Beatrice Teizen   |   18/11/2020 10:47   |   Atualizada em 18/11/2020 11:06

Boeing tem retorno do 737 Max aprovado pela FAA

Ação permitirá que as companhias aéreas retomem operação das aeronaves e que fabricante faça entregas

Wikicommons/pjs2005
Boeing tem retorno do 737 Max aprovado pela FAA
Boeing tem retorno do 737 Max aprovado pela FAA
A FAA, autoridade de aviação civil norte-americana, revogou hoje (18) o despacho que suspendia as operações comerciais dos Boeing Max 737-8s e 737-9s. A decisão permitirá que as companhias aéreas que estão sob a jurisdição do órgão, incluindo aquelas que operam nos EUA, tomem as medidas necessárias para retomada da operação da aeronave e que a Boeing comece a fazer as entregas.

“Jamais nos esqueceremos das vidas perdidas nos dois trágicos acidentes que levaram à decisão de suspender as operações. Esses acontecimentos e as lições que aprendemos com eles redefiniram nossa empresa e concentraram ainda mais nossa atenção em nossos valores fundamentais de segurança, qualidade e integridade”, diz o CEO da Boeing, David Calhoun.

A fabricante de aviões garante que ao longo dos últimos 20 meses trabalhou em estreita colaboração com as companhias aéreas, fornecendo orientações detalhadas sobre armazenamento de longo prazo e garantindo que suas recomendações fossem integradas ao processo de retomada da operação das aeronaves com segurança.

Uma Diretriz de Aeronavegabilidade emitida pela FAA especifica os requisitos que devem ser atendidos antes que as transportadoras norte-americanos possam retomar as operações, incluindo: implementação de melhorias de software, conclusão de modificações de separação de cabos, realização de treinamento de pilotos e execução de uma despreservação de aeronaves que garantirá que estejam prontas para a retomada das operações.

Além das mudanças feitas no avião e no treinamento de pilotos, a Boeing tomou três medidas significativas para reforçar seu foco em segurança:
  1. Alinhamento organizacional: mais de 50 mil engenheiros foram reunidos em uma única organização que inclui uma nova unidade de Segurança de Produtos e Serviços, integrando as responsabilidades de segurança em toda a empresa
  2. Foco cultural: os profissionais receberam mais autonomia para melhorar a segurança e a qualidade, com isso, a fabricante está identificando, diagnosticando e solucionando problemas com mais transparência e rapidez
  3. Aprimoramentos de processos: ao adotar processos de design de última geração, a companhia está permitindo níveis maiores de qualidade inicial.

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias