Beatriz Contelli   |   08/03/2021 17:00
Atualizada em 08/03/2021 17:03

Air France tem mais de 18 mil profissionais mulheres em diferentes cargos

Com mulheres em cargos como pilotas, engenheiras e diretoras, a companhia busca promover a igualdade

A Air France, por meio da priorização de conhecimento e profissionalismo, tem buscado, por quase 20 anos, promover a diversidade de gênero e igualdade profissional entre homens e mulheres. Uma das poucas empresas dirigidas por duas mulheres, uma presidente do Conselho de Administração, Anne-Marie Couderc, e uma CEO, Anne Rigail, hoje conta com 18.913 mulheres, atuantes em todos os setores e em todos os níveis da empresa.
Divulgação
A companhia procura promover a igualdade e colocar profissionais mulheres nos principais cargos
A companhia procura promover a igualdade e colocar profissionais mulheres nos principais cargos
Desde o dia 1° de março, em conformidade com as suas obrigações legais, a Air France publicou o seu índice de igualdade profissional entre homens e mulheres. A empresa obteve pontuação de 89/100, acima da pontuação mínima fixada pelo governo de 75/100.

Em 2018, a Air France e seus parceiros assinaram seu quinto acordo de três anos sobre igualdade de gênero na empresa, por igualdade de remuneração para cargos, senioridade e habilidades comparáveis, que será renegociado este ano.

Em linha com esta iniciativa, em novembro passado a Air France, em conjunto com cinco outras empresas, lançou um curso online sobre "Prevenir e combater o sexismo no trabalho", com o objetivo de sensibilizar todos os colaboradores, familiarizando-os com os aspectos legais, identificando comentários sexistas ou comportamento e como responder apropriadamente como vítima ou testemunha.

EM TODOS OS CARGOS
A Air France também busca colocar mulheres em cargos como pilotos, engenheiros, diretores-gerentes, mecânicos, gerentes de aeroportos, gerentes de rampa e ocupam muitos outros setores frequentemente associados a homens.

A feminização de certas profissões também envolve dar às mulheres acesso aos níveis mais altos de responsabilidade na empresa. Com o objetivo de estimular a progressão profissional, a empresa oferece mentoria e suporte. Com 36,6% de mulheres como gerentes de equipe de terra e 25% de mulheres no Comitê Executivo, a Air France visa a diversidade genuína de gênero em cargos de responsabilidade, dando prioridade às habilidades.

Em 1º de abril, duas tripulações compostas exclusivamente por mulheres vão operar os voos Paris-Santiago e Paris-Buenos Aires para comemorar a façanha da aviadora Adrienne Bolland, a primeira mulher a cruzar a Cordilheira dos Andes em 1921.

A companhia preparou um vídeo para mostrar algumas das profissionais em ação. Assista aqui.

Tópicos relacionados