Inauguração do voo em Maceió mostra confiança da Tap no Brasil
Aérea falou sobre suas ações, medidas e planos para a retomada das viagens à Europa na live da PANROTAS

“Estávamos tocando este projeto há um tempo. O voo estava planejado para iniciar em junho e acabou atrasando, mas, finalmente, no último dia 2 inauguramos a operação com duas frequências semanais. Agora, dos 11 pontos no Brasil, apenas três – Belém, Natal e Porto Alegre – ainda não foram retomados. Esperamos até 15 de dezembro voltar com eles”, conta o diretor da aérea para a América do Sul, Mário Carvalho. Ele comemorou também que com o voo de Maceió veio um famtour de agentes de viagens portugueses, dispostos a conhecer o Nordeste.
VIAJANDO A PORTUGAL
Para viajar a Portugal atualmente é necessário apresentar um teste com resultado negativo para a covid-19 de pelo menos 72 horas antes. Além disso, somente os brasileiros portadores de passaporte europeu ou residentes da Europa podem entrar no país. Mas, com o fim das restrições, a previsão de Carvalho é que o movimento retome.
Como forma de incentivar e auxiliar os deslocamentos, a Tap, assim como a Lufthansa e Air France-KLM, também possui acordos com laboratórios para a realização de testes de covid-19. Para os clientes da aérea portuguesa, a testagem é gratuita e pode ser feita em domicílio, em todo o território brasileiro – incluindo Porto Alegre, que ainda não foi retomado.
“A vontade de viajar está latente no brasileiro e acredito que o mercado dê uma explodida quando os impedimentos forem suspensos. As autoridades europeias estão tentando se coordenar no sentido de fazer com que as fronteiras reabram e todo mundo seja testado. Estou confiante de que as coisas vão caminhar neste sentido, de termos uma política única, com restrições bem parecidas.”

Sem cortes no quadro de funcionários, a equipe no Brasil passou apenas por redução da jornada de trabalho. Além disso, 80% dos colaboradores já retornaram ao escritório. Uma grande mudança que ocorrerá na companhia será no quadro de direção.
A Tap está fazendo um estudo sobre o redimensionamento da empresa, com base na evolução da pandemia. Hoje, o governo português é o principal acionista, detendo 72,5% da aérea. Com a saída de David Neeleman da composição de acionistas privados, a transportadora – cujo CEO conta com mandato até o fim do ano – está à espera da indicação de um novo líder por parte do governo.
Vale ressaltar que, mesmo com a saída de Neleman, o acordo de codeshare que a companhia possui com a Azul no País continua o mesmo e não passou por mudanças.
“Esperamos continuar contando com a confiança do agente de viagens, tentando vender o futuro, com a flexibilização de políticas de remarcação e cancelamento sendo extremamente importantes. É interessante também aproveitar agora que os preços, mesmo em dólar, estão baixos, pois não sabemos como será mais para frente, com o aquecimento da demanda e oferta”, finaliza Carvalho.