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Da Redação   |   01/02/2022 11:50   |   Atualizada em 01/02/2022 12:13

Em livro, Tarcísio Gargioni relembra bastidores da criação da Gol

Executivo também tem passagens pela Vasp e pela Avianca Brasil


Um dos executivos mais conhecidos da aviação comercial brasileira, Tarcísio Gargioni volta a circular no mercado, em forma de memórias de um dos capítulos mais importantes do setor no País. O executivo acaba de lançar o livro “26 semanas para voar – Como a Gol revolucionou e popularizou a aviação comercial brasileira”, que conta, em primeira pessoa, como foram os bastidores dos primeiros meses de criação daquela que se tornaria uma das maiores empresas aéreas do País e adaptaria o conceito low cost, low fare para a realidade brasileira.

Em quase 250 páginas, Gargioni conta como aconteceram os primeiros contatos com a Boeing, quem foram os primeiros executivos contratados, detalha a estratégia comercial que seria adotada pela até então novata aérea brasileira, a montagem do call center e até a primeira visita à Abav Nacional. Relembra também o anúncio e a confirmação do Boeing 737-700 como equipamento que decolaria nas cores da Gol, o plano de marketing, a primeira campanha publicitária e todos os outros acontecimentos até chegar na realização dos primeiros voos, em 15 de janeiro de 2001, quando a Gol decolou pela primeira vez nos aeroportos de Congonhas (SP), Galeão (RJ) e Brasília.

“O primeiro voo decolou de Brasília às 6h56, pilotado pelo comandante e vice-presidente técnico David Barioni e com o presidente Constantino Júnior a bordo. Eu estava em Congonhas desde a noite anterior, finalizando as instalações para receber os passageiros, que pousariam às 8h20”, conta Gargioni. “Foi uma emoção muito forte entre todos que estavam no aeroporto naquele momento. Quando a aeronave concluiu o taxiamento na pista, todos nos abraçamos e foi impossível conter as lágrimas”, completa.

Na contracapa do livro, nomes de peso carimbam a qualidade final e a riqueza dos detalhes revelados por Gargioni. Um deles é o depoimento do presidente da Gol, Paulo Kakinoff, que diz que “conhecer os bastidores dos primeiros anos desta incrível trajetória é uma deliciosa viagem”. Já Constantino Júnior, fundador e um dos acionistas da empresa, classifica o livro como um “emocionante diário de bordo com boas histórias, deliciosos casos e muito amor pela aviação”. “A Gol chegou com uma proposta inovadora, em um bom momento do Brasil e de nosso Turismo”, disse o ex-ministro de Esportes e Turismo, Caio Luiz de Carvalho.

Para os entusiastas da aviação, a dica está dada. Uma excelente oportunidade de saber e de ficar por dentro dos bastidores da concepção daquela que se tornaria uma das principais empresas aéreas do País.

Para adquirir o livro, basta entrar em contato com Gargioni no (11) 98136-0813, no e-mail tarcisiogargioni@gmail.com ou por meio do Mercado Livre.

PANROTAS / Alexandre Campbell
Tarcísio Gargioni
Tarcísio Gargioni
A EXPERIÊNCIA
Gargioni é administrador de empresas com especialização em engenharia de transportes. Na década de 1990 foi um dos principais executivos da Vasp, já privatizada para Wagner Canhedo, onde liderou a expansão da aviação comercial e também do departamento de cargas.

Em 2000, participou da fundação da Gol, uma de suas principais conquistas na carreira. “A Gol foi um sonho. Criar uma empresa do zero, quebrar todos os paradigmas...Nosso propósito era popularizar o transporte aéreo, colocar dentro de um avião o brasileiro que nunca havia voado”, disse ele em conversa com o Portal PANROTAS em 2018.

Em 2010, chegou à vice-presidência da OceanAir/Avianca Brasil, da família Efromovich. Gargioni acompanhou de perto todo o crescimento da empresa, a chegada dos primeiros Airbus, o nascimento do Programa Amigo, a entrada na Star Alliance e a expansão internacional da empresa. Deixou a empresa antes dela encerrar de vez as suas operações.

Reprodução livro
Reprodução livro
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