Victor Fernandes   |   17/08/2022 11:44

Grupo IAG assume participação de 20% da Air Europa

O IAG converterá o empréstimo de 100 milhões de euros que concedeu à Globalia na participação na aérea

Divulgação
O IAG converterá o empréstimo de 100 milhões de euros que concedeu à Globalia na participação na aérea
O IAG converterá o empréstimo de 100 milhões de euros que concedeu à Globalia na participação na aérea
Como esperado desde maio, o International Airlines Group (IAG) assumiu uma participação de 20% na Air Europa, se tornando a maior acionista da companhia aérea espanhola. O IAG anunciou que converterá o empréstimo de 100 milhões de euros que concedeu à Globalia na participação de 20% na aérea. A aquisição desta participação só será possível mantendo também a Air Europa e a Iberia – membro do IAG e principal transportadora da Espanha – independentes uma da outra.

Em 17 de março, o IAG e a Globalia (atual proprietária da Air Europa) anunciaram um acordo em que o grupo aéreo daria à holding turística espanhola um empréstimo não garantido de 100 milhões de euros. Este acordo deu ao IAG um período de exclusividade de um ano durante o qual o grupo poderia negociar a aquisição de 100% da Air Europa (que então cairia nas mãos da Iberia). O empréstimo também incluía o direito de qualquer terceiro tentar igualar a oferta.

Na terça-feira, o IAG publicou um comunicado na Comissão Nacional de Valores Mobiliários da Espanha (CNMV). A declaração dizia: “Após o anúncio feito pelo International Airlines Group ('IAG') em 17 de março de 2022, em conexão com o empréstimo conversível para a Globalia, o IAG anuncia que exerceu sua opção de trocar o empréstimo não garantido de sete anos de 100 milhões de euros do grupo para Globalia por uma participação acionária de 20% na Air Europa”.

ÚLTIMO CAPÍTULO
Essa notícia representa o início do último capítulo de uma negociação que começou em novembro de 2019, quando a Iberia anunciou que adquiriria a Air Europa por 1 bilhão de euros. No entanto, a pandemia de covid-19, a grave crise econômica na Air Europa e as preocupações da União Europeia em relação a uma fusão entre a Iberia e a Air Europa atrasaram a aquisição.

Luis Gallego, CEO do IAG, afirmou que pode levar até um ano e meio para o grupo adquirir a Air Europa. Ele descreveu a compra como "um processo muito complexo, mas que beneficiaria a indústria aérea e aeroportuária espanhola".

As informações são do portal Simple Flying.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Victor Fernandes

Victor Fernandes tem 6060 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS