Beatrice Teizen   |   08/10/2020 15:45   |   Atualizada em 08/10/2020 16:11

Inauguração do voo em Maceió mostra confiança da Tap no Brasil

Aérea falou sobre suas ações, medidas e planos para a retomada das viagens à Europa na live da PANROTAS

Além de Lufthansa-Swiss e Air France-KLM, a Tap Air Portugal também falou sobre suas ações, medidas e planos para a retomada das viagens à Europa na LIVE PANROTAS – Retomada das Viagens, realizada hoje (8). Com as fronteiras fechadas e uma situação muito dinâmica em cada destino, as companhias aéreas vêm se adaptando para trazer a confiança do passageiro de volta.

Reprodução
LIVE PANROTAS – Retomada das Viagens, mediada por Artur Luiz Andrade, da PANROTAS, reuniu os diretores gerais da Lufthansa-Swiss (Annette Taeuber), Air France-KLM (Jean-Marc Pouchol) e Tap (Mário Carvalho), além do vice-presidente da Ancoradouro, Cássio Oliveira
LIVE PANROTAS – Retomada das Viagens, mediada por Artur Luiz Andrade, da PANROTAS, reuniu os diretores gerais da Lufthansa-Swiss (Annette Taeuber), Air France-KLM (Jean-Marc Pouchol) e Tap (Mário Carvalho), além do vice-presidente da Ancoradouro, Cássio Oliveira
Inaugurando na última sexta-feira (2) um serviço regular para Maceió, capital de Alagoas, em plena pandemia, a companhia aérea portuguesa mostra o sinal de confiança que possui no mercado brasileiro.

“Estávamos tocando este projeto há um tempo. O voo estava planejado para iniciar em junho e acabou atrasando, mas, finalmente, no último dia 2 inauguramos a operação com duas frequências semanais. Agora, dos 11 pontos no Brasil, apenas três – Belém, Natal e Porto Alegre – ainda não foram retomados. Esperamos até 15 de dezembro voltar com eles”, conta o diretor da aérea para a América do Sul, Mário Carvalho. Ele comemorou também que com o voo de Maceió veio um famtour de agentes de viagens portugueses, dispostos a conhecer o Nordeste.

VIAJANDO A PORTUGAL

Para viajar a Portugal atualmente é necessário apresentar um teste com resultado negativo para a covid-19 de pelo menos 72 horas antes. Além disso, somente os brasileiros portadores de passaporte europeu ou residentes da Europa podem entrar no país. Mas, com o fim das restrições, a previsão de Carvalho é que o movimento retome.

Como forma de incentivar e auxiliar os deslocamentos, a Tap, assim como a Lufthansa e Air France-KLM, também possui acordos com laboratórios para a realização de testes de covid-19. Para os clientes da aérea portuguesa, a testagem é gratuita e pode ser feita em domicílio, em todo o território brasileiro – incluindo Porto Alegre, que ainda não foi retomado.

“A vontade de viajar está latente no brasileiro e acredito que o mercado dê uma explodida quando os impedimentos forem suspensos. As autoridades europeias estão tentando se coordenar no sentido de fazer com que as fronteiras reabram e todo mundo seja testado. Estou confiante de que as coisas vão caminhar neste sentido, de termos uma política única, com restrições bem parecidas.”

Reprodução
Mário Carvalho, da Tap, fala sobre medidas da companhia aérea para retomada das viagens
Mário Carvalho, da Tap, fala sobre medidas da companhia aérea para retomada das viagens
MUDANÇAS NA COMPANHIA
Sem cortes no quadro de funcionários, a equipe no Brasil passou apenas por redução da jornada de trabalho. Além disso, 80% dos colaboradores já retornaram ao escritório. Uma grande mudança que ocorrerá na companhia será no quadro de direção.

A Tap está fazendo um estudo sobre o redimensionamento da empresa, com base na evolução da pandemia. Hoje, o governo português é o principal acionista, detendo 72,5% da aérea. Com a saída de David Neeleman da composição de acionistas privados, a transportadora – cujo CEO conta com mandato até o fim do ano – está à espera da indicação de um novo líder por parte do governo.

Vale ressaltar que, mesmo com a saída de Neleman, o acordo de codeshare que a companhia possui com a Azul no País continua o mesmo e não passou por mudanças.

“Esperamos continuar contando com a confiança do agente de viagens, tentando vender o futuro, com a flexibilização de políticas de remarcação e cancelamento sendo extremamente importantes. É interessante também aproveitar agora que os preços, mesmo em dólar, estão baixos, pois não sabemos como será mais para frente, com o aquecimento da demanda e oferta”, finaliza Carvalho.

Tópicos relacionados