Beatrice Teizen   |   05/07/2021 11:22

Comissão Europeia aprova ajuda de 40 mi de euros para Alitalia

Auxílio visa indenizar a companhia aérea pelos danos sofridos em algumas rotas devido à pandemia

A Comissão Europeia aprovou recentemente uma medida de auxílio italiana de 39,7 milhões de euros para apoiar a Alitalia. Esta ajuda visa indenizar a companhia aérea pelos danos sofridos em algumas rotas devido à pandemia do novo coronavírus durante o período entre 1º de março e 30 de abril de 2021.

Divulgação
Comissão Europeia aprova ajuda de 40 milhões de euros para Alitalia
Comissão Europeia aprova ajuda de 40 milhões de euros para Alitalia
As restrições impostas na Itália e em outros países para limitar a propagação de uma segunda e terceira ondas de covid-19 afetaram fortemente as operações da transportadora italiana. Como resultado, a aérea, que, em 2019, transportou cerca de 20 milhões de passageiros de seu hub principal em Roma, sofreu perdas operacionais significativas até pelo menos 30 de abril deste ano.

O apoio assumirá a forma de um subsídio direto de quase 40 milhões de euros, o que corresponde à estimativa dos danos causados à companhia aérea nesse período. O prejuízo é calculado como a perda de lucratividade em certas rotas devido às restrições e outras medidas de contenção durante os meses mencionados.

A Comissão crê que a pandemia pode ser considerada como uma ocorrência excepcional, visto que se trata de um acontecimento extraordinário e imprevisível, com um impacto econômico significativo. Consequentemente, justificam-se intervenções excepcionais por parte dos Estados-Membros para compensar os danos relacionados com o surto.

Tópicos relacionados