Artur Luiz Andrade   |   08/10/2021 19:52
Atualizada em 08/10/2021 20:03

Latam acrescenta mais 42 voos por semana na malha doméstica; confira

Confira que destinos ganharam mais voos da Latam a partir de outubro

PANROTAS / Filip Calixto
Diogo Elias, diretor de Vendas e Marketing da Latam no Brasil
Diogo Elias, diretor de Vendas e Marketing da Latam no Brasil
No Brasil, a Latam Airlines vai operar em outubro com 82% da sua oferta doméstica de assentos (medida em ASK*) em comparação com outubro de 2019 (período anterior à pandemia). Se comparado com outubro de 2020, a oferta de assentos da empresa vai mais que dobrar (220%) neste mês. Ao todo, serão 478 voos nacionais diários da Latam no Brasil.

“Estamos cada vez mais próximos dos níveis pré-pandêmicos nos voos domésticos e atentos ao avanço do processo de vacinação contra a covid-19. E a retomada não é diferente no internacional. Embora mais lenta, já incrementamos rapidamente a oferta para os próximos meses mediante as recentes aberturas de fronteiras para o turista brasileiro”, afirma Diogo Elias, diretor de Vendas e Marketing da Latam Brasil.

O aumento da oferta é resultado da adição de mais 42 voos domésticos por semana neste mês na comparação com setembro, ligando cada vez mais o País a Guarulhos e Brasília, os seus principais hubs (centros de conexão) nacionais.

VOOS NOVOS
Os destaques da retomada da LATAM no Brasil em outubro vão para as seguintes rotas: São Paulo/Congonhas-Rio de Janeiro/Santos Dumont (cresce de 82 para 86 voos semanais); São Paulo/Congonhas-Curitiba (de 35 para 38 voos semanais), São Paulo/Guarulhos-João Pessoa (de 12 para 15 voos semanais), São Paulo/Guarulhos-Salvador (de 43 para 46 voos semanais), São Paulo/Guarulhos-Manaus (de 28 para 30 voos semanais), Rio de Janeiro/Galeão-Recife (de 10 para 12 voos semanais), Rio de Janeiro/Santos Dumont-Brasília (de 38 para 40 voos semanais), Brasília-São Paulo/Congonhas (de 47 para 49 voos por semana) e Brasília-Teresina (de 12 para 14 voos por semana) e Foz do Iguaçu-São Paulo/Congonhas (de 5 para 7 voos semanais).

Ainda neste ano, a companhia vai abrir mais quatro novos destinos no Brasil entre novembro e dezembro: Juazeiro do Norte (CE), Jericoacoara (CE), Petrolina (PE) e Vitória da Conquista (BA), encerrando 2021 com 49 cidades atendidas no país, 5 a mais do que operava antes da pandemia.

INERNACIONAIS
Do Brasil para o Exterior, a Latam retomou 25% da sua oferta de assentos (medida em ASK) em relação a outubro de 2019. A retomada das operações soma-se à safra de bons resultados recentemente obtidos pela companhia, que acaba de ser anunciada como a melhor companhia aérea da América do Sul na edição deste ano da Skytrax World Airline Awards, considerado o "Oscar" da aviação mundial.

O ranking considera todo o Grupo Latam, incluindo a Latam Brasil, e é resultado de pesquisa de satisfação com passageiros de todo o mundo.

Em agosto, a companhia retomou a liderança do market share no mercado doméstico brasileiro, segundo a Anac, após diversas ondas de investimentos no País. Além disso, continua sendo a empresa mais pontual do mundo desde 2018, segundo os principais rankings mundiais de On-Time Performance (Cirium e OAG). "Em conjunto, esses resultados reforçam que a Latam está mais eficiente, melhor e mais forte apesar dos desafios da pandemia", diz a empresa em comunicado à imprensa.

GLOBAL
Somadas todas as suas filiais, o Grupo Latam prevê retomar até 56% da sua oferta total de assentos (em ASK) em outubro de 2021, em comparação com outubro de 2019. Em setembro deste ano, o Grupo LATAM havia retomado 54% do ASK.

Ao todo, o Grupo Latam deve operar neste mês quase 970 voos diários (domésticos e internacionais) para 122 destinos em 18 países. Na divisão de cargas, a companhia programou 1.140 voos em aeronaves cargueiras, com nível de utilização 17% superior, em média, do que no mesmo período de 2019. Todas as projeções estão sujeitas à evolução da pandemia, bem como às restrições de viagens estabelecidas pelos países.

Em setembro de 2021 (em comparação com setembro de 2019), o Grupo LATAM registrou uma demanda de passageiros (medida em RPK) de 49,9% e uma oferta de assentos (medida em ASK) de 54,1%, resultando em uma taxa de ocupação de 76,1% (redução de 6,4 pontos percentuais). No transporte de cargas, também em comparação com agosto de 2019, registrou uma ocupação de 60,8% (aumento de 7,3 pontos percentuais).

EVENTO GRATUITO

A Latam vai realizar, nos dias 14 e 15 de outubro, o Latam Experience, um evento sobre o futuro do setor aéreo, o universo de Viagens e Turismo, tendências de consumo, sustentabilidade e economia.

Com apresentação especial da jornalista Gloria Maria, o encontro será 100% digital, gratuito e voltado aos clientes da companhia aérea e demais interessados, como os agentes de viagens e players do trade. Os painéis debaterão temas atuais e relevantes e, em um deles, o CEO da empresa, Jerome Cadier, juntamente com o economista Ricardo Amorim, falará sobre o panorama econômico e impactos na aviação.

Na quinta-feira (14), o evento começará às 15h30 e, na sexta-feira (15), às 10h. Para se inscrever, basta acessar https://www.latamexperience.com.br/. Executivos da companhia como Diogo Elias, Gislaine Rossetti e Andreas Schek também participarão.


Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Artur Luiz Andrade

Conteúdos por

Artur Luiz Andrade

Artur Luiz Andrade tem 18729 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Artur Luiz Andrade é editor-chefe da PANROTAS, jornalista formado pela UFRJ e especializado em Turismo há mais de 30 anos.