Beatrice Teizen   |   02/09/2021 17:36
Atualizada em 02/09/2021 18:40

Eastern Airlines lança serviço expresso de transporte de carga

Eastern B777 Express Freighter contará com aviões com disponibilização total da capacidade do convés

Divulgação
A Eastern Airlines está expandindo suas operações de carga com a aquisição de 32 aeronaves Boeing 777. Os aviões serão os primeiros modelos da categoria a serem submetidos à conversão P2F (“Passenger to Freighter”) para se tornarem cargueiros Classe-E, totalmente dedicadas ao transporte de carga.

Trata-se do serviço Eastern B777 Express Freighter, um produto para o transporte de carga aérea projetado para atender o mercado de frete expresso. Com o crescimento acelerado do comércio eletrônico, há grande demanda global por esse tipo de serviço.

"Estamos muito entusiasmados em oferecer este serviço a nossos clientes que têm tido muita dificuldade em encontrar capacidade no mercado de carga aérea. Vamos oferecer uma solução ágil e eficiente para atender às necessidades desses clientes”, diz o presidente e CEO da aérea, Steve Harfst.

O serviço está sujeito à aprovação do STC (Certificado Suplementar de Tipo), da FAA. Ele contará com aviões configurados para o transporte de carga aérea com disponibilização total da capacidade do convés principal. Modelos desse tipo possuem condição de transportar grandes volumes de carga entre a Ásia e os Estados Unidos.

Com previsão para entrar em operação no primeiro trimestre de 2022, este será o primeiro serviço de transporte de carga aérea expressa a chegar ao mercado. O processo de design converterá o convés principal do widebody B777 das séries 200, 200ER e 300, permitindo que todo o volume do convés receba carga expressa de baixa densidade.

As próximas etapas do projeto incluem um sistema de carregamento paletizado e a implantação de uma porta expressa para o convés principal, o que otimizará o tempo de carregamento e descarregamento.

A Eastern Air Cargo oferecerá vendas de carga em geral, além da possibilidade de fretamento de aeronaves de carga, ACMI/wet-leasing e dry leasing. A companhia já obteve autorização da Anac para operar voos regulares de passageiros e carga entre os Estados Unidos e o Brasil. Em breve a operação será anunciada.

Tópicos relacionados