Artur Luiz Andrade   |   23/11/2022 07:14   |   Atualizada em 23/11/2022 11:01

Latam e Delta Air Lines anunciam voo São Paulo-Los Angeles; saiba mais

É a primeira operação desenhada a quatro mãos, depois da aprovação da joint-venture pelas autoridades

PANROTAS / Emerson Souza
Danillo Barbizan, diretor da Delta Air Lines, e Aline Mafra, diretora da Latam
Danillo Barbizan, diretor da Delta Air Lines, e Aline Mafra, diretora da Latam
O primeiro voo desenhado a quatro mãos por Latam e Delta Air Lines, após a aprovação da joint-venture pelas autoridades americanas foi anunciado hoje pelas companhias: será uma operação entre São Paulo e Los Angeles, três vezes por semana, a partir de julho de 2023, data também do retorno do voo da Latam para Joanesburgo, na África do Sul.

As informações foram dadas em primeira mão pelo jornal Valor Econômico, que teve como porta-vozes os executivos Aline Mafra, da Latam, e Danillo Barbizan, da Delta Air Lines. O voo será operado em aeronave Latam, Boeing 777, para 400 passageiros.

A rota São Paulo-Los Angeles já foi operada pela própria Delta Air Lines, em 2009, e também pela concorrente American Airlines, até 2020, mas ambas foram canceladas por falta de viabilidade financeira. Ao Valor, Barbizan disse que a parceria Latam/Delta e a conectividade em Los Angeles e São Paulo criam um novo cenário para essa rota.

Será o primeiro voo da Latam no Brasil para a Costa Oeste americana, com duração prevista de 12 horas. A empresa já voa para a cidade da Califórnia a partir de Santiago e Lima. Já a Delta tem no aeroporto um importante hub nos Estados Unidos, com conexões para todo o país e também para outros destinos internacionais.

Esta semana, em evento em São Paulo para agentes de viagens e distribuidores, Aline Mafra e o CEO da Latam, Jerome Cadier, comentaram o atual momento da companhia, que acaba de sair de um processo de mais dois anos de recuperação no Chapter 11.

Mafra cravou que a Latam tem mais para crescer em 2023. "Não chegamos no nosso limite, com certeza. Por isso já anunciamos o primeiro novo destino de 2023 e as nossas ambições não param por aí. Claro que temos desafios no mercado, é uma indústria muito castigada pelo impacto da guerra (entre Rússia e Ucrânia), mas a Latam fez a lição de casa e encontrou uma eficiência no custo dela. Então, mesmo com um cenário tão difícil, conseguimos nos posicionar muito forte, especialmente dentro do Brasil", explicou.

Já Cadier aproveitou o momento para destacar a saída do Chapter 11 como uma empresa mais forte, mas com trabalho a ser feito pela frente. "A Latam não é absolutamente nada sem vocês. Espero que a gente possa conversar, bater papo, mas acima de tudo celebrar. Celebrar várias coisas. Por exemplo, a saída da Latam do Chapter 11. A Latam foi a primeira companhia brasileira a entrar em Chapter 11 sem entrar em recuperação judicial, e é a primeira companhia a sair do Chapter 11. Depois de dois anos e meio, nós mostramos a resiliência e a força que esse grupo tem. Quero agradecer a todos pelo apoio durante esse processo. Não sairíamos do Chapter 11 sem o apoio de cada um de vocês (distribuidores). Isso está muito claro para nós", afirmou.

Leia abaixo o comunicado oficial da Delta e da Latam:

"A partir de 1º de julho de 2023, a LATAM será a única companhia aérea a ter voos diretos de São Paulo/GRU para Los Angeles/LAX, um incremento inédito em sua oferta internacional no País desde o início da pandemia de Covid-19. As passagens aéreas já estão disponíveis em todos os canais de venda. A nova rota é também a primeira operação internacional planejada pela Joint Venture LATAM-Delta aprovada em setembro de 2022. Atualmente, a LATAM já opera voos diretos para Los Angeles a partir de Santiago e Lima.

Com duração de 12 horas, o voo direto São Paulo/GRU-Los Angeles/LAX vai reduzir em aproximadamente 4 horas o tempo total de deslocamento entre as duas cidades na comparação com uma viagem com conexão em Santiago ou Lima, por exemplo. A partir de Los Angeles, os clientes LATAM também poderão se conectar rapidamente em voos da Delta para os mais importantes destinos da Costa Oeste norte-americana, como São Francisco, Las Vegas e Seattle. Los Angeles será o quinto destino nos EUA atendido por voo direto da LATAM a partir do Brasil. Atualmente, a companhia já voa diretamente do País para Miami, Orlando, Nova York/JFK e Boston.

“A LATAM passou pela pandemia e saiu do processo de Capítulo 11 muito mais eficiente, com a mais completa malha aérea da região. Agora com a Joint Venture com a Delta, conseguimos maximizar ainda mais a nossa conectividade internacional. São Paulo-Los Angeles é resultado desse planejamento de duas companhias globais que agora pensam juntas em como oferecer aos clientes opções de viagens mais simples e rápidas com as melhores rotas, horários e conexões”, afirma Aline Mafra, diretora de Vendas e Marketing da LATAM Brasil.

“Estamos muito animados e orgulhosos com o que Delta e LATAM já alcançaram rapidamente até aqui. O primeiro anúncio de uma nova rota dentro do nosso acordo de cooperação confirma esse grande momento e traz novos ares ao mercado de aviação comercial, com foco total nos nossos clientes de lazer e corporativo das Américas do Norte e do Sul”, comenta Danillo Barbizan, gerente de Vendas Brasil da Delta Air Lines.

SÃO PAULO-LOS ANGELES: 3 VOOS POR SEMANA EM BOEING 777

O voo São Paulo/GRU-Los Angeles/LAX será operado três vezes por semana em aeronaves Boeing 777, que acomodam até 410 passageiros (38 em cabine Premium Business, 50 em Economy+ e 322 em Economy). Decolará de Guarulhos às 23h05* de segunda-feira, quarta-feira e sexta-feira, com pouso programado em Los Angeles às 7h* do dia seguinte. No sentido inverso, decolará de Los Angeles às 13h de terça-feira, quinta-feira e sábado, com pouso programado em Guarulhos às 5h20* do dia seguinte.

MAIS VOOS ENTRE AMÉRICA DO SUL E EUA

Além de São Paulo (GRU) - Los Angeles (LAX), a Joint Venture entre LATAM e Delta já resulta em outras ampliações de voos entre a América do Sul e os EUA. Isso porque a LATAM ampliará de 3 para 4 voos semanais a operação da rota São Paulo/GRU-Orlando a partir de agosto de 2023, e chegará a operar 5 voos semanais na rota Santiago-Los Angeles/LAX a partir de setembro. Além disso, ampliará voos de Lima para Miami (de 14 para 17 semanais), Nova York/JFK (de 7 para 12 voos semanais) e Los Angeles/LAX (de 7 para 14 voos semanais).

A JOINT VENTURE LATAM-DELTA

A Joint Venture LATAM-Delta permite às companhias aéreas melhorar a experiência de viagem de seus passageiros e clientes de cargas. O acordo vale para o mercado entre a América do Norte e a América do Sul, proporcionando benefícios como acúmulo conjunto de milhas/pontos em programas de passageiro frequente e conexões mais rápidas para acesso a mais de 300 destinos entre os EUA/Canadá e a América do Sul (Brasil, Chile, Colômbia, Paraguai, Peru e Uruguai).

A aliança entre LATAM e Delta teve início em 2019, quando anunciaram seu primeiro acordo para acúmulo/resgate recíproco de milhas/pontos, terminais compartilhados em aeroportos como Nova York/JFK, São Paulo/Guarulhos e Santiago, acesso recíproco a 53 salas VIP Delta Sky Club nos Estados Unidos e 5 salas LATAM na América do Sul, incluindo o novo e exclusivo Delta Sky Club em Los Angeles (LAX) e o novo LATAM Lounge Santiago, no Chile, o maior da América do Sul.

Em 2020, LATAM e Delta iniciaram seu codeshare na América do Sul e, em 2021, expandiram o codeshare para mais de 20 rotas entre os EUA e a América do Sul, além de conexões para uma ampla rede de destinos nacionais e regionais a partir de seus centros de conexão em Atlanta, Nova York e Los Angeles, Santiago, Lima, Bogotá e São Paulo, melhorando a conectividade entre as duas regiões.

Mais benefícios da Joint Venture LATAM-Delta serão anunciados nos próximos meses.

CRESCIMENTO EFICIENTE DA CONECTIVIDADE DA LATAM NO BRASIL

Atualmente, a LATAM lidera o setor aéreo no Brasil. De acordo com os últimos resultados publicados pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), a companhia obteve no terceiro trimestre de 2022 a maior participação de mercado (38,7% do market share de voos domésticos e 21,4% dos voos internacionais), tendo transportado mais de 8 milhões de passageiros no Brasil no período, um crescimento de 53% na comparação com o terceiro trimestre de 2021.

Recentemente, a LATAM também anunciou que em 2023 começará a voar diariamente de Brasília para Lima e iniciará a rota São Paulo/GRU-Joanesburgo com três voos semanais. A companhia tem retomado de forma sustentável os seus voos internacionais no Brasil e já voltou a voar diretamente do País para 21 destinos internacionais (eram 26 antes da pandemia de Covid-19): Assunção, Barcelona, Bogotá, Boston, Buenos Aires/Aeroparque, Buenos Aires/Ezeiza, Cidade do México, Frankfurt, Lima, Lisboa, Londres, Madri, Mendoza, Miami, Milão, Montevidéu, Nova York, Orlando, Paris, Roma e Santiago."




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