Beatrice Teizen   |   18/03/2021 11:33   |   Atualizada em 18/03/2021 11:34

Iata Travel Pass é testado em primeiro voo internacional

Teste foi realizado em rota da Singapore Airlines entre Cingapura e o Aeroporto Heathrow, em Londres

A Iata acaba de anunciar a chegada dos primeiros viajantes utilizando o aplicativo Iata Travel Pass para gerenciar suas credenciais de saúde de viagem. O desembarque dos passageiros ocorreu no Aeroporto Heathrow, em Londres.



Divulgação
Iata Travel Pass é testado em primeiro voo internacional
Iata Travel Pass é testado em primeiro voo internacional
"A implementação bem-sucedida do app neste teste com os passageiros da Singapore Airlines mostra que a tecnologia pode ajudar viajantes e governos a gerenciar credenciais de saúde em viagens com segurança, conveniência e eficiência. A importância desta ferramenta para a retomada da aviação internacional deve ser enfatizada", diz o diretor geral e CEO da entidade, Alexandre de Juniac.

Durante o período de teste, os passageiros dos voos da companhia aérea entre Cingapura e Londres podem usar o Iata Travel Pass para:

  • Criar uma versão digital segura de seu passaporte em seu dispositivo móvel;
  • Inserir as informações do voo para verificar as restrições e requisitos de viagem e entrada no seu destino;
  • Receber os resultados dos testes verificados e a confirmação de que atendem a todos os requisitos da viagem;

"O aplicativo oferece aos viajantes um sistema único de atendimento para ajudá-los a cumprir com as novas regras de viagens. Isso mostra que os governos podem gerenciar com eficiência esses requisitos de viagem com total confiança na identidade do passageiro e veracidade das credenciais de viagem, evitando longas filas, que é um benefício muito importante. Além disso, este é um meio específico para que as companhias aéreas gerenciem os novos requisitos de viagem sem se afogar em processos de papel ineficientes e ineficazes", complementa Juniac.

PADRÕES GLOBAIS
Para aproveitar ao máximo os benefícios da ferramenta e evitar confusão e inconvenientes aos passageiros, a padronização dos certificados de teste ou vacinação e sua aceitação por parte das autoridades são aspectos fundamentais.

Uma pesquisa recente da Iata com viajantes descobriu que 89% concordam com a necessidade de padrões globais e 80% gostariam de usar um aplicativo móvel para gerenciar suas credenciais de viagem. Na última sexta-feira (12), a ICAO avançou no processo de estabelecimento de padrões globais para certificações de teste/vacinação.

Agora, os governos precisam fornecer um certificado digital de teste/vacinação de covid-19 quando as pessoas forem testadas ou vacinadas, para que elas tenham um documento que possa ser verificado em seus dispositivos móveis. Isso garantirá a equivalência, o reconhecimento mútuo e a aceitação das certificações quando os passageiros viajarem pelo mundo.

Tópicos relacionados