Danilo Teixeira Alves   |   24/04/2020 15:51

SP-Rio é a segunda rota mais movimentada da América Latina

Os números estão no mais recente estudo da OAG, que apontou as rotas mais movimentadas do mundo


Wikicommons
congonhas,são paulo,avião,decolagem
congonhas,são paulo,avião,decolagem
O percurso entre Bogotá e Medellín, na Colômbia, foi a rota aérea doméstica mais movimentada na América Latina, com cerca de 5,70 milhões de assentos no ano, seguido pela famosa e brasileira ponte aérea Congonhas-Santos Dumont, com 5,58 milhões de assentos em 2019. Os números estão no mais recente estudo da OAG, que apontou as rotas mais movimentadas do mundo, com recortes para cada região do mundo.

A rota internacional mais movimentada é entre Lima, no Peru, e Santiago, no Chile. O restantes das rotas internacionais mais movimentadas conecta o Brasil com a Argentina e Chile, Argentina e Chile com Peru, Peru com Colômbia e Colômbia com Panamá, Costa Rica e México.

O percurso com maior concorrência nacional é Cuzco para Lima, com sete operadoras diferentes, operando 84 serviços diários entre as duas cidades. Internacionalmente, a rota que liga Buenos Aires a Guarulhos, em São Paulo, é a mais competitiva, com seis transportadoras operando a rota em 2019.


Estudo mostra as rotas mais movimentadas na América Latina em 2019
Estudo mostra as rotas mais movimentadas na América Latina em 2019
OAG também apontou as rotas com maior competitividade
OAG também apontou as rotas com maior competitividade

NO MUNDO
A pesquisa apontou que nove das dez rotas domésticas de maior movimentação estão na região da Ásia-Pacífico. Vale destacar que, em todas as categorias, operadoras que operam menos de 360 voos programados por ano em qualquer rota são excluídas.

No mercado doméstico global, a rota mais movimentada é Jeju-Seul com 17 milhões de assentos anuais, o equivalente a cerca de 48 mil assentos diariamente. Jeju é um destino bastante conhecido e desejado pelos coreanos em época de férias.

Quatro das 10 rotas domésticas mais movimentadas envolvem Aeroporto de Haneda de Tóquio, ou seja, Haneda para Sapporo (CTS), Fukuoka (FUK), Okinawa (OKA) e Osaka Itami (ITM). Haneda (HND) - Osaka Itami (ITM) é o voo mais curto das dez rotas domésticas mais movimentadas do mundo, com cerca de 400km de distância.
Os países Austrália, China e Índia têm uma rota cada nas 10 rotas domésticas mais movimentadas.





Tópicos relacionados