.

TURKISH AIRLINES

Os passageiros que emitiram bilhetes até 31 de janeiro, com embarque até 31 de maio de/para os aeroportos da China (PEK, SHA e CAN) e de Hong Kong (HKG), poderão remarcar ou reitinerar suas viagens para a mesma região sem isenção de multa e diferença tarifária em voos até 31 de maio. Para embarques após 31 de maio com remarcação para até um ano a partir da data original da viagem, será cobrada a diferença de tarifa caso a mesma classe tarifária não estiver disponível. A solicitação de alteração deverá ser realizada até o dia 11 de abril.

A alteração também é válida para bilhetes emitidos até 23 de fevereiro, com embarque até 31 de maio nos aeroportos do Irã (IKA, SYZ e TBZ). Para remarcações até 31 de maio, os passageiros serão isentos de multa e diferença tarifária. Para embarques após essa data, será cobrada a diferença de tarifa caso a mesma classe tarifária não estiver disponível. A solicitação de alteração deverá ser realizada até o dia 31 de março.

Os passageiros que emitiram bilhetes até 26 de fevereiro, com embarque até 31 de março de/para destinos operados na Itália, poderão remarcar o voo com isenção de multa e diferença tarifária até 31 de maio. A solicitação deverá ser realizada até o dia 31 de março.

Central de atendimento: (11) 3371-9600

UNITED AIRLINES

Poderão realizar alterações de voos os passageiros com bilhetes emitidos até 23 de fevereiro de/para ou com conexão para o aeroporto de Seoul-Incheon (ICN), na Coreia do Sul, com embarque entre 24 de fevereiro e 30 de abril. A taxa de mudança e diferença tarifária serão isentas desde que a viagem seja reprogramada para a mesma classe e o mesmo par de cidades originalmente reservados. Caso a nova data seja reservada após 30 de junho ou a cidade seja alterada, a diferença tarifária poderá ser aplicada.

Central de atendimento: 0800-942-3372

ALITALIA

Os passageiros da Alitalia com bilhetes emitidos até 3 de abril de 2020 para qualquer destino e com data de viagem original entre 23 de fevereiro e 31 de maio pode reemitir o bilhete até 31 de maio. A reemissão sem penalidade deve ser nas mesmas condições (destinos) que a reserva original e com nova data da viagem (data de embarque) até 31 de dezembro de 2020. As reemissões poderão ser feitas pelo Call Center Alitalia ou diretamente na agência de viagem emissora do bilhete original.

Já passageiros com bilhetes Alitalia cujo voo tenha sido cancelado têm três opções para solicitar até 31 de maio. São: alteração de reserva sem penalidade para viajar até 31 de dezembro de 2020; reembolso integral do bilhete não utilizado ou o valor residual para bilhetes parcialmente utilizados e voucher de valor igual ao bilhete adquirido ou de valor proporcional para bilhetes já parcialmente utilizados. A última opção é válida por um ano a partir da data da emissão do voucher, para voar para qualquer destino servido pela Alitalia. Reembolsos deverão ser solicitados através do BSPlink.

* Atualizado às 12h58 do dia 12/03/2020

O Portal PANROTAS seguirá atualizando esta nota conforme novos comunicados são divulgados
 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA