Victor Fernandes   |   30/11/2020 15:33

Nova aeronave chinesa está próxima de certificação

A fabricante aeroespacial estatal chinesa Comac finalizou em grande parte o projeto de sua aeronave C919

Divulgação
A fabricante estatal chinesa Comac finalizou em grande parte o projeto de sua nova aeronave intitulada C919. Projetado para acomodar aproximadamente 150 passageiros, o jato de fuselagem estreita surgirá como opção ao duopólio da Airbus e da Boeing. A China Eastern Airlines, cliente de estreia da aeronave, deveria receber o C919 em 2018, mas a data foi adiada para 2020, para então sofrer novos atrasos devido à pandemia.

De acordo com informações do portal Business Traveller, a Comac agora aguarda pela certificação da Administração de Aviação Civil da China (CAAC), órgão regulador da aviação do país, em 2021, o que daria permissão para o início das entregas. A nova aeronave já recebeu uma autorização de inspeção de tipo da CAAC, o que significa que sua estrutura não sofrerá grandes alterações.

Enquanto isso, o CAAC ainda não concedeu a aprovação para o retorno ao serviço do concorrente Boeing 737 Max. No início deste mês, o B737 Max recebeu autorização da Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos e de reguladores europeus, o que permitirá que ele voe comercialmente após uma paralisação de quase dois anos.

O novo jato de fabricação chinesa surge em meio a uma rápida recuperação nas viagens domésticas chinesas. Em outubro, as companhias aéreas do país transportaram 50 milhões de passageiros, representando 88% do tráfego do ano passado.

Tópicos relacionados