Victor Fernandes   |   07/07/2020 15:21
Atualizada em 07/07/2020 15:30

Alitalia é relançada com novos executivos, rotas e nome

A Alitalia Tai é uma empresa estatal e receberá um orçamento de US$ 3,4 bilhões e uma frota de 100 aviões.

Wikicommons
A Alitalia foi oficialmente relançada como Alitalia Tai (Trasporto Aereo Italiano), contando com nova administração e novas rotas. O governo italiano espera que tenha encerrado anos de turbulência financeira na companhia aérea, que agora é estatal e receberá um orçamento de US$ 3,4 bilhões e uma frota de 100 aeronaves, de acordo com a mídia local. Na prática, a Alitalia Tai é a empresa que vai herdar os ativos da antiga companhia e receber o aporte, enquanto a outra ficará com as dívidas.

De acordo com o portal CH-Aviation, o novo presidente da aérea é Francesco Caio, executivo com experiência em telecomunicações e bancos e que liderou o serviço postal Poste Italiane a uma oferta pública inicial de ações em 2015. Já Fabio Lazzerini, ex-gerente geral da Emirates na Itália e mais recentemente diretor de negócios da Alitalia, deve assumir o cargo de diretor executivo.

"O novo conselho designado já poderá começar a trabalhar, juntamente com assessores do Ministério das Finanças, no novo plano industrial, que será enviado à Comissão Europeia", explicou o primeiro-ministro do país, Giuseppe Conte, em um comunicado. O plano industrial deve seguir um conjunto de diretrizes governamentais, que envolvem “perseguir uma estratégia da empresa fiel ao princípio da acessibilidade da administração e totalmente orientada para sustentar a concorrência nos desafios complexos do mercado aéreo pós-covid-19”, continuou Conte.

A nova Alitalia terá, segundo a ministra dos Transportes, Paola De Micheli, “um plano que traça a descontinuidade completa com modelos anteriores, que permitirá à Itália descartar uma companhia aérea que possa contribuir para a recuperação econômica do país e, sobretudo, para competir no mercado internacional de transporte aéreo”.

A nova companhia também contará com novas rotas domésticas e internacionais, segundo o portal Aero News X. Além das operações antigas, a Alitalia Tai voará semanalmente de Roma para Brindisi, Reggio Calabria e Florença; e de Milão para Brindisi, Reggio Calabria, Lamezia Terme e Nápoles. Internacionalmente, serão adicionados voos partindo de Roma para Atenas, Asterdã, Tel Aviv, Tunis, Nice, Boston, Malta e Tirana; além de voos partindo de Milão para Londres, Paris e Amsterdã.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Victor Fernandes

Victor Fernandes tem 6060 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS